O que significa Bonsai
Bonsai é uma árvore em miniatura, cultivada em um vaso ou em pequenos recipientes. É uma expressão artística da natureza, cujo grau de beleza depende do cuidado dispensado por seu cultivador.
Bonsai é uma palavra japonesa que em português significa “plantando em uma bandeja”. São árvores maduras, miniaturizadas através de podas contínuas de galhos e raízes e amarrações com arame.
Um bonsai passa por três estágios de evolução: muda em formação, bonsai em formação (ainda não alcançou a forma pretendida) e por fim o bonsai formado. Em alguns casos, uma muda poderá tornar-se um bonsai em apenas dois ou três anos, embora sejam bonsais em formação. A obtenção de um bonsai pequeno ou médio normalmente varia de três a doze anos.
O bonsai pode ser cultivado em diversos tamanhos, podendo atingir até 1,20 m, e ainda serem consideradas bonsai. Diversas espécies são utilizadas internacionalmente para bonsai, entre elas, a amoreira, azaleias, camélias, fícus, figueira, jasmim, pessegueiro, pinheiro etc. Algumas espécies são cultivadas unicamente no Brasil, entre elas, araçá, ipê-amarelo, jabuticaba, mangueira etc.
História do bonsai
O bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII, quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas e por manter arvores em vasos.
Durante esse período, no Japão, houve uma grande influência da cultura chinesa, com forte expansão do Budismo. Foi nessa época que o gosto por árvores em miniatura começou a ser difundido naquele país.
A partir do século XIII, com a difusão da religião Zen, difundiu-se ainda mais o gosto pelas árvores em miniaturas envasadas. No final do século XVI se iniciaria a prática de trabalhar a forma das árvores. Foi no século XVIII, que o bonsai adquiriu suas características atuais.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário