Pular para o conteúdo principal

Significado de Modos de Produção

O que significa Modos de Produção


Os modos de produção referem-se à maneira pela qual os seres humanos produzem coletivamente os seus meios de subsistência e se associam economicamente em sociedade

Um modo de produção é baseado no sistema socioeconômico predominante e pode ser dividido em:

  • Produção: a maneira como a sociedade se constrói e se desenvolve para sobreviver através dos recursos materiais; 
  • Circulação: o modo como a sociedade faz circular a mercadoria, ou seja, como acontece o intercâmbio e a troca dos produtos produzidos;
  • Consumo: a forma como as diferentes classes sociais consomem as mercadorias produzidas.  

O termo foi cunhado pelo filósofo Karl Marx e nada mais é do que a união de forças produtivas e relações sociais de produção.

As forças produtivas incluem todos os elementos que são reunidos na produção, como por exemplo, a terra, a matéria-prima e o combustível, além da habilidade humana na mão de obra, máquinas, ferramentas e as fábricas.

Por sua vez, as relações sociais de produção incluem os relacionamentos entre as pessoas e a interação das pessoas com as forças produtivas através das quais são tomadas decisões sobre o que fazer com os seus resultados.

Os modos de produção segundo Karl Marx

Marx acreditava que a história humana poderia ser caracterizada pelos modos dominantes de produção e estava interessado em fornecer uma estrutura analítica para defini-los.

O autor também queria sustentar esses modos em uma teoria, através do desenvolvimento histórico.

marxokFilósofo, sociólogo e jornalista Karl Marx. 

Os tipos de modos de produção 

Segundo Marx, a história da humanidade é constituída de uma sucessão de modos de produção de bens para satisfazer as necessidades humanas. Sendo assim, as formas de produção, circulação e consumo foram sendo modificadas ao longo da história.

Abaixo estão listados os principais modos de produção e suas características. 

Modo de Produção Primitivo 

Foi o modo de produção mais antigo, duradouro e geograficamente distribuído. Ocorreu ao longo da pré-história e foi estruturado com o objetivo de organizar a forma como os primeiros seres humanos se alimentavam e se relacionavam em comunidade.

Neste modo de produção, todos trabalhavam juntos e recebiam a mesma recompensa pelos bens produzidos. 

Não havia classes sociais ou Estado, ou mesmo mercadoria e dinheiro. As trocas dos bens eram feitas de maneira simples e quase sempre em caráter celebrativo e solidário. 

Modo de Produção Asiático (ou tributário)

Este modo de produção ocorreu principalmente na Ásia, África e Américas. Os exemplos mais conhecidos são as civilizações Egípcia, Chinesa, Incas, Maias e Astecas. 

Nesse modo de produção, os bens eram fabricados pela população e uma parte deles era confiscada pelo Estado por meio de tributos.

Este era cobrado na forma de parte da produção ou mão de obra para a construção de obras públicas, como estradas, muralhas, monumentos, entre outros. 

É nesse modo que começam as surgir diferentes classes sociais e a supremacia de um pequeno grupo que detinha o poder político e econômico. Nesta época surgem também o dinheiro e a escrita. 

Modo de produção Escravista Antigo

O modo de produção escravista antigo ocorreu principalmente na Europa, na Grécia e na Roma Antigas. Nesse período existiam diferentes classes sociais, sendo divididas em: 

  • Escravos: trabalhavam e produziam a maior parte de tudo o que se consumia; 
  • Senhores de escravos: uma minoria que ordenava e organizava a mão de obra diária, além de usufruir de forma desigual de tudo aquilo que era produzido pelos escravos; 
  • Trabalhadores livres (plebeus): produziam para o autoconsumo e a troca do excedente. 

Modo de produção feudal (ou feudalismo)

Ocorreu principalmente na Europa, depois da decadência do escravismo. Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. 

O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. Os camponeses não eram os donos da terra que viviam e cultivavam e eram impedidos de compra-las dos seus senhores. 

Os proprietários das terras, senhores feudais e aristocratas, exigiam parte da produção e dos dias de trabalho em troca da proteção da vida dos camponeses. 

O feudalismo se extinguiu quando os comerciantes se enriqueceram e, ao acumularem poder econômico, passaram a querer o controle e poder político. 

Modo de produção capitalista

O capitalismo surgiu com o fim do feudalismo. Ele se caracteriza por transformar o trabalho em mercadoria por meio do processo de assalariamento da força de trabalho. 

A importante transição que levou à expansão do capitalismo em todo o mundo através do colonialismo foi a concentração do poder capitalista através da fusão da autoridade do Estado e do capital.

O capitalismo é baseado na propriedade privada de empresas como fábricas, plantações, minas, escritórios ou lojas e na operação desses ativos para fins lucrativos.

Outros elementos dos meios de produção, como mão de obra, terra, tecnologia e capital, também são transformados em propriedade privada e podem ser comprados e vendidos. O trabalho é muito mais importante para a produção.

O modo de produção capitalista usa o dinheiro para comprar mão de obra e combina essa mercadoria com outros insumos, como terra, matérias-primas, etc., para produzir novos bens e serviços.

Os empresários também lucram com o trabalho do proletariado, porque controlam os meios de produção.

Modo de Produção Socialista

Baseado nas teorias de Karl Marx e Friederich Engels do século XIX, o modo de produção socialista foi criado com o intuito de rivalizar com o modo de produção capitalista.

O plano central desse modo de produção é criar uma economia planificada, acabando com a lei de oferta e procura criada no capitalismo. Esse tipo de economia extinguiria a desigualdade entre os grupos sociais. 

O maior foco da produção socialista é acabar com a burguesia e promover a chamada 'ditadura do proletariado', onde as classes trabalhadoras passariam a ter o controle do Estado, deixando de estar abaixo da burguesia.

Aqui, a propriedade privada é eliminada e o padrão de 'terra comum' é estabelecido. Esse modo de produção é intitulado por Marx e Engels como o caminho para o comunismo

Durante o século XX, o modo de produção socialista saiu da teoria e passou a ser praticado na Rússia, China, Cuba, Coreia do Norte e parte do Leste Europeu.

Porém, os únicos que permanecem em prática até os dias de hoje são Cuba e Coreia do Norte. 

Modo de Produção Comunista

Marx citou em suas obras que, após um certo período, o modo de produção capitalista declinaria por conta de uma super produção e a oferta passaria a ser maior do que a demanda. 

Por esse motivo, o modo de produção socialista assumiria o novo estilo de produção mundial, alterando-se gradativamente para o modo de produção comunista. 

Nesse período, Marx descreve uma sociedade sem classes sociais, com meios de produção públicos ou coletivos e a extinção da hierarquia nas forças produtivas.

Veja também: 

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado dos Emojis e Emoticons 😀

Significado dos Emojis e Emoticons 😀
Os emojis e emoticons são representações gráficas usadas para transmitir uma ideia, emoção ou sentimento. Esses símbolos são muito populares em comunicações online, como nas redes sociais, SMS e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp.Emojis mais populares no WhatsappO Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação onde os emojis são mais utilizados. Em muitos casos, esses pictogramas podem substituir frases inteiras, transmitindo a mensagem do locutor com apenas um símbolo. O aplicativo do Whatsapp possui o seu próprio design de emojis, que estão disponíveis em todas as plataformas com exceção do iOS (que usa os emojis padrões da Apple).No entanto, muitas dessas imagens gráficas podem ser mal interpretadas. Para evitar enganos, reunimos o significado oficial dos emojis mais populares no Whatsapp.Sorridente (Grinning Face)Este emoji é representado por um rosto com uma grande boca sorridente, mostrando os dentes. Este símbolo costuma s…

Significado de Data de emissão

O que significa Data de emissão
Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.A data de emissão do RG (Registro Geral), também conhecido como Carteira de Identidade, por exemplo, indica a data que este documento foi expedido, ou seja, que passou a ter valor.Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.Ver também: significado da Data de Expedição.Assim como a Carteira de Identidade, outros documentos essenciais do cidadão devem conter a data de emissão, como a Carteira de Trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Certidão de Nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo. Saiba mais sobre o significado de órgão emissor.No CPF, a data de emissão também …

Significado de Emoji 😉

O que significa Emoji 😉
Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementose (imagem) emoji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.A popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos.Como já diz o ditado popular: “uma imagem vale mais qu…

Significado de Pendão

O que significa Pendão
Pendão é o substantivo masculino que significa bandeira ou estandarte.A palavra pendão está diretamente associada com a identidade de um país ou organização, podendo ser uma insígnia. Da mesma forma, pendão pode ser também um emblema de um partido político ou de uma determinada causa.Auriverde pendão é uma expressão usada para designar a Bandeira Nacional Brasileira. Esta expressão teve origem no poema intitulado Navio Negreiro, da autoria de Castro Alves.Pendão real é o hino 46 que se encontra na Harpa Cristã, e indica que Deus deu aos seus soldados um pendão (estandarte, bandeira) que eles devem carregar corajosamente.Pendão no Hino da Proclamação da RepúblicaA palavra pendão também se encontra no Hino da Proclamação da República:Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Este trecho remete para o sacrifício pela Pátria, indicando que se for indispensável, pessoas estão dispostas a lutar e a derramar o seu próprio sangue pela nação.Pendão da…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Lacraia

O que significa Lacraia
A lacraia é um animal peçonhento (que possui veneno). Faz parte do filo arthropoda, os animais que possuem o corpo sem articulações, e da família scolopendridae.Também é conhecida como centopeia e costuma viver em locais úmidos e escuros, como buracos, jardins, pedras, vasos ou lugares com depósito de lixo ou de entulho.Durante o dia são menos visíveis, sendo mais comum que saiam de seus esconderijos durante a noite. São muito ágeis na movimentação e no ataque às presas.O corpo das lacraias é formado por várias partes, chamadas de segmentos. Cada uma destas partes possui patas afiadas. As lacraias também têm mandíbulas, antenas e ferrões, que servem para dar o bote em suas presas.Lacraia da espécie scolopendra polymorpha. A lacraia é venenosa?Sim, a lacraia é venenosa, por esse motivo é classificada como um animal peçonhento. A picada da lacraia injeta na presa uma quantidade de veneno tóxico, que contém uma substância chamada histamina, que causa uma reação inf…

Significado do Homem vitruviano

Significado do Homem vitruviano
Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.Também conhecido como 'O Homem de Vitrúvio', esta ilustração foi criada por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, autor dos Dez Livros sobre a Arquitetura (De Architectura Libri Decem, em latim).O desenho mostra a figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas e em diferentes posições, de modo simétrico. O Homem de Vitrúvio também mostra o conceito da chamada 'proporção divina', sendo que era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas. Acompanhado da ilustração de Da Vinci, segue um texto que, em conjunto com o desenho, é considerado o Cânone das Proporções. Além de Leonardo da Vinci, outros artistas também fizeram versões sobre o conceito do Homem descri…