Pular para o conteúdo principal

5 Exemplos de senso comum

5 Exemplos de senso comum


O senso comum reflete o modo de pensar da maioria das pessoas, com noções que são admitidas pelos indivíduos através de suas vivências no cotidiano. Ele descreve as crenças e proposições que aparecem no cotidiano, sem se preocupar com uma investigação detalhada para atingir seu real significado.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

1. Chá de boldo cura problemas no fígado

Quando uma pessoa reclama de dores no fígado, é comum alguém dizer que ela pode tomar um chá de boldo que logo a dor vai passar.

Esta é uma receita usada pelos mais antigos e que foi repassada de geração em geração, sem que as pessoas soubessem de fato o princípio ativo do boldo e seu efeito nas doenças hepáticas.

Este pensamento está diretamente relacionado com o conhecimento empírico, que é aquele que é baseado em experiências e que é transmitido de geração em geração.

Saiba mais sobre o Conhecimento empírico.

2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino

Diferente do conhecimento crítico, o conhecimento empírico, usado no senso comum, não se baseia em métodos ou conclusões científicas, mas sim no modo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

Esse pensamento justifica o fato das pessoas pensarem que quando alguém não está com o intestino funcionando corretamente, o fato de comer ameixa ou mamão, faz com que ele volte ao seu normal. 

Isto ocorre pelo princípio ativo destas frutas terem uma função laxativa, ou seja, que ajuda a regular o intestino. Esta também é uma vivência que nossos antepassados tiveram na vida e foram repassando para as próximas gerações.

3. Cortar o cabelo na lua crescente

Esta também é uma experiência vivida pelos mais antigos, que afirmam que ao cortar o cabelo no período da lua crescente, ele cresce mais rápido e mais bonito também.

Não existe nenhuma comprovação científica que comprove que o crescimento dos cabelos está relacionado com o período da lua, entretanto, as gerações mais antigas fazem uso deste saber na hora de decidirem ou não cortar o cabelo.

Todos estes exemplos são baseados no senso comum, pois existe a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e acaba-se por realizar aquela ação sem nem pensar se aquilo de fato traz algum resultado.

4. Gato preto dá azar

Outro exemplo de senso comum é o de que ver um gato preto, sobretudo nas sextas-feiras 13, dá azar. Muitos acreditam que gatos pretos trazem mal agouro a quem cruza com eles em seu caminho.

Esta é uma história que muitos assimilam porque seus antecessores lhe contaram algum caso onde cruzaram com um gato preto e tiveram algum episódio de azar. Entretanto, não há nada que comprove que gatos pretos podem, de fato, trazer azar para alguém.

5. Lançar o dente de leite para cima do telhado

Na infância, quando estamos na fase de trocar os dentes de leite para os dentes normais, é comum nossos pais e avós dizerem que, quando o dente de leite cai, é preciso lançá-lo para cima do telhado para que o novo dente nasça mais rápido.

Esta é mais uma das formas como podemos compreender as coisas através do convívio social, a partir do senso comum, pois não tem nada que comprove cientificamente que o fato de lançar o dente que caiu para cima do telhado, vá ajudar que nasça um novo dente mais rápido e sadio. Este é um princípio que está baseado na herança cultural de determinado grupo. 

Este é um conhecimento empírico que nossos pais e avós aprenderam com as experiências adquiridas no decorrer de suas vidas, e nos repassaram como forma de propagar este saber.

Saiba mais sobre o Senso Comum e o Senso Crítico.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados