O que significa Leucemia
Leucemia é uma doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos), um tipo de câncer cuja principal característica é o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, as quais substituem as células sanguíneas normais.
A palavra 'leucemia' vem dos termos gregos leukos = “branco” + haima = “sangue”.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de leucemia, sendo os mais comuns:
- Febre e calafrios;
- Sudorese;
- Fadiga;
- Infecções frequentes;
- Perda de peso e apetite;
- Contusões ou sangramento fáceis;
- Falta de ar;
- Dor óssea e lombar.
Leucemias Agudas
Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
Propaga-se rapidamente no sangue e na medula óssea. A origem das células leucêmicas faz com que a medula óssea produza rapidamente um elevado número de células que não funcionam corretamente e substituem as células normais, na maioria dos casos.
Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA)
Assemelha-se à leucemia mielóide aguda, mas origina-se a partir de um outro grupo de células, os precursores dos linfócitos, denominados blastos.
No caso da LLA, os blastos não se desenvolvem normalmente para se tornarem glóbulos brancos e acabam por ocupar o espaço na medula reservado ás células saudáveis, dificultando assim a criação de novas células.
Tal processo pode provocar uma diminuição nos glóbulos vermelhos do sangue e contribuir para o desenvolvimento de anemia, além de reduzir o número de glóbulos brancos do sangue e enfraquecer o sistema imunológico.
Leucemia Linfoide Aguda da Infância
Caracteriza-se pelo crescimento exacerbado das células progenitoras da medula óssea, um tecido gelatinoso que ocupa a cavidade interna de diversos ossos e é responsável por elementos sanguíneos como hemácias, leucócitos e plaquetas.
Leucemias Crônicas
Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
Este tipo de leucemia crônica evolui mais lentamente que a leucemia aguda. A LLC produz muitos linfócitos subdesenvolvidos e sem função que ocupam o lugar das células saudáveis.
Uma vez que as células cancerígenas continuam se multiplicando, dificultam a eficácia dos linfócitos, o que leva a um enfraquecimento do sistema imunológico.
Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
É um tipo de leucemia que caracteriza-se por produzir grandes quantidades de leucócitos anormais, podendo assim levar a uma diminuição no número de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos normais.
Normalmente apresenta um crescimento lento, com tendência para ocorrer em adultos e idosos, sendo raro o acometimento de crianças.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário