Pular para o conteúdo principal

Significado de Manifesto

O que significa Manifesto


Manifesto é um gênero textual que consiste numa espécie de declaração formal, persuasiva e pública para a transmissão de opiniões, decisões, intenções e ideias.

Normalmente de cunho político, um manifesto tem como objetivo principal expor determinado ponto de vista publicamente ou mesmo para um indivíduo ou grupo de pessoas.

Na literatura, o manifesto está incluindo no chamado gênero argumentativo, devido a sua natureza de tentar convencer o leitor do discurso narrado através de argumentos.

O manifesto é considerado uma importante ferramenta democrática, pois possibilita que todo o indivíduo possa expressar publicamente o seu ponto de vista sobre determinado situação ou assunto, seja social, político, cultural ou religioso.

Ver também o significado de persuasão.

Características de um manifesto

De acordo com a norma, os manifestos apresentam uma estrutura livre, no entanto devem ter obrigatoriamente algumas características:

  • Título
  • Identificação da problemática
  • Análise da problemática
  • Argumentação dos autores sobre o assunto
  • Apresentação de supostas soluções
  • Local, data e assinatura de todos os manifestantes

A linguagem empregada no manifesto deve ser proporcional ao público-alvo a qual se destina. Porém, deve ser evitado o uso de gírias e palavras de baixo-calão (palavrões).

Manifesto Comunista

Originalmente chamado de “Manifesto do Partido Comunista” (Manifest der Kommunistischen Partei, em alemão), este é um texto criado pelos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848.

Com o Manifesto Comunista, o mundo conheceu os principais ideais do comunismo. O texto critica o modelo e a organização social capitalista, classificando a burguesia como atual classe opressora.

Este manifesto foi escrito durante um período de grandes conflitos entre os principais países europeus, conhecido por Primavera dos Povos ou Revoluções de 1848.

Graças a este movimento, dois importantes direitos foram conquistados: diminuição da jornada de trabalho de doze horas diárias para dez, e o direito do voto universal (no entanto só para os homens).

Saiba mais sobre o significado do Comunismo.

Manifesto Antropofágico

Foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira parte do modernismo literário brasileiro, liderado pelos artistas Oswald de Andrade (1890 – 1954) e Tarsila do Amaral (1886 – 1973).

A primeira publicação do Manifesto Antropofágico foi em 1º de maio de 1928, trazendo consigo a ideia de restruturar a cultura nacional.

A principal proposta do Manifesto Antropofágico era a consolidação de uma arte genuinamente brasileira.

O manifesto abordava a ideia de “antropofagia cultura”, uma metáfora ao ato de “ruminar” e “transfigurar” a arte que chega ao Brasil de outros países, a fim de dotá-la com um caráter nacional.

Descubra mais sobre o significado do Modernismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …