Pular para o conteúdo principal

Significado de Cronos

O que significa Cronos


Cronos ou Chronos é o nome dado para a personificação do tempo, de acordo com a mitologia grega.

Atualmente, cronos é a definição do tempo cronológico e físico, compreendido como os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos, os segundos e etc.

Na mitologia grega, Cronos é considerado o mais novo dos seis poderosos titãs que pertenciam a primeira geração de seres divinos, filho caçula de Urano (representação do céu) e de Gaia (personificação da terra).

Segundo a lenda grega, Urano tinha medo de perder o seu poder para um de seus filhos, por isso, sempre que nascia uma nova criança ele devolvia para o útero de Gaia.

Cansada das atitudes violentas de Urano, Gaia decidiu esconder seu filho mais novo, Cronos, e quando este cresceu, a pedido de sua mãe, atacou o seu pai com uma foice e o castrou. A partir do sangue de Urano nasceram os Gigantes, as Eríneas e as Melíadas. Do esperma de Urano, surgiu Afrodite, a deusa do amor para os gregos.

Saiba mais sobre o significado de Afrodite.

Cronos passou a governar, assumindo como esposa a sua irmã Réia, com quem teve seis filhos, conhecidos por Crónidas: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

O reinado de Cronos ficou conhecido como a “Idade de Ouro” da humanidade (que tinha acabado de surgir), um tempo de muita prosperidade e paz.

Além de ser o “pai do tempo”, Cronos também era venerado como uma divindade relacionada a agricultura, principalmente na mitologia pré-helênica.

No entanto, Cronos vivia preocupado com uma antiga maldição lançada por Urano antes deste ser destronado: um dos seus filhos conseguiria tomar o poder e lançá-lo para o esquecimento no mundo subterrâneo. Para evitar que a profecia se cumprisse, Cronos devorava todos os filhos que nasciam.

Mas, assim como aconteceu com Gaia, Réia escondeu o último filho de Cronos – Zeus – e entregou para o Titã uma rocha, que foi engolida sem com que ele percebesse que não se tratava de uma criança.

Zeus cresceu numa caverna em Creta, sob a proteção de ninfas e de sua mãe, Réia. Quando estava pronto, Zeus aliou forças com Métis (filha do titã Oceano) e fizeram Cronos regurgitar todos os filhos que havia devorado.

Zeus e seus irmãos conseguiram derrotar Cronos, após uma guerra que durou dez anos – conhecida como “Titanomaquia”. O titã foi expulso para o Tártaro, uma região de grande caos e tormento, e Zeus e os demais deuses ganharam o dom da imortalidade ao derrotarem Cronos, já que este era tido como o “senhor do tempo”.

Existem diversas versões sobre a lenda de Cronos, sendo esta uma das mais divulgadas pela mitologia grega.

Normalmente, Cronos é representado como a figura de um homem velho que carrega uma grande foice, e representa a passagem entre os antigos deuses gregos (os Titãs e Ciclopes) para os deuses olímpicos, que passaram a habitar o famoso Monte Olimpo.

Para os gregos, chronos era o nome atribuído ao “tempo dos homens”, ou seja, o tempo físico, que é cronológico e que segue uma ordem.

Existiam ainda outros dois conceitos diferentes de tempo para os gregos: o Kairós e o Aeon.

Na mitologia romana, Cronos é representado por Saturno.

Ver também o significado de Kairós e Aeon.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …