Pular para o conteúdo principal

Significado de Universidade

O que significa Universidade


Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica.

As universidades oferecem atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas diversas áreas do saber.  Uma universidade deverá desenvolver, no mínimo, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade.

A criação de universidades federais se dá por iniciativa do Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhada ao Congresso Nacional. Enquanto as universidades privadas são criadas a partir de outras instituições já existentes como faculdades ou centros universitários e que atendam ao disposto na legislação pertinente

O corpo docente de uma universidade deve ser composto de no mínimo um terço de mestres e doutores. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência terá que passar para os alunos.

Outros professores são contratados para ministrar poucas aulas, e normalmente tem menos tempo para atender os alunos, desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

De acordo com o decreto nº 5773/06 as instituições de educação superior são credenciadas como universidades, centros universitários e faculdades, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas.

Centro Universitário

Os centros universitários, da mesma forma que as universidades, têm graduação em várias áreas do conhecimento autonomia para criar outros cursos no ensino superior. Em geral são menores do que as universidades e Têm menor exigência com relação aos programas de pós-graduação. Devem ter no mínimo um terço do corpo docente com mestrado e doutorado, ter, no mínimo, um terço dos professores contratados em regime de tempo integral.

Faculdade

As faculdades de ensino superior, diferente das universidades, atuam com um número reduzido de áreas de conhecimento. Muitas vezes são especializadas e oferecem apenas corsos em determina área, como por exemplos, saúde ou educação ou economia etc. O corpo docente de uma faculdade tem de ter, o mínimo, pós-graduação lato sensu.

Universidade corporativa

A universidade corporativa é uma instituição de ensino técnico e superior custeada por empresas e voltada para o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores, clientes e fornecedores da organização.

A necessidade de constante desenvolvimento do ser humano dentro da empresa, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação, com o objetivo de acompanhar as mudanças de mercado fez surgir a criação de suas próprias universidades, buscando metas e resultados estratégicos para o desenvolvimento da organização.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados