O que significa Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
As pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares de uma investigação científica com o fim de apurar dados e opiniões.
Enquanto a pesquisa quantitativa é estruturada para coletar dados numéricos e estatísticos, a pesquisa qualitativa recolhe informações que descrevem o tópico investigado de maneira mais subjetiva.
A diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa é compreendida principalmente como um método exploratório. É usada para compreender as razões, opiniões e motivações implícitas nas respostas do tópico investigado.
Na prática, a pesquisa qualitativa ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para as pesquisas quantitativas em potencial, servindo como uma compreensão aprofundada dessas análises estatísticas.
Os métodos de coleta de dados qualitativos variam usando técnicas não estruturadas ou semiestruturadas. Alguns métodos comuns incluem grupos focais (discussões em grupo), entrevistas individuais, participação do entrevistado ou apenas observações.
O tamanho da amostra geralmente é pequeno e os entrevistados são selecionados para atender a uma determinada cota.
Já a pesquisa quantitativa é usada para quantificar o problema por meio de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.
É usada, por exemplo, para quantificar atitudes, opiniões, comportamentos e outras variáveis definidas, generalizando os resultados de uma amostra populacional maior. Utiliza dados mensuráveis para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa.
Os métodos de coleta dos dados quantitativos são completamente estruturados e possuem inúmeras formas de pesquisas: on-line, em papel, pesquisas móveis e quiosques, entrevistas presenciais, entrevistas telefônicas, entre outras.
Saiba mais sobre o significado de Pesquisa Qualitativa.
Exemplos da estrutura de uma pesquisa qualitativa e quantitativa
A pesquisa qualitativa tem por objetivo coletar o maior número de informações e detalhes do entrevistado. Por isso, sua estrutura se baseia em perguntas que exigem respostas descritivas e detalhadas, com o intuito de coletar informações específicas e pessoais.
Já a pesquisa quantitativa tem por objetivo coletar informações mais informais ou menos detalhadas, por isso, sua estrutura consiste em perguntas de múltipla escolha, em que o entrevistado responde de forma simples, rápida e direta.
Na maioria dos casos, a pesquisa quantitativa já traz todas as respostas possíveis a serem escolhidas.
As diferenças nos métodos e conceitos das pesquisas qualitativas e quantitativas
Ambas as pesquisas buscam coletar informações para uma investigação, porém, seus métodos e estruturas são diferentes.
Enquanto a pesquisa quantitativa é objetiva e trabalha com dados, números e estatísticas, fornecendo suporte para tirar conclusões gerais da pesquisa, a pesquisa qualitativa coleta informações mais descritivas e subjetivas.
As pesquisas qualitativas são classificadas como menos estruturadas porque buscam se aprofundar no tópico da investigação a fim de obter informações sobre as motivações, pensamentos e atitudes das pessoas.
Em termos simples, os dados quantitativos fornecem os números para provar os amplos pontos gerais da pesquisa, enquanto os dados qualitativos trazem os detalhes e a profundidade para entender suas implicações completas.
No quadro abaixo estão resumidas as principais diferenças entre os conceitos e metodologias utilizados na pesquisa qualitativa e na quantitativa:
Qualitativa | Quantitativa |
---|---|
Focada na compreensão do comportamento humano a partir das perspectivas do informante | Focada em descobrir fatos sobre fenômenos sociais |
Pressupõe que a execução é negociável e dinâmica | Assume que a realidade é fixa e mensurável |
Os dados são coletados por meio de observação de participantes e entrevistas | Os dados são coletados através de um fato mensurável |
Os dados são analisados por temas descritos pelos informantes | Os dados são analisados através de comparações numéricas e inferências estatísticas |
Os resultados são relatados na linguagem do entrevistado | Os resultados são relatados através de análises estatísticas |
Saiba mais sobre o significado de Pesquisa Quantitativa.
Quando usar pesquisas qualitativas X quantitativas?
As organizações e instituições utilizam a pesquisa qualitativa ou quantitativa baseadas em seus objetivos. Ou seja, dependendo do tipo de informação desejada, quem produz ou solicita a pesquisa precisa escolher qual categoria poderá trazer o resultado esperado.
Abaixo estão listados alguns exemplos de quando a pesquisa qualitativa ou quantitativa deve ser utilizada:
- Formulando hipóteses: a pesquisa qualitativa ajuda a reunir informações detalhadas sobre um tópico, podendo ser usada para iniciar a pesquisa com o objetivo de descobrir os problemas ou oportunidades em que as pessoas estão pensando. Essas ideias podem se tornar hipóteses a serem comprovadas por meio de pesquisas quantitativas;
- Validando as hipóteses: a pesquisa quantitativa fornece números para os quais pode-se aplicar a análise estatística para validar as hipóteses, desvendando se o problema é real ou apenas a percepção de alguém. Os fatos concretos obtidos permitirão que as decisões sejam tomadas com base em observações objetivas;
- Encontrando respostas gerais: a pesquisa quantitativa geralmente tem mais respondentes do que a pesquisa qualitativa, porque é mais fácil conduzir uma pesquisa de múltipla escolha do que uma série de entrevistas ou grupos focais. Ou seja, formular perguntas gerais, com respostas simples, rápidas e diretas é potencialmente mais respondido do que perguntas complexas, que exigem respostas detalhadas;
- Incorporando o elemento humano: a pesquisa qualitativa também pode ajudar nos estágios finais do projeto de pesquisa. As citações obtidas através das perguntas abertas podem colocar uma voz humana nos números objetivos e nas tendências dos resultados, dando respostas mais relevantes do que os dados quantitativos dariam.
Veja também o significado de:
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário