Pular para o conteúdo principal

Significado da Esquerda

Significado da Esquerda


Esquerda é o termo usado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo a defesa de interesses de grupos sociais e de igualitarismo.

Do ponto de vista político, quando se diz que uma pessoa é de esquerda significa que esta concorda e compactua com os posicionamentos ideológicos deste espectro político.

O que a esquerda defende?

A ideologia política de esquerda defende que o controle feito Estado, através dos seus governos, é a solução para que exista igualdade entre os cidadãos.

De acordo com essa ideia o Estado deve ser o responsável por controlar o funcionamento de vários setores da sociedade, além de ser responsável por proporcionar educação, saúde, trabalho e outros direitos básicos aos cidadãos.

A ideologia de esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas na sociedade, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.

Os grupos de esquerda também são conhecidos por apoiarem sistemas de reformas sociais, como o socialismo e o comunismo.

Origem da esquerda no cenário político

A origem do termo “esquerda”, como um posicionamento político-ideológico, surgiu durante as Assembleias Constituintes francesas do século XVIII.

Nessas sessões, havia a clara separação entre os grupos burgueses e conservadores, que sentavam do lado direito na Assembleia, por não gostarem da participação dos grupos populares. As pessoas que pertenciam às classes mais humildes, e que eram adeptas do revolucionismo, ficavam do lado esquerdo da sala.

A partir deste cenário, o termo “esquerda” passou a simbolizar o ideal de luta pelos direitos populares e pelos trabalhadores e a “direita” virou sinônimo de conservadorismo e elitismo.

Esquerda e direita atualmente

Com o passar do tempo as definições de esquerda e direita foram se transformando e ganharam novas interpretações. Atualmente a definição de um posicionamento político é mais complexa do que a antiga divisão entre esquerda e direita, porque surgiram variações desses conceitos, de acordo com os pensamentos políticos de cada grupo.

No cenário atual as variações, chamadas de espectro político, podem ir desde a extrema-esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema-direita. Essa classificação também é conhecida como régua ideológica.

Muitas vezes o termo esquerda também é usado para se referir a um grupo partidário que se opõe ao partido político que está no poder.  Nesse sentido, muitas vezes, direita pode ser o nome dado para grupos partidários que apoiam o grupo político que está no governo.

Além disso surgiram outras ramificações dos posicionamentos de esquerda e direita, em diferentes níveis.

Os partidos de esquerda englobam os social-democratas, os socialistas democráticos, os ambientalistas e os progressistas. Os autoritários e igualitários são exemplos de partidos de extrema esquerda.

Já os partidos de direita envolvem os conservadores, os democratas-cristãos, os liberais e os nacionalistas. Os grupos extremistas de direita defendem o ditatorialismo, como o nazismo e o fascismo, por exemplo.

Existem ainda outros grupos políticos específicos dentro da ideologia de esquerda, como a esquerda liberal, que une princípios que pertencem ao Liberalismo com princípios dos movimentos de esquerda.

Descubra mais sobre o significado da Direita.

Diferenças entre esquerda e direita na política

A esquerda defende o igualitarismo, as implantações de políticas públicas e a luta pelos movimentos populares, sociais e de minorias. Já a direita costuma se classificar como defensora de mais liberdade individual, da preservação religiosa e da conservação de antigas tradições. 

Veja algumas diferenças:

.EsquerdaDireita
O que defende?Igualitarismo / luta pelos movimentos sociais e minorias.Liberdade individual / conservação religiosa e das tradições familiares.
FilosofiaLiberal / ProgressistaConservador
Papel do EstadoObrigação de garantir que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais.Individualismo, onde cada indivíduo deve ser responsável por garantir as suas oportunidades.
EconomiaImpostos altos para os ricos / igualdade de renda / investimento do governo em programas sociais.Redução de gastos com os setores públicos / redução de impostos / redução na regulamentação das empresas.
Principais partidos no BrasilPSB, PSOL, PT, PCdoB.PP, DEM, PR, PSC.

'Esquerda caviar' e 'esquerdopata'

'Esquerda caviar' tem origem na expressão francesa gauche caviar. É uma expressão pejorativa que é usada para se referir a uma pessoa que se identifica como de esquerda, mas que vive um estilo de vida classificado como luxuoso e capitalista.

Hoje em dia também é comum usar o termo “esquerdopata” para se referir aos grupos de extrema-esquerda, considerados 'fanáticos' pela ideologia e que fazem uma defesa mais intensa de questões ligadas às mudanças políticas e sociais.

Saiba mais sobre o significado de Capitalismo.

Esquerda no Brasil

No Brasil as lutas de ideologias entre os grupos de esquerda e de direita se intensificaram muito a partir do período da Ditadura Militar.

Nesse período as pessoas que apoiavam a ditadura e o regime militar eram consideradas de direita, enquanto que as pessoas que defendiam o fim do regime ou a implantação do socialismo eram classificados como de esquerda.

Saiba mais sobre o significado do Socialismo e Liberalismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …