O que significa Panelaço
Panelaço é o termo adotado para representar uma manifestação popular em que se batem panelas e outros utensílios de metal em forma de protesto. Um panelaço também pode se referir ao aumentativo da palavra 'panela', ou seja, uma panela gigante.
O panelaço como um fenômeno social teve a sua origem no Chile em 1971, para protestar contra o governo de Salvador Allende. Mais tarde, em 2001 ocorreram panelaços na Argentina, que tinham como objetivo pedir o impeachment do presidente Fernando de La Rúa.
Normalmente, os panelaços são manifestações de critica ao governo de uma nação ou localidade, seja por aspectos negativos da economia, política ou segurança, por exemplo. A população, sentindo-se insatisfeita e injustiçada, exige mudanças para o grupo social em que está inserida.
Os panelaços são manifestações previamente organizadas, onde os manifestantes marcam local e hora em que devem se reunir e começar a 'fazer barulho'. As redes sociais, na internet, são o principal meio de comunicação para que as pessoas se articulem nesse tipo de protesto.
No Brasil, os panelaços e 'buzinaços' (manifestação popular com o uso de buzinas) tornaram-se bastante comuns como um modelo de protesto contra a situação política do país. O pedido de impeachment contra a presidenta do Brasil Dilma Rousseff foi um dos principais motivos de uma série de panelaços que ocorreram no país entre 2014 e 2015.
Veja também o significado de Impeachment e Buzinaço.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário