Pular para o conteúdo principal

Significado de Anarquia

O que significa Anarquia


Anarquia é uma teoria política que rejeita a existência de um governo. Trata-se de uma ideologia que não é a favor de nenhum tipo de hierarquia ou dominação imposta.

Ao contrário do que muitos pensam, no contexto político a palavra anarquia nada tem a ver com desordem e confusão.

O conceito de anarquia defende que a sociedade tenha sim uma organização social, porém, considera que ela não deva ser imposta e sim acordada entre os cidadãos. Não deve haver, por exemplo, uma divisão por classes sociais e nem o domínio de um grupo sobre outro.

A ideia central da anarquia é a de que sem a opressão do autoritarismo, a sociedade passaria a ser mais fraterna e igualitária, como resultado do esforço de cada cidadão.

O diferença entre anarquismo e anarquia é muito sutil. Enquanto a anarquia é a teoria, a ideia, o conceito, o anarquismo é o sistema político que os aplica.

Símbolos da Anarquia

Os principais símbolos dessa teoria política são uma bandeira preta e um 'A' com um círculo em volta. Dos dois símbolos, o mais conhecido é o 'A', que representa a palavra 'anarquia', e o círculo (que na verdade é a letra 'O') e representa a palavra 'ordem'. Sendo assim, a mensagem do símbolo é 'Anarquia é ordem'.

O preto uniforme da bandeira representa a negação a toda e qualquer forma de opressão. Essa cor foi adotada em oposição às bandeiras dos Estados, que costumam ser coloridas.

         símbolo_anarquia_A_com_círculo

Símbolo Anarquia é ordem

anarquia_bandeira_pretaBandeira da Anarquia

Anarquismo

O anarquismo é o sistema político que defende a anarquia e que, consequentemente, é a favor da liberdade individual. Esse sistema opõe-se a toda e qualquer forma de domínio ou autoritarismo.

Não há um consenso entre os historiadores sobre a origem do anarquismo. No entanto, considera-se que William Godwin tenha sido uma das primeiras pessoas a divulgar ideias anarquistas, através de uma proposta de transformação na forma organizacional da sociedade.

Veja algumas das principais ideias do anarquismo:

  • defende o fim do Estado
  • é totalmente contra o capitalismo
  • é a favor de uma organização social que dispense o Estado
  • defende a criação de instituições formadas pelo livre acordo entre cidadãos

Veja mais sobre capitalismo.

Relação entre Anarquismo, Comunismo e Socialismo

Anarquismo, comunismo e socialismo são ideologias políticas distintas, mas têm uma característica em comum: são contra o principal objetivo do capitalismo.

O capitalismo consiste no lucro e no acúmulo de riqueza (através do trabalho majoritariamente proletariado) visando a centralização de tais conquistas nas mãos dos donos das empresas.

A principal diferença entre a filosofia anarquista e as filosofias comunista e capitalista é que o comunismo e o socialismo buscam alterar o Estado em prol de uma realidade mais justa e equilibrada para o proletariado, para que ele também possa ter algum poder no processo laboral e para que as propriedades sejam coletivas.

Já o anarquismo pretende que o Estado seja completamente abolido por entender que qualquer forma de Estado equivaleria a autoritarismo e opressão.

Saiba mais sobre anarquismocomunismo , socialismo e características do comunismo.

Principais Teóricos da Anarquia

Apesar de William Godwin e Gerard Winstanley serem considerados os primeiros a terem abordado a filosofia anarquista (séculos XVII e XVIII), foi em meados do século XIX que a anarquia teve seu maior destaque.

Isso aconteceu devido à expressão de quatro teóricos que reproduziram através da forma escrita, ideias que circulavam entre os trabalhadores. São eles Max Stirner, Pierre-Joseph Proudhon, Michael Bakunin e Peter Kropotkin.

Conheça algumas características de uma pessoa anarquista

A anarquia é de direita ou de esquerda na política?

No contexto político, os termos direita e esquerda surgiram no período da Revolução Francesa. Nessa época, os mais radicais se sentavam na tribuna da esquerda e os mais conservadores, na tribuna da direita.

Tendo em conta que a anarquia é contra toda e qualquer forma de Estado, fica excluída qualquer possibilidade de posicioná-la em uma das ideologias políticas referidas acima.

Tanto a direita quanto a esquerda são representadas por partidos que assumem o poder e o controle do Estado, ideia essa totalmente contrária ao conceito de anarquia.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …