O que significa Kairós
Kairós é uma palavra de origem grega, que significa 'momento certo' ou 'oportuno', relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo.
A noção de tempo representada pelo termo kairós teria surgido a partir de um personagem da mitologia grega. Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações, e que, ao contrário de seu pai, expressava uma ideia considerada metafórica do tempo, ou seja, não-linear e que não se pode determinar ou medir, uma oportunidade ou mesmo a ocasião certa para determinada coisa.
Pode-se entender que o chamado 'kairós' é um momento oportuno único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega. Em outras palavras, kairós seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto.
Atualmente, no grego moderno, a palavra kairós possui o significado de 'tempo climático', similar ao significado da palavra weather em inglês.
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de 'tempo espiritual' ou 'o tempo de Deus', que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
O chamado 'kairós de Deus' não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: '(...) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia' (2 Pedro 3:8).
Kairós e Cronos
Para a filosofia grega, kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o 'tempo de Deus' (kairós) e o outro o 'tempo dos humanos' (cronos).
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário