Pular para o conteúdo principal

Significado de Astrologia

O que significa Astrologia


Astrologia é uma pseudociência que estuda os corpos celestes e as prováveis relações que possuem com a vida das pessoas e os acontecimentos na Terra.

A raiz etimológica desta palavra se originou a partir da junção dos termos gregos astron, que significa “estrela” ou “astros”, e logos, que quer dizer “estudo”. Assim sendo, a astrologia seria inicialmente conhecida como o “estudo das estrelas”.

Os astrólogos – indivíduos que praticam a astrologia – utilizam informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes para supostamente prever o futuro ou traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas.

Para isso, os astrólogos possuem uma série de métodos que estão intrinsecamente relacionados com doutrinas, filosofias e religiões, principalmente às ligadas ao espiritismo e feitiçaria.

Algumas teorias sugerem que a astrologia teria surgido por volta do terceiro milênio antes de Cristo.

Cada cultura e civilização desenvolveu a sua própria astrologia, ou seja, um modelo particular de interpretação dos astros e estrelas como influência direta (e indireta) na vida dos seres vivos na Terra.

A astrologia chinesa, asteca e indiana são algumas das mais conhecidas, além da tradicional astrologia ocidental. 

Porém, a partir de um estudo mais aprofundado, surgiram diversas ramificações da astrologia, como a astrologia transpessoal ou astrologia psicológica, por exemplo.

Signos e horóscopo

Uma das principais ferramentas da astrologia são os horóscopos, uma espécie de guia e oráculo, que supostamente prevê acontecimentos importantes na vida dos indivíduos.

Os horóscopos são baseados nos doze signos do zodíaco, de acordo com a astrologia ocidental: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Neste caso, cada signo remete a um período aproximado de trinta dias no calendário. Os signos são atribuídos as pessoas conforme a data de nascimento.

Por exemplo, a pessoa que nasce no dia 4 de maio é do signo de Touro, pois o período de tempo determinado para este signo é de 21 de abril a 21 de maio, segundo a astrologia.

Cada signo do zodíaco é baseado em uma constelação, que podem ser observadas da Terra a olho nu durante o céu noturno.

Descubra mais sobre o significado do Zodíaco.

Mapa astral

Um mapa astral é o nome dado para o estudo detalhado sobre as condições e posições de todos os corpos celestes no momento do nascimento de uma pessoa.

A partir da construção deste mapa astral inicial é possível observar as trajetórias de cada planeta e constelação ao longo da vida da pessoa.

Devido ao fato de cada corpo celeste ser dotado de um “poder”, personalidade ou interpretação diferente, a analise destes dados em conjunto com algumas informações sobre determinado indivíduo, ajudaria a responder questões sobre o seu futuro, a sua personalidade e também a optar pelas melhores decisões ao longo de sua vida.

Em outras palavras, para os adeptos da astrologia, o mapa astral seria nada mais do que um “mapa da vida”.

Astrologia e Astronomia

Muitas pessoas confundem, erroneamente, as definições de astrologia e astronomia.

Até meados do século XVII a astrologia e astronomia ainda não possuíam uma separação clara.

No entanto, a partir do século XVIII, com o advento da Idade Moderna, a astrologia passou a desaparecer dos discursos universitários, dando espaço apenas para a astronomia como uma verdadeira ciência.

Em suma, a astronomia consiste na ciência que estuda todos os corpos celestes no Universo.

Saiba mais sobre o significado de Astronomia

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …