O que significa Discernimento
Discernimento é um substantivo masculino que significa o ato de discernir ou fazer uma apreciação em relação a algo. É sinônimo de critério, escolha, reflexão,
Esta palavra tem origem no latim discernere, que significa colocar de parte, dividir ou separar. Discernir é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas.
O discernimento também pode ser classificado como um juízo que é usado para fazer a distinção entre várias coisas.
Uma pessoa com bom discernimento tem perspicácia, astúcia e sagacidade para compreender certas coisas ou para fazer as escolhas acertadas. Ex: Depois do acidente, ele ainda teve o discernimento de fugir antes que o carro explodisse.
Discernimento espiritual
No âmbito da religião, o discernimento espiritual ou discernimento de espíritos, é um dom atribuído por Deus, reconhecido por algumas denominações (principalmente as carismáticas).
O discernimento espiritual capacita a pessoa que tem o dom a identificar os tipos de espíritos que se manifestam em uma determinada situação. Além disso, este dom sobrenatural permite saber se uma pessoa está influenciada por um espírito maligno, mesmo que ele não esteja se manifestando. Na igreja, algumas pessoas também podem gostar de receber atenção, e por isso podem fingir manifestações do Espírito Santo. Nestes casos, uma pessoa com o dom de discernimento espiritual saberá dizer se uma certa atitude vem do Espírito Santo ou da vontade humana.
Discernimento vocacional
No âmbito do catolicismo, a expressão discernimento vocacional consiste em uma forma de um potencial sacerdote da Igreja Católica identificar a sua vocação e escolher o melhor caminho a seguir. Essa pessoa deve ser equilibrada na área emocional, sexual e afetiva, e ser madura tanto intelectual como moralmente. Este tipo de discernimento permite a pessoa em questão saber onde Deus pretende que ele exerça a sua vocação.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário