Pular para o conteúdo principal

Significado de Exemplos de Movimentos Sociais

O que significa Exemplos de Movimentos Sociais


Os movimentos sociais são ações coletivas de um grupo de indivíduos que defende e luta por alguma causa ou por um objetivo em comum, seja para transformar ou buscar a manutenção de algo dentro de uma sociedade.

Essa ação tem uma demanda política ou social, podendo ser contra ou a favor do Estado. Independente de qual seja o movimento, ele sempre tem uma pauta, ou seja, um propósito para defender.

A origem dos movimentos sociais

Os movimentos sociais surgiram como consequência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, ainda no século XIX.

Com o aumento do desemprego, das baixas condições salariais e da marginalização, grupos de operários passaram a reivindicar direitos trabalhistas. Os movimentos sociais da época eram então compreendidos como o proletariado contra a burguesia

Porém, após a segunda metade do século XX, os ditos 'novos movimentos sociais' passaram a surgir para reivindicar modelos diferentes de mudanças sociais.

As características dos movimentos sociais

Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. 

Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobore para uma causa é considerado um movimento social ao se manifestar através de suas pautas. Porém, os movimentos sociais podem ser caracterizados em maneiras diferentes:  

  • Movimento de transformação: são criados para modificar algum aspecto político ou social através de reivindicações;  
  • Movimento de conservação: esse tipo de movimento social surge para manter algum aspecto político ou social;
  • Movimentos tradicionais: ocorridos principalmente no séculos XIX, após a Revolução Industrial, esses movimentos possuem temas voltados para classes sociais, com uma grande luta entre o proletariado e a burguesia;; 
  • Movimentos novos: são aqueles que têm em sua luta questões de classes, porém sua maior pauta é de cunho identitário, ou seja, são minorias que pedem representatividade e voz dentro da sociedade; 
  • O movimento conjuntural: são aqueles que aparecem em uma conjuntura. É um movimento que se organiza e se estrutura de acordo com uma demanda instantânea, em uma situação específica;
  • Um movimento estrutural: é aquele que tem demandas e objetivos que serão conquistados em longo prazo. Ou seja, demanda uma alteração completa na estrutura social. Um exemplo de movimento estrutural é o movimento negro, contra o racismo.  

Exemplos de Movimentos Sociais

Os movimentos sociais podem acontecer em território local, nacional ou até mesmo global. Abaixo estão listados alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo. 

Movimento Feminista 

O movimento feminista, também conhecido como o movimento pelo direito das mulheres, é um movimento social estrutural que teve seu início no período da Revolução Francesa.

Os movimentos feministas da primeira onda do século XIX e início do século XX se concentravam nos direitos legais das mulheres, especialmente o direito de voto.

Nos anos 1960 e 1970, a segunda onda feminista, surgida nos Estados Unidos, buscava direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres e a maior liberdade pessoal para as mulheres. 

Essa segunda onda tocou em todas as áreas da vida pessoal e social das mulheres - incluindo política, trabalho, família e sexualidade.

O ativismo organizado por e em nome das mulheres continua até os dias atuais, se espalhando em território global. Seu maior objetivo é acabar com a desigualdade entre os gêneros. 

marchadasvadiasMovimento feminista intitulado como 'Marcha das Vadias', em 2012. 

Movimento Negro 

O movimento Negro, também conhecido como o movimento dos direitos civis americanos, foi um movimento de protesto em massa contra a segregação racial e a discriminação no sul dos Estados Unidos, que ganhou proeminência nacional na década de 1950.

Esse movimento teve suas raízes nos escravos africanos e seus descendentes, e tinha por objetivo resistir e combater à opressão racial e abolir a instituição da escravidão. Assim, alcançaram um importante avanço na legislação de direitos iguais para afro-americanos.

Por meio de protestos não-violentos, o movimento dos direitos civis dos anos 1950 e 1960 quebrou o padrão de instalações públicas que promoviam a segregação por “raça” no Sul dos Estados Unidos. 

Embora a aprovação da legislação dos direitos civis tenha sido vitoriosa para o movimento, militantes negros começaram a entender a sua luta como um movimento de liberdade.

Por isso, não buscavam apenas reformas dos direitos civis, mas enfrentavam a duradoura crise econômica, política e social, e as consequências culturais da opressão racial do passado.

martin_luterkingMartin Luther King, um dos principais ativistas do movimento negro nos Estados Unidos, durante seu discurso 'Eu tenho um sonho', em 28 de agosto de 1963. 

Veja também Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo

Movimento Estudantil 

O ativismo estudantil é o caminho utilizado por alunos em prol de mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais. Embora muitas vezes focados nas escolas e universidades, grupos de estudantes sempre influenciaram grandes eventos políticos.

Embora o ativismo estudantil seja constantemente associado à política de esquerda, os movimentos estudantis de direita não são incomuns. Grandes grupos de estudantes lutaram contra o apartheid na África do Sul, por exemplo.

O ativismo estudantil em nível universitário é quase tão antigo quanto a própria universidade. Estudantes em Paris e Bolonha organizaram ações coletivas no início do século XIII, principalmente sobre questões da própria cidade.

Nos Estados Unidos, a inquietação estudantil adquiriu conotações políticas durante a Revolução Americana (1765 - 1783). No final do século XIX, muitos estudantes americanos abraçaram as novas teorias do socialismo e do comunismo e passaram a colocar estes postulados em seus movimentos. 

Já no Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.

Os estudantes brasileiros fizeram parte de grandes manifestações contra o sistema e decisões políticas. Uma das mais famosas foi a manifestação conhecida como Caras-pintadas, em 1992. Um grande movimento estudantil que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor. 

Os estudantes e movimentos estudantis brasileiros têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes). 

carapintadaMovimento estudantil no Brasil: Caras-pintadas, em 1992. 

Movimento Operário (ou trabalhista)

No século XIX houve um grande aumento no número de desemprego e da marginalização social, um conjunto de consequências da então Revolução Industrial. 

Foi nesse contexto da precarização das condições trabalhistas, que surgiram os primeiros movimentos sociais dos operários. 

Neste período, os principais movimentos foram: 

  • Ludismo ou Movimento Ludista: por acreditarem que as máquinas estavam tirando o emprego dos homens, os trabalhadores criaram o movimento ludista, uma destruição em massa das máquinas. Esse movimento demonstrava descontentamento dos operários com as máquinas, que passaram a substituir boa parte dos trabalhos manuais;
  • Cartismo: conhecido também como 'Carta do Povo', o cartismo tem sua origem na Inglaterra. Seu objetivo foi reivindicar um espaço político no Estado para os interesses dos trabalhadores, além do aumento salarial e boas condições de trabalho;
  • Sindicalismo: o maior objetivo desse movimento era demonstrar que os sindicatos deveriam defender e governar os direitos dos trabalhadores frente ao poder político. Esse movimento durou do século XIX até o século XX. 

Para reivindicar seus interesses e direitos, os trabalhadores se manifestavam por meio de greves. Esse episódio foi muito comum no século XIX, nas classes operárias de grandes fábricas. 

Movimento Ambientalista

Também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Verde, esse movimento está caracterizado nos chamados 'novos movimentos sociais' e compõe diferentes correntes em prol da defesa do meio ambiente

Sua maior reivindicação é a proteção ambiental para promover uma vida sustentável e de qualidade. 

Em 1970 o ambientalismo se disseminou rapidamente pelo mundo inteiro, fazendo surgir inúmeros grupos influentes como o Movimento Chipko na Índia e o Greenpeace, fundado no Canadá em 1971.

A partir da década de 1980 o ambientalismo se multiplicou e consagrou a importância da educação ambiental para uma mudança geral de hábitos. Além de lutar contra os desafios ambientais já bem conhecidos, como:

  • poluição;
  • uso intensivo de agrotóxico;
  • desmatamento;
  • a perda da biodiversidade;
  • a caça excessiva e o comercio ilícito de espécies selvagens;
  • urbanização descontrolada;
  • esgotamento dos recursos hídricos;
  • manipulação genética, aquecimento global. 

movimentoambientalistaMarcha em favor da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, realizada em Brasília, no ano de 2011.

Veja também as 7 formas de ajudar a preservar o meio ambiente.

Movimento LGBTQIA+

O movimento social LGBTQIA+ (sigla que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual e mais) surgiu na Europa, ainda no século XX. 

No Brasil, o movimento nasceu no final de 1970, predominantemente formado por homens homossexuais. Em sua pauta, o movimento luta pelos direitos civis que defende a igualdade de direitos para toda a comunidade LGBT.

Alguns dos principais objetivos do movimento são:

  • Eliminação das leis que proíbem atos homossexuais entre adultos que consentiram;
  • Luta contra a homofobia e violência contra homossexuais;
  • Fim da discriminação contra gays e lésbicas no emprego;
  • Liberação de empréstimos de crédito, habitação, acomodações públicas e outras áreas da vida que são proibidas em diversos países;
  • Criminalização da homofobia. 

lgbtParada do Orgulho LGBT em São Paulo, uma das maiores do mundo. 

Veja também Os 10 momentos mais importantes no combate a homofobia

Os movimentos sociais no Brasil 

No início do século XX no Brasil, os movimentos sociais eram ligados à área rural, já que a maior parte da população habitava nessas zonas.

Um dos maiores exemplos de movimentos sociais desse período foi a Balaiada, uma revolta popular que ocorreu no Maranhão, em 1838, em uma luta dos trabalhadores rurais e escravos contra os grandes proprietários de terras. 

Com o início dos anos 1960, ocorreram os grandes movimentos sociais populares contra a opressão ao regime militar, logo após a implementação do AI-5, em 1968.

Neste período, os militares combatiam seus oponentes com exílio, tortura e censura. Assim, a ditadura militar passou a exercer uma pressão organizada sobre os movimentos trabalhistas e estudantis. 

É nesse momento que surgem os movimentos operários e estudantis, em luta por liberdade e direito político, contra o regime militar.

Nesse mesmo período, com o Brasil ainda sob o comando dos militares, surgiu um dos movimentos mais importantes: as Diretas Já, que reivindicaram a volta do voto direto e democrático. 

Nos anos 1990, com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, aconteceram outras formas de organização e de manifestação popular.

Os movimentos sociais passaram a ser mais estruturados, com fóruns nacionais.Um grande exemplo são o fórum da luta pela moradia, fórum da reforma urbana e o fórum da reforma agrária. 

Foi neste momento em que o Brasil presenciou a eclosão do Movimento Sem Terra, conhecido como MST, além do movimento dos desempregados.

Além de alguns movimentos da economia informal, como o Movimento dos Perueiros e o Movimento dos Camelôs, que tinham por objetivo informar e reivindicar direitos trabalhistas. 

mst

Em 1992 houve um grande cenário de corrupção política no Poder Executivo, marcado também pelo turbulento governo do ex-presidente Fernando Collor.

Esse momento foi marcado pelo movimento estudantil denominado Caras-pintadas, onde ocorreu o impeachment do presidente através de um processo legal.  

Saiba mais sobre a história da ditadura militar no Brasil

O maior movimento social do Brasil

Em junho de 2013, ocorreu o maior movimento social do Brasil desde as Diretas Já, que levou de 1 milhão pessoas para as ruas de várias cidades dentro e fora do Brasil. Foi um movimento apartidário, com cunho social. 

2013Movimento social de junho de 2013, em Brasília, no Congresso Nacional. 

O Movimento do Passe Livre (MPL) tinha por reivindicação inicial a revogação do aumento das tarifas de transporte público. Porém, esse foi apenas o primeiro ponto de inúmeros que apareceram na pauta desse movimento.   

Outros pontos importantes requeridos nesse período foram os gastos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, além da reforma política, reforma social, reforma nas leis de saúde, transporte e na educação.

Esse movimento social foi organizado através das redes sociais e ficou conhecido pela rapidez em que as informações foram disseminadas. 

Veja outros significados que podem interessar: 

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado dos Emojis e Emoticons 😀

Significado dos Emojis e Emoticons 😀
Os emojis e emoticons são representações gráficas usadas para transmitir uma ideia, emoção ou sentimento. Esses símbolos são muito populares em comunicações online, como nas redes sociais, SMS e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp.Emojis mais populares no WhatsappO Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação onde os emojis são mais utilizados. Em muitos casos, esses pictogramas podem substituir frases inteiras, transmitindo a mensagem do locutor com apenas um símbolo. O aplicativo do Whatsapp possui o seu próprio design de emojis, que estão disponíveis em todas as plataformas com exceção do iOS (que usa os emojis padrões da Apple).No entanto, muitas dessas imagens gráficas podem ser mal interpretadas. Para evitar enganos, reunimos o significado oficial dos emojis mais populares no Whatsapp.Sorridente (Grinning Face)Este emoji é representado por um rosto com uma grande boca sorridente, mostrando os dentes. Este símbolo costuma s…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico.Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos.Veja a lista das principais regras de formatação.Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras.Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega.Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores.Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na maioria dos …

Significado de Data de emissão

O que significa Data de emissão
Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.A data de emissão do RG (Registro Geral), também conhecido como Carteira de Identidade, por exemplo, indica a data que este documento foi expedido, ou seja, que passou a ter valor.Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.Ver também: significado da Data de Expedição.Assim como a Carteira de Identidade, outros documentos essenciais do cidadão devem conter a data de emissão, como a Carteira de Trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Certidão de Nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo. Saiba mais sobre o significado de órgão emissor.No CPF, a data de emissão também …

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração
A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas.As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica, sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões.Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha:indicação do lugar onde foi passadaa identificação do outorgante e do outorgadoa data e o objetivo da outorgaa descrição e a extensão dos poderes conferidosNo entanto, considerando …

Significado de Pendão

O que significa Pendão
Pendão é o substantivo masculino que significa bandeira ou estandarte.A palavra pendão está diretamente associada com a identidade de um país ou organização, podendo ser uma insígnia. Da mesma forma, pendão pode ser também um emblema de um partido político ou de uma determinada causa.Auriverde pendão é uma expressão usada para designar a Bandeira Nacional Brasileira. Esta expressão teve origem no poema intitulado Navio Negreiro, da autoria de Castro Alves.Pendão real é o hino 46 que se encontra na Harpa Cristã, e indica que Deus deu aos seus soldados um pendão (estandarte, bandeira) que eles devem carregar corajosamente.Pendão no Hino da Proclamação da RepúblicaA palavra pendão também se encontra no Hino da Proclamação da República:Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Este trecho remete para o sacrifício pela Pátria, indicando que se for indispensável, pessoas estão dispostas a lutar e a derramar o seu próprio sangue pela nação.Pendão da…

Significado de Emoji 😉

O que significa Emoji 😉
Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementose (imagem) emoji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.A popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos.Como já diz o ditado popular: “uma imagem vale mais qu…

Significado de Lacraia

O que significa Lacraia
A lacraia é um animal peçonhento (que possui veneno). Faz parte do filo arthropoda, os animais que possuem o corpo sem articulações, e da família scolopendridae.Também é conhecida como centopeia e costuma viver em locais úmidos e escuros, como buracos, jardins, pedras, vasos ou lugares com depósito de lixo ou de entulho.Durante o dia são menos visíveis, sendo mais comum que saiam de seus esconderijos durante a noite. São muito ágeis na movimentação e no ataque às presas.O corpo das lacraias é formado por várias partes, chamadas de segmentos. Cada uma destas partes possui patas afiadas. As lacraias também têm mandíbulas, antenas e ferrões, que servem para dar o bote em suas presas.Lacraia da espécie scolopendra polymorpha. A lacraia é venenosa?Sim, a lacraia é venenosa, por esse motivo é classificada como um animal peçonhento. A picada da lacraia injeta na presa uma quantidade de veneno tóxico, que contém uma substância chamada histamina, que causa uma reação inf…

Significado do Homem vitruviano

Significado do Homem vitruviano
Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.Também conhecido como 'O Homem de Vitrúvio', esta ilustração foi criada por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, autor dos Dez Livros sobre a Arquitetura (De Architectura Libri Decem, em latim).O desenho mostra a figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas e em diferentes posições, de modo simétrico. O Homem de Vitrúvio também mostra o conceito da chamada 'proporção divina', sendo que era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas. Acompanhado da ilustração de Da Vinci, segue um texto que, em conjunto com o desenho, é considerado o Cânone das Proporções. Além de Leonardo da Vinci, outros artistas também fizeram versões sobre o conceito do Homem descri…