O que significa Taxa de Natalidade
Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.
A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período. Ao se fazer a divisão da quantidade de nascimentos pela população do período, obtém-se a taxa de natalidade.
Taxa de Natalidade e Taxa de Mortalidade
Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ou vegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo.
Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.
Saiba mais sobre a Taxa de Mortalidade.
Taxa de Natalidade no Brasil
Um dado preocupante em muitos países desenvolvidos é que a taxa de fecundidade se apresenta bastante reduzida, o que aumenta cada vez mais o envelhecimento da população.
No Brasil, ao longo das últimas décadas a taxa de fecundidade vem decrescendo. Em 1970, cada mulher tinha em média 5,8 filhos, em 2013, esse índice caiu para 1,77.
Já a Taxa Bruta de Natalidade por mil habitantes no Brasil, entre 2000 e 2015, é de aproximadamente 14,16, de acordo com dados do IBGE em 2013.
Entre os países que possuem as menores taxas de natalidade no mundo, estão: Japão, Rússia, Suécia, Itália e Alemanha etc. Entre os que apresentam uma maior taxa de natalidade estão: Afeganistão, Angola, Congo, Somália, Sudão etc.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário