O que significa Granuloma
Granuloma é o termo médico usado para se referir a um tipo de inflamação no tecido do organismo humano, em forma de nódulo, formado principalmente como consequência da reação de células imunológicas que tentam eliminar 'agentes estranhos' ao corpo.
O granuloma é formado na tentativa do sistema imunitário do organismo de proteger o corpo, no entanto, devido a resistência do agente ofensor, que é de difícil degradação, as células deixam de fagocitá-lo (ou seja, 'comê-lo'), fazendo com que se acumulem.
Os granulomas - que são popularmente conhecidos como cistos ou tumores - podem ser causados a partir de infecções provenientes das seguintes doenças: tuberculose; hanseníase (lepra); sífilis; histoplasmose; esquistossomose; entre outras.
Também pode ser o sintoma de uma doença não-infecciosa, como: febre reumática e a artrite reumatoide, por exemplo.
Saiba mais sobre o significado da Tuberculose.
Tipos de Granulomas
Existem dois principais tipos de granulomas, com seus respectivos sub-tipos: granuloma de corpo estranho e o granuloma epitelioide (imune).
Basicamente, os granulomas imunes são formados de partes insolúveis de microrganismos invasores. Já os de corpo estranho, como o próprio nome sugere, são formados a partir da tentativa do corpo de expulsar do organismo materiais sintéticos, como suturas e próteses, por exemplo.
Os granulomas também são classificados de acordo com características anatômicas e morfológicas, além da sua etiologia (a causa do progresso) e a patogenia (os mecanismos que originaram esses grânulos).
O granuloma piogênico (também conhecido como 'carne esponjosa') é um dos tipos mais comuns, formado como consequência de uma lesão no tecido, fazendo com que haja uma proliferação de vasos sanguíneos que causam uma lesão tumoral em forma de úlcera.
Tratamento do Granuloma
O aconselhável é procurar aconselhamento médico atempadamente, principalmente devido a diversidade de tipos de granulomas. O tratamento será desenvolvido a partir da descoberta das causas que proporcionaram a formação do granuloma.
No caso do granuloma piogênico, este pode ser tratado com cauterização química ou por eletrocoagulação, quando as lesões são maiores.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário