Pular para o conteúdo principal

Significado de Exemplos de Movimentos Sociais

O que significa Exemplos de Movimentos Sociais


Os movimentos sociais são ações coletivas de um grupo de indivíduos que defende e luta por alguma causa ou por um objetivo em comum, seja para transformar ou buscar a manutenção de algo dentro de uma sociedade.

Essa ação tem uma demanda política ou social, podendo ser contra ou a favor do Estado. Independente de qual seja o movimento, ele sempre tem uma pauta, ou seja, um propósito para defender.

A origem dos movimentos sociais

Os movimentos sociais surgiram como consequência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, ainda no século XIX.

Com o aumento do desemprego, das baixas condições salariais e da marginalização, grupos de operários passaram a reivindicar direitos trabalhistas. Os movimentos sociais da época eram então compreendidos como o proletariado contra a burguesia

Porém, após a segunda metade do século XX, os ditos 'novos movimentos sociais' passaram a surgir para reivindicar modelos diferentes de mudanças sociais.

As características dos movimentos sociais

Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. 

Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobore para uma causa é considerado um movimento social ao se manifestar através de suas pautas. Porém, os movimentos sociais podem ser caracterizados em maneiras diferentes:  

  • Movimento de transformação: são criados para modificar algum aspecto político ou social através de reivindicações;  
  • Movimento de conservação: esse tipo de movimento social surge para manter algum aspecto político ou social;
  • Movimentos tradicionais: ocorridos principalmente no séculos XIX, após a Revolução Industrial, esses movimentos possuem temas voltados para classes sociais, com uma grande luta entre o proletariado e a burguesia;; 
  • Movimentos novos: são aqueles que têm em sua luta questões de classes, porém sua maior pauta é de cunho identitário, ou seja, são minorias que pedem representatividade e voz dentro da sociedade; 
  • O movimento conjuntural: são aqueles que aparecem em uma conjuntura. É um movimento que se organiza e se estrutura de acordo com uma demanda instantânea, em uma situação específica;
  • Um movimento estrutural: é aquele que tem demandas e objetivos que serão conquistados em longo prazo. Ou seja, demanda uma alteração completa na estrutura social. Um exemplo de movimento estrutural é o movimento negro, contra o racismo.  

Exemplos de Movimentos Sociais

Os movimentos sociais podem acontecer em território local, nacional ou até mesmo global. Abaixo estão listados alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo. 

Movimento Feminista 

O movimento feminista, também conhecido como o movimento pelo direito das mulheres, é um movimento social estrutural que teve seu início no período da Revolução Francesa.

Os movimentos feministas da primeira onda do século XIX e início do século XX se concentravam nos direitos legais das mulheres, especialmente o direito de voto.

Nos anos 1960 e 1970, a segunda onda feminista, surgida nos Estados Unidos, buscava direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres e a maior liberdade pessoal para as mulheres. 

Essa segunda onda tocou em todas as áreas da vida pessoal e social das mulheres - incluindo política, trabalho, família e sexualidade.

O ativismo organizado por e em nome das mulheres continua até os dias atuais, se espalhando em território global. Seu maior objetivo é acabar com a desigualdade entre os gêneros. 

marchadasvadiasMovimento feminista intitulado como 'Marcha das Vadias', em 2012. 

Movimento Negro 

O movimento Negro, também conhecido como o movimento dos direitos civis americanos, foi um movimento de protesto em massa contra a segregação racial e a discriminação no sul dos Estados Unidos, que ganhou proeminência nacional na década de 1950.

Esse movimento teve suas raízes nos escravos africanos e seus descendentes, e tinha por objetivo resistir e combater à opressão racial e abolir a instituição da escravidão. Assim, alcançaram um importante avanço na legislação de direitos iguais para afro-americanos.

Por meio de protestos não-violentos, o movimento dos direitos civis dos anos 1950 e 1960 quebrou o padrão de instalações públicas que promoviam a segregação por “raça” no Sul dos Estados Unidos. 

Embora a aprovação da legislação dos direitos civis tenha sido vitoriosa para o movimento, militantes negros começaram a entender a sua luta como um movimento de liberdade.

Por isso, não buscavam apenas reformas dos direitos civis, mas enfrentavam a duradoura crise econômica, política e social, e as consequências culturais da opressão racial do passado.

martin_luterkingMartin Luther King, um dos principais ativistas do movimento negro nos Estados Unidos, durante seu discurso 'Eu tenho um sonho', em 28 de agosto de 1963. 

Veja também Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo

Movimento Estudantil 

O ativismo estudantil é o caminho utilizado por alunos em prol de mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais. Embora muitas vezes focados nas escolas e universidades, grupos de estudantes sempre influenciaram grandes eventos políticos.

Embora o ativismo estudantil seja constantemente associado à política de esquerda, os movimentos estudantis de direita não são incomuns. Grandes grupos de estudantes lutaram contra o apartheid na África do Sul, por exemplo.

O ativismo estudantil em nível universitário é quase tão antigo quanto a própria universidade. Estudantes em Paris e Bolonha organizaram ações coletivas no início do século XIII, principalmente sobre questões da própria cidade.

Nos Estados Unidos, a inquietação estudantil adquiriu conotações políticas durante a Revolução Americana (1765 - 1783). No final do século XIX, muitos estudantes americanos abraçaram as novas teorias do socialismo e do comunismo e passaram a colocar estes postulados em seus movimentos. 

Já no Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.

Os estudantes brasileiros fizeram parte de grandes manifestações contra o sistema e decisões políticas. Uma das mais famosas foi a manifestação conhecida como Caras-pintadas, em 1992. Um grande movimento estudantil que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor. 

Os estudantes e movimentos estudantis brasileiros têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes). 

carapintadaMovimento estudantil no Brasil: Caras-pintadas, em 1992. 

Movimento Operário (ou trabalhista)

No século XIX houve um grande aumento no número de desemprego e da marginalização social, um conjunto de consequências da então Revolução Industrial. 

Foi nesse contexto da precarização das condições trabalhistas, que surgiram os primeiros movimentos sociais dos operários. 

Neste período, os principais movimentos foram: 

  • Ludismo ou Movimento Ludista: por acreditarem que as máquinas estavam tirando o emprego dos homens, os trabalhadores criaram o movimento ludista, uma destruição em massa das máquinas. Esse movimento demonstrava descontentamento dos operários com as máquinas, que passaram a substituir boa parte dos trabalhos manuais;
  • Cartismo: conhecido também como 'Carta do Povo', o cartismo tem sua origem na Inglaterra. Seu objetivo foi reivindicar um espaço político no Estado para os interesses dos trabalhadores, além do aumento salarial e boas condições de trabalho;
  • Sindicalismo: o maior objetivo desse movimento era demonstrar que os sindicatos deveriam defender e governar os direitos dos trabalhadores frente ao poder político. Esse movimento durou do século XIX até o século XX. 

Para reivindicar seus interesses e direitos, os trabalhadores se manifestavam por meio de greves. Esse episódio foi muito comum no século XIX, nas classes operárias de grandes fábricas. 

Movimento Ambientalista

Também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Verde, esse movimento está caracterizado nos chamados 'novos movimentos sociais' e compõe diferentes correntes em prol da defesa do meio ambiente

Sua maior reivindicação é a proteção ambiental para promover uma vida sustentável e de qualidade. 

Em 1970 o ambientalismo se disseminou rapidamente pelo mundo inteiro, fazendo surgir inúmeros grupos influentes como o Movimento Chipko na Índia e o Greenpeace, fundado no Canadá em 1971.

A partir da década de 1980 o ambientalismo se multiplicou e consagrou a importância da educação ambiental para uma mudança geral de hábitos. Além de lutar contra os desafios ambientais já bem conhecidos, como:

  • poluição;
  • uso intensivo de agrotóxico;
  • desmatamento;
  • a perda da biodiversidade;
  • a caça excessiva e o comercio ilícito de espécies selvagens;
  • urbanização descontrolada;
  • esgotamento dos recursos hídricos;
  • manipulação genética, aquecimento global. 

movimentoambientalistaMarcha em favor da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, realizada em Brasília, no ano de 2011.

Veja também as 7 formas de ajudar a preservar o meio ambiente.

Movimento LGBTQIA+

O movimento social LGBTQIA+ (sigla que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual e mais) surgiu na Europa, ainda no século XX. 

No Brasil, o movimento nasceu no final de 1970, predominantemente formado por homens homossexuais. Em sua pauta, o movimento luta pelos direitos civis que defende a igualdade de direitos para toda a comunidade LGBT.

Alguns dos principais objetivos do movimento são:

  • Eliminação das leis que proíbem atos homossexuais entre adultos que consentiram;
  • Luta contra a homofobia e violência contra homossexuais;
  • Fim da discriminação contra gays e lésbicas no emprego;
  • Liberação de empréstimos de crédito, habitação, acomodações públicas e outras áreas da vida que são proibidas em diversos países;
  • Criminalização da homofobia. 

lgbtParada do Orgulho LGBT em São Paulo, uma das maiores do mundo. 

Veja também Os 10 momentos mais importantes no combate a homofobia

Os movimentos sociais no Brasil 

No início do século XX no Brasil, os movimentos sociais eram ligados à área rural, já que a maior parte da população habitava nessas zonas.

Um dos maiores exemplos de movimentos sociais desse período foi a Balaiada, uma revolta popular que ocorreu no Maranhão, em 1838, em uma luta dos trabalhadores rurais e escravos contra os grandes proprietários de terras. 

Com o início dos anos 1960, ocorreram os grandes movimentos sociais populares contra a opressão ao regime militar, logo após a implementação do AI-5, em 1968.

Neste período, os militares combatiam seus oponentes com exílio, tortura e censura. Assim, a ditadura militar passou a exercer uma pressão organizada sobre os movimentos trabalhistas e estudantis. 

É nesse momento que surgem os movimentos operários e estudantis, em luta por liberdade e direito político, contra o regime militar.

Nesse mesmo período, com o Brasil ainda sob o comando dos militares, surgiu um dos movimentos mais importantes: as Diretas Já, que reivindicaram a volta do voto direto e democrático. 

Nos anos 1990, com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, aconteceram outras formas de organização e de manifestação popular.

Os movimentos sociais passaram a ser mais estruturados, com fóruns nacionais.Um grande exemplo são o fórum da luta pela moradia, fórum da reforma urbana e o fórum da reforma agrária. 

Foi neste momento em que o Brasil presenciou a eclosão do Movimento Sem Terra, conhecido como MST, além do movimento dos desempregados.

Além de alguns movimentos da economia informal, como o Movimento dos Perueiros e o Movimento dos Camelôs, que tinham por objetivo informar e reivindicar direitos trabalhistas. 

mst

Em 1992 houve um grande cenário de corrupção política no Poder Executivo, marcado também pelo turbulento governo do ex-presidente Fernando Collor.

Esse momento foi marcado pelo movimento estudantil denominado Caras-pintadas, onde ocorreu o impeachment do presidente através de um processo legal.  

Saiba mais sobre a história da ditadura militar no Brasil

O maior movimento social do Brasil

Em junho de 2013, ocorreu o maior movimento social do Brasil desde as Diretas Já, que levou de 1 milhão pessoas para as ruas de várias cidades dentro e fora do Brasil. Foi um movimento apartidário, com cunho social. 

2013Movimento social de junho de 2013, em Brasília, no Congresso Nacional. 

O Movimento do Passe Livre (MPL) tinha por reivindicação inicial a revogação do aumento das tarifas de transporte público. Porém, esse foi apenas o primeiro ponto de inúmeros que apareceram na pauta desse movimento.   

Outros pontos importantes requeridos nesse período foram os gastos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, além da reforma política, reforma social, reforma nas leis de saúde, transporte e na educação.

Esse movimento social foi organizado através das redes sociais e ficou conhecido pela rapidez em que as informações foram disseminadas. 

Veja outros significados que podem interessar: 

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado das Cores complementares

Significado das Cores complementares Cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático das cores, se posicionam de maneira oposta uma a outra. No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros. Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas. Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo: Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo. As cores terciárias são complementares com cores também terciárias. Amarelo e violeta A cor complementar do amarelo será o violeta ou roxo, como é a cor sit

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado de Mapa conceitual

O que significa Mapa conceitual Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento. Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos. A idealização do mapa conceitual, como um método de organização administrativa de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor e educador Joseph Novak . Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conc

Significado de Kyoto

Significado de Kyoto Kyoto ou Quioto é uma cidade localizada no sul do Japão , conhecida internacionalmente por ter sediado a “Conferência de Kyoto”, famosa pela adoção inédita do “Protocolo de Quioto”, que põe limites às emissões de gases poluentes na atmosfera. Kyoto foi a “Capital Imperial do Japão” até o ano de 1868, quando foi substituída por Tóquio. É uma das cidades mais populosas do Japão, conhecida como “Cidade dos Samurais” e “Velha Capital”. A cidade de Kyoto tem um dos maiores centros de ensino superior do Japão, com cerca de trinta e sete instituições, entre elas, a Universidade de Kyoto, uma das melhores do país.   Protocolo de Quioto O “Protocolo de Kyoto” é um tratado internacional assinado em dezembro de 1997, durante a Conferência de Kyoto, a respeito das mudanças climáticas do mundo. Durante a Conferência de Kyoto, trinta e nove dos países participantes, principalmente os desenvolvidos do norte, firmaram o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes. A meta

Significado da Bandeira da Colômbia

Significado da Bandeira da Colômbia A bandeira da Colômbia é feita em três faixas horizontais nas cores amarela, azul e vermelha . A faixa superior é amarela e ocupa metade da bandeira, as outras duas faixas dividem a metade inferior, sendo azul no meio e vermelho na base. Sua proporção é de 2:3, ou seja, se ela tiver 2 metros de largura, deve ter 3 metros de comprimento. Bandeira atual da Colômbia. As cores da bandeira atual da Colômbia remontam ao início do século XIX , quando começaram as guerras de independência contra o Império Espanhol na região. Antes de se tornarem independentes, Colômbia, Venezuela e Equador faziam parte da Grã-Colômbia e utilizavam a bandeira tricolor. Por essa razão, as bandeiras atuais desses três países são muito similares. História da bandeira da Colômbia A história da bandeira atual da Colômbia remete ao ano de 1801 , quando o general venezuelano Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez (1750-1816) escreveu em seu diário que a bandeira das nações lati