Pular para o conteúdo principal

Significado de Modos de Produção

O que significa Modos de Produção


Os modos de produção referem-se à maneira pela qual os seres humanos produzem coletivamente os seus meios de subsistência e se associam economicamente em sociedade

Um modo de produção é baseado no sistema socioeconômico predominante e pode ser dividido em:

  • Produção: a maneira como a sociedade se constrói e se desenvolve para sobreviver através dos recursos materiais; 
  • Circulação: o modo como a sociedade faz circular a mercadoria, ou seja, como acontece o intercâmbio e a troca dos produtos produzidos;
  • Consumo: a forma como as diferentes classes sociais consomem as mercadorias produzidas.  

O termo foi cunhado pelo filósofo Karl Marx e nada mais é do que a união de forças produtivas e relações sociais de produção.

As forças produtivas incluem todos os elementos que são reunidos na produção, como por exemplo, a terra, a matéria-prima e o combustível, além da habilidade humana na mão de obra, máquinas, ferramentas e as fábricas.

Por sua vez, as relações sociais de produção incluem os relacionamentos entre as pessoas e a interação das pessoas com as forças produtivas através das quais são tomadas decisões sobre o que fazer com os seus resultados.

Os modos de produção segundo Karl Marx

Marx acreditava que a história humana poderia ser caracterizada pelos modos dominantes de produção e estava interessado em fornecer uma estrutura analítica para defini-los.

O autor também queria sustentar esses modos em uma teoria, através do desenvolvimento histórico.

marxokFilósofo, sociólogo e jornalista Karl Marx. 

Os tipos de modos de produção 

Segundo Marx, a história da humanidade é constituída de uma sucessão de modos de produção de bens para satisfazer as necessidades humanas. Sendo assim, as formas de produção, circulação e consumo foram sendo modificadas ao longo da história.

Abaixo estão listados os principais modos de produção e suas características. 

Modo de Produção Primitivo 

Foi o modo de produção mais antigo, duradouro e geograficamente distribuído. Ocorreu ao longo da pré-história e foi estruturado com o objetivo de organizar a forma como os primeiros seres humanos se alimentavam e se relacionavam em comunidade.

Neste modo de produção, todos trabalhavam juntos e recebiam a mesma recompensa pelos bens produzidos. 

Não havia classes sociais ou Estado, ou mesmo mercadoria e dinheiro. As trocas dos bens eram feitas de maneira simples e quase sempre em caráter celebrativo e solidário. 

Modo de Produção Asiático (ou tributário)

Este modo de produção ocorreu principalmente na Ásia, África e Américas. Os exemplos mais conhecidos são as civilizações Egípcia, Chinesa, Incas, Maias e Astecas. 

Nesse modo de produção, os bens eram fabricados pela população e uma parte deles era confiscada pelo Estado por meio de tributos.

Este era cobrado na forma de parte da produção ou mão de obra para a construção de obras públicas, como estradas, muralhas, monumentos, entre outros. 

É nesse modo que começam as surgir diferentes classes sociais e a supremacia de um pequeno grupo que detinha o poder político e econômico. Nesta época surgem também o dinheiro e a escrita. 

Modo de produção Escravista Antigo

O modo de produção escravista antigo ocorreu principalmente na Europa, na Grécia e na Roma Antigas. Nesse período existiam diferentes classes sociais, sendo divididas em: 

  • Escravos: trabalhavam e produziam a maior parte de tudo o que se consumia; 
  • Senhores de escravos: uma minoria que ordenava e organizava a mão de obra diária, além de usufruir de forma desigual de tudo aquilo que era produzido pelos escravos; 
  • Trabalhadores livres (plebeus): produziam para o autoconsumo e a troca do excedente. 

Modo de produção feudal (ou feudalismo)

Ocorreu principalmente na Europa, depois da decadência do escravismo. Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. 

O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. Os camponeses não eram os donos da terra que viviam e cultivavam e eram impedidos de compra-las dos seus senhores. 

Os proprietários das terras, senhores feudais e aristocratas, exigiam parte da produção e dos dias de trabalho em troca da proteção da vida dos camponeses. 

O feudalismo se extinguiu quando os comerciantes se enriqueceram e, ao acumularem poder econômico, passaram a querer o controle e poder político. 

Modo de produção capitalista

O capitalismo surgiu com o fim do feudalismo. Ele se caracteriza por transformar o trabalho em mercadoria por meio do processo de assalariamento da força de trabalho. 

A importante transição que levou à expansão do capitalismo em todo o mundo através do colonialismo foi a concentração do poder capitalista através da fusão da autoridade do Estado e do capital.

O capitalismo é baseado na propriedade privada de empresas como fábricas, plantações, minas, escritórios ou lojas e na operação desses ativos para fins lucrativos.

Outros elementos dos meios de produção, como mão de obra, terra, tecnologia e capital, também são transformados em propriedade privada e podem ser comprados e vendidos. O trabalho é muito mais importante para a produção.

O modo de produção capitalista usa o dinheiro para comprar mão de obra e combina essa mercadoria com outros insumos, como terra, matérias-primas, etc., para produzir novos bens e serviços.

Os empresários também lucram com o trabalho do proletariado, porque controlam os meios de produção.

Modo de Produção Socialista

Baseado nas teorias de Karl Marx e Friederich Engels do século XIX, o modo de produção socialista foi criado com o intuito de rivalizar com o modo de produção capitalista.

O plano central desse modo de produção é criar uma economia planificada, acabando com a lei de oferta e procura criada no capitalismo. Esse tipo de economia extinguiria a desigualdade entre os grupos sociais. 

O maior foco da produção socialista é acabar com a burguesia e promover a chamada 'ditadura do proletariado', onde as classes trabalhadoras passariam a ter o controle do Estado, deixando de estar abaixo da burguesia.

Aqui, a propriedade privada é eliminada e o padrão de 'terra comum' é estabelecido. Esse modo de produção é intitulado por Marx e Engels como o caminho para o comunismo

Durante o século XX, o modo de produção socialista saiu da teoria e passou a ser praticado na Rússia, China, Cuba, Coreia do Norte e parte do Leste Europeu.

Porém, os únicos que permanecem em prática até os dias de hoje são Cuba e Coreia do Norte. 

Modo de Produção Comunista

Marx citou em suas obras que, após um certo período, o modo de produção capitalista declinaria por conta de uma super produção e a oferta passaria a ser maior do que a demanda. 

Por esse motivo, o modo de produção socialista assumiria o novo estilo de produção mundial, alterando-se gradativamente para o modo de produção comunista. 

Nesse período, Marx descreve uma sociedade sem classes sociais, com meios de produção públicos ou coletivos e a extinção da hierarquia nas forças produtivas.

Veja também: 

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atenciosamente e cordialmente

Atenciosamente e cordialmente Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal. Eles também são bastante utilizadas nas normas comuns de etiqueta, respeitando sua ordem de utilização. Embora ambos sejam da mesma classe gramatical na língua portuguesa, de maneira isolada, as palavras possuem significados diferentes. Quando usar 'Atenciosamente' Atenciosamente se refere a algo ou alguém que possua um comportamento atencioso, respeitoso, atento. Ele também pode ser utilizado para finalizar correspondências, na situação em que alguém possui um cargo que é subordinado a outro em um ambiente de trabalho. Exemplo: “A funcionária atende atenciosamente os clientes” . Exemplo: 'Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.                    Atenciosamente,                    Amélia Sousa' . Quando usar 'Cordialmente' Já a palavra cordialmente sugere

Significado de Linha tênue

O que significa Linha tênue Linha tênue é uma expressão usada para indicar a proximidade ou semelhança entre dois conceitos distintos . O adjetivo tênue tem a sua origem no latim tenuis e indica uma coisa pouco espessa, fina, delgada, frágil ou com pouca consistência. Assim, a expressão linha tênue remete para uma diferença sutil entre duas coisas diferentes. Ex: Existe uma linha tênue entre o amor e a obsessão. Em inglês, a expressão linha tênue é traduzida como ' fine line '. No contexto da música, Fine Line é uma música de Paul McCartney. Nesta canção, o artista britânico afirma que há uma linha tênue entre a imprudência e a coragem, abordando as escolhas da vida e como por vezes caminhos ligeiramente distintos podem levar a lugares completamente diferentes. Fonte: Significados

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação , e significa: “que a paz esteja sobre vós” . Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum , sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe. Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam , que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também” . Ver também: o significado da expressão Namastê . A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade. Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo. Saiba mais sobre o significado do Islamismo . Fonte: Significados

Significado de Data de emissão

O que significa Data de emissão Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido. A data de emissão do RG (Registro Geral), também conhecido como Carteira de Identidade, por exemplo, indica a data que este documento foi expedido, ou seja, que passou a ter valor. Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição . A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão. Ver também: significado da Data de Expedição . Assim como a Carteira de Identidade, outros documentos essenciais do cidadão devem conter a data de emissão, como a Carteira de Trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Certidão de Nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo.  Saiba mais sobre o significado de órgão emissor . No CPF, a data de emis

Significado de DDD

O que significa DDD DDD significa Discagem Direta à Distância. É um sistema de ligação telefônica automática entre diferentes áreas urbanas nacionais. O DDD é um código constituído por 2 dígitos que identificam as principais cidades do país e devem ser adicionados ao nº de telefone, juntamente com o código da operadora. Para fazer as ligações interurbanas deve-se obedecer a seguinte ordem: 0 + código da operadora + código DDD da localidade de destino + nº do telefone Outras siglas relacionadas à ligação telefônica são: DDI (Discagem Direta Internacional) DDC (Discagem Direta a Cobrar, deve-se discar 90 no início de uma chamada a cobrar, substituindo o zero inicial) DDR (Discagem Direta a Ramal, ligação direta a um ramal de um PABX) Fonte: Significados

Significado de Emoji 😉

O que significa Emoji 😉 Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra) , e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa. Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais ( Facebook , principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo. A popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “ The Word of the Year ” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary , devido a sua “significância cultural”. Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão. Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos. Como já diz o ditado popular: “ uma i

Significado de Açucena

O que significa Açucena Açucena é uma planta que pode corresponder ao gênero Amaryllis , Hippeastrum , Worsleya e Zephyranthes , da família das amarilidáceas. A flor desta planta originária da América do Sul também é conhecida como amarílis, flor-de-lis do Japão e flor-de-lis de São Tiago. São conhecidas cerca de 50 espécies de açucenas e são muito populares, porque são fáceis de cultivar, e têm uma adaptação muito fácil, mesmo em espaços pequenos. Essas flores têm coloração que vai do vermelho ao salmão e do rosa ao branco e são muito usadas para decoração. Muitas pessoas conhecem esta flor - que muitas vezes cresce nas margens dos rios e riachos - como 'Bella Donna'. A açucena pode simbolizar a angústia ou tristeza causada pela perda de uma pessoa amada. Também pode significar altivez, elegância, graça. A açucena branca também pode estar associada à pureza. Um vaso com três açucenas é muitas vezes uma alusão à Santíssima Trindade. No Brasil, a açucena é muitas vezes oferec

Significado de Avohai

O que significa Avohai Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai” . De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas. O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança. Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho. Letra da música Avôhai “Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu re

Significado de Bvl

O que significa Bvl Bvl é uma sigla bastante usada por adolescentes e jovens que significa ' boca virgem de língua '. Alguém que é 'bvl' nunca deu um beijo de língua. Existem outras siglas relacionadas com 'bvl'. Por exemplo, 'bv' significa 'boca virgem', usada para descrever alguém que nunca deu um beijo, nem mesmo um selinho. Existe também a sigla 'bvbl' que significa 'boca virgem de beijo longo', usada no caso de pessoas que só deram beijos de curta duração. Entre os adolescentes e jovens, existe alguma discriminação em relação às pessoas que ainda não perderam o 'bv' ou 'bvl', ou seja, que nunca deram um beijo ou um beijo de língua. Isso gera uma grande pressão sobre essas pessoas, e o primeiro beijo, que deveria ser uma ocasião romântica e especial, muitas vezes se torna em um ato forçado, mecânico e banal. Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento. Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas. A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalment