Significado das 5 forças de Porter
As cinco forças de Porter é um modelo de análise de competição entre empresas. Foi criado em 1979 pelo professor Michael Porter e é muito usado na administração de empresas e em estratégias de marketing.
As 5 forças são os elementos de competição que devem ser analisados para decidir qual a estratégia empresarial é mais eficiente diante da concorrência.
De acordo com Porter, as 5 forças devem ser analisadas em conjunto com as regras de concorrência do mercado.
Para usar a ferramenta é preciso analisar os aspectos (forças). As 5 forças competitivas, também chamadas de Matriz de Porter, são as seguintes:
1. Rivalidade entre concorrentes
Análise e localização de outras empresas que podem ser concorrentes por oferecerem o mesmo produto ou serviço. É preciso saber se a concorrência é direta, se as outras marcas são consolidadas no mercado e quais são as vantagens que elas oferecem para o cliente.
2. Ameaça de produtos substitutos
Identificação de produtos oferecidos por outras empresas que tenham a mesma função ou resolvam o mesmo problema. Deve-se verificar se o produto oferecido pelo concorrente tem mais benefícios em relação ao que é oferecido pela empresa.
3. Ameaça de novos concorrentes
Identificação das possibilidades e atitudes que sejam capazes de evitar o surgimento de novos concorrentes. Por exemplo: criação de uma marca forte no mercado e assinatura de contratos de exclusividade com os clientes.
4. Poder de negociação dos fornecedores
Verificar quais são os melhores fornecedores e priorizar que os escolhidos não sejam os únicos fornecedores disponíveis. Essa medida serve para evitar que eles tenham em suas mãos o poder de decisão sobre preços e prazos de entrega.
5. Poder de negociação dos clientes
Análise da força do cliente na negociação antes de decidir pelo produto. É importante levar em conta as outras ofertas existentes no mercado e o poder de alcance da internet e do comércio virtual.
O poder de negociação também é chamado de Poder de Barganha.
Para tirar melhor proveito da ferramenta é preciso que a empresa avalie constantemente as forças de Porter para tomar as melhores decisões estratégicas.
A partir das decisões tomadas com base nos resultados analisados é preciso evitar a chegada de novos produtos ou empresas concorrentes, ao mesmo tempo que se fideliza o cliente.
Michael Porter também criou o modelo da Cadeia de Valor.
Fonte: Significados
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