O que significa Wasabi
Wasabi é um condimento típico da culinária japonesa, extraído a partir da planta wasabia japonica, uma espécie de rabanete.
É comum, principalmente no ocidente, a associação do wasabi com a raiz forte, ambos temperos bastante semelhantes, mas com processos de produção distintos.
O wasabi é conhecido por ter o aspecto de uma pasta cremosa verde, com aroma e sabor forte. É utilizado na culinária oriental na preparação de sushis, sashimis, niguiris e demais alimentos que tem como base o peixe cru.
Saiba mais sobre o significado de sushi e sashimi.
Na maioria dos restaurantes especializados em comida japonesa, o wasabi é de origem industrializada (seja em pó ou em pasta).
No Brasil, por exemplo, em muitos lugares é mais viável a utilização da raiz verde, além do wasabi original.
A explicação para esta escolha está na dificuldade e elevado preço do verdadeiro wasabi.
Por ser uma planta rara e com pouca durabilidade (tendo aproximadamente um limite de dois dias para o consumo), torna-se economicamente bastante difícil obter o wasabi natural nos restaurantes ocidentais.
Origem do wasabi
A partir de registros e dicionários antigos, acredita-se que o wasabi começou a ser utilizado para incrementar a culinária japonesa a partir do século XVI.
No entanto, antes de ser usado na culinária, os japoneses já exploravam o wasabi na medicina.
De acordo com nutricionistas, o wasabi possui características anti-inflamatórias, anti-bactericidas e eram utilizadas como antídoto para envenenamentos.
A decisão de experimentar o wasabi na culinária surgiu quando os japoneses descobriram que a planta conseguia disfarçar o forte odor de alguns peixes, além de agir como um bactericida.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário