Pular para o conteúdo principal

Significado de Arrebatamento

O que significa Arrebatamento


Arrebatamento é o efeito ou ação de arrebatar, ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar. No entanto, existem diversas aplicações diferentes para este termo. A mais comum se refere a um conceito descrito na bíblia cristã, onde os fiéis seriam resgatados por Jesus Cristo antes do derradeiro Apocalipse. 

O arrebatamento pode estar relacionado com a condição do estado de espírito ou humor de um indivíduo, dominado pela alegria, entusiasmo e admiração por algo ou alguém.

Ainda sob o sentido figurado, arrebatamento significa a explosão de outros sentimentos, como a euforia, a fúria, a ira, a raiva repentina e etc.

Exemplo: “Os reféns foram salvos graças ao arrebatamento das armas dos bandidos pelos policiais”.

Normalmente, este termo está relacionado com os estudos da escatologia cristã, referentes ao fim do mundo e ao suposto ressurgimento de Jesus Cristo.

Saiba mais sobre o significado de Escatologia.

Arrebatamento na Bíblia 

De acordo com algumas doutrinas cristãs, o arrebatamento é um conceito que está relacionado com os últimos sete anos que precedem o chamado “Juízo Final”.

A descrição do arrebatamento da igreja está no livro de I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. No entanto, mesmo este conceito sendo descrito na bíblia, nela não está presente a palavra 'arrebatamento' para designá-lo. 

Assim, a ideia do arrebatamento no âmbito da igreja consiste numa interpretação que algumas doutrinas fizeram de determinadas passagens bíblicas. 

Como será o arrebatamento segundo a bíblia?

De acordo com os relatos da bíblia, o arrebatamento será um episódio em que todos os verdadeiros crentes em Deus serão, repentinamente, levados para os céus, no “Reino Celestial”.

Assim como os crentes vivos que foram arrebatados, os que já morreram ressuscitarão e se juntarão aos demais no Paraíso.

Após o arrebatamento, a Terra viverá um período chamado de Grande Tribulação, um momento de caos em que reinará o anticristo, falsos profetas e a Besta (o demônio). A Grande Tribulação, de acordo com a bíblia, durará sete anos.

Ao término do sétimo ano, chegará o Juízo Final e o reino de Deus dominará a Terra por mais mil anos. 

Ver também o significado de Apocalipse

Diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo

Não são todas as doutrinas que adotam a mesma interpretação das passagens bíblicas, portanto é correto afirmar que o arrebatamento é um conceito aceito apenas por algumas vertentes cristãs.

A Igreja Católica, por exemplo, não crê que ocorra um evento como o arrebatamento antes do Apocalipse. Os católicos acreditam na Parúsia, também conhecida como Segunda Vinda de Cristo. 

Este evento seria descrito como a vinda de Jesus Cristo para 'julgar' as pessoas no Juízo Final. Ao contrário do arrebatamento, os fiéis não serão levados previamente ao Paraíso antes da vinda de Cristo, mas esperarão na Terra junto com os demais. 

No entanto, assim como prevê o Arrebatamento, a Segunda Vinda de Cristo também servirá como o momento em que Deus salvará os justos, fazendo com que estes gozem da vida eterna. Por outro lado, todos os ímpios serão condenados a viver sem a presença do Divino, ou seja, no inferno.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…