Pular para o conteúdo principal

Significado de Machine learning

O que significa Machine learning


Machine learning é uma área da ciência da computação que significa ¨aprendizado da máquina¨.

Faz parte do conceito de inteligência artificial, que estuda meios para que máquinas posam fazer tarefas que seriam executadas por pessoas.

É uma programação usada nos computadores, formada por regras previamente definidas que permitem que os computadores tomem decisões com base nos dados prévios e em dados usados pelo usuário.

De acordo com programações feitas o computador tem habilidade para tomar decisões que podem resolver problemas ou impulsionar publicações na internet, por exemplo.

Como funciona o machine learning?

A base do funcionamento são os algoritmos, que são sequências definidas e compostas por informações e instruções que vão ser seguidas pelo computador. 

Essas sequências permitem que os computadores tomem uma decisão de acordo com a situação e com as informações que foram inseridas nele.

É o algoritmo que carrega as informações sobre como devem ser feitos determinados procedimentos e operações ou sobre como uma ação deve ser executada.

Existem vários tipos de aplicação e de linguagens de programação para o uso dos algoritmos. Elas variam de acordo com a necessidade que vai ser atendida ou com o objetivo do algoritmo criado.

Tipos de machine learning

Existem dois tipos principais de aprendizado da máquina: a aprendizagem supervisionada e a aprendizagem não supervisionada.

Aprendizagem supervisionada

Na aprendizagem supervisionada existe um conjunto prévio de dados inseridos na máquina e as sugestões que serão dadas ao usuário devem ser parecidas com os dados registrados.

Basicamente as informações são usadas para prever um resultado esperado pelo usuário ou para fazer a classificação de elementos usados.

Exemplo: uma fotografia é colocada no navegador de internet, que faz uma busca para encontrar a informação sobre a origem da imagem ou outras imagens parecidas.

Aprendizagem não supervisionada

Na aprendizagem não supervisionada não existe um resultado específico esperado, ou seja, não é possível prever os resultados do cruzamento das informações.

Nesse tipo de aprendizagem os dados são agrupados e os resultados mudam de acordo com as variáveis.

Exemplo: em um motor de busca de uma biblioteca é possível conseguir resultados variados. A alteração dos resultados depende do tipo de busca feita e das variáveis que são usadas, como nome do livro, nome do autor ou data de publicação.

Veja também o significado da Inteligência artificial.

Para que serve o machine learning?

O machine learning pode ser usado para muitas funções. Uma das mais usadas hoje em dia é nas mídias sociais, na pesquisa na internet e no marketing digital.

Por exemplo: os algoritmos de machine learning são usados para fazer sugestões a um usuário da internet. São usados em sites de comércio virtual, redes sociais, jogos, plataformas de armazenamento de vídeos e aplicativos de reprodução de música.

Nesse caso o algoritmo usa os dados das suas sequências e os dados de histórico de navegação na internet para fazer novas sugestões ao usuário. As preferências do usuário durante a navegação e o compartilhamento de dados são usados para fazer a sugestão de programas ou serviços que sejam parecidos.

Esses são usos mais comuns, mas os conhecimentos do machine learning também podem ser aplicados para muitas outras situações, como:

  • pesquisas na internet,
  • coleta e análise de dados,
  • rastreamento de mensagens de spam,
  • organização e classificação de informações,
  • busca de fraudes na internet.

Diferença entre machine learning e deep learning

Tanto o machine learning quanto o deep learning são formas de uso inteligência artificial. Mas existe diferença entre eles porque o deep learning (que significa aprendizado profundo) tem características mais parecidas com a capacidade de aprendizado do ser humano. 

O deep learning também usa a previsão de resultados a partir de dados já estabelecidos. A diferença é que isso acontece com mais precisão, mais parecido com o que acontece no cérebro de uma pessoa porque o computador consegue adaptar a informação com mais flexibilidade.

Isso acontece porque no deep learning é criada uma rede neural artificial, que que o funcionamento parecido com a rede de neurônios do cérebro humano.

É essa rede que faz com que o funcionamento da máquina tenha muitas semelhanças com o funcionamento do cérebro e consiga de aprender e interpretar informações.

Veja também os significados de SoftwareBitcoin.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …