Pular para o conteúdo principal

8 Características do Trovadorismo

8 Características do Trovadorismo


O trovadorismo foi um movimento de literatura, poesia e cantigas que surgiu no século XI na França, na região de Provença. Mais tarde o movimento se espalhou pela região norte da França e pela Itália.

O autor das composições do período era chamado de trovador. O cantor ou recitador dos poemas era chamado de jogral, se fosse um iniciante, ou de menestrel, caso já fosse mais experiente. 

Conheça as características mais marcantes do trovadorismo:

1. Relação entre a poesia e a música

No trovadorismo a música e a poesia eram intimamente ligadas. Os poemas e os versos recitados eram acompanhados por música e por instrumentos musicais como viola, lira, flauta e harpa. Por esse motivo foram chamados de cantigas trovadorescas.

As coletâneas das cantigas do período do trovadorismo são chamadas de cancioneiros. Os cancioneiros mais conhecidos são: o Cancioneiro da Biblioteca de Lisboa e o Cancioneiro da Vaticana.

trovadorismo

Três músicos agricultores (Drei musizierende Bauern) - David Teniers 

2. Era dividido em dois gêneros: lírico e satírico

O trovadorismo era dividido em dois gêneros bem diferentes: o lírico e o satírico.

O trovadorismo lírico tinha cantigas de amor e de amigo, que relatavam as sensações e os sentimentos envolvidos nestas relações. A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Estes temas eram tratados nas cantigas de amor e cantigas de amigo.

Já o trovadorismo satírico, de humor ácido, satírico e debochado, fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. As cantigas satíricas também são muito características das cantigas que foram produzidas neste período. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer

As duas eram cantigas que faziam sátiras ou deboches, mas existia entre elas a diferença em relação à forma como a sátira era feita. A cantiga de escárnio era mais leve e a cantiga de maldizer era mais direta e ácida no seu conteúdo.

3. Tratavam de amor e de veneração ao ser amado

Nas cantigas de amor os trovadores escreviam em primeira pessoa e era comum que eles se colocassem em uma posição de inferioridade e submissão em relação à mulher que amavam.

Existia uma forte tendência de veneração e adoração à mulher amada, que era idealizada e inalcançável, assim como o próprio amor era idealizado.

O amor descrito no trovadorismo era cheio de cortesia, mas era sofrido e tinha características de um amor impossível ou não correspondido.

Veja este exemplo de cantiga de amor de Afonso Fernandes:

Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar essa paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.

4. Tratavam de amizade

Nas cantigas de amigo o principal tema tratado era a amizade ou o amor-amizade. As cantigas de amigo eram protagonizadas por umanarradora mulher, não idealizada e humilde, que declarava a sua amizade a um amigo ou a um amor platônico.

Uma curiosidade sobre as cantigas de amigo é que, embora os trovadores que escreviam as cantigas fossem homens, estas eram escritas em primeira pessoa e sempre no feminino.

Estas cantigas eram caracterizadas por um forte sentimento de sofrimento, tristeza e angústia pela separação de um amigo ou do homem amado.

Veja esta cantiga de amigo de D. Dinis:

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi á jurado!
Ai Deus, e u é?

cantiga de amigo

Partitura de uma cantiga de amigo de Martim Codax.

5. Faziam crítica ao contexto político e social da época

O trovadorismo surgiu na Idade Média, período em que a sociedade vivia o feudalismo.

Por esse motivo, um dos temas principais das cantigas satíricas eram as críticas feitas ao modo de vida na sociedade feudal da época.

6. Uso de trocadilhos e termos ambíguos

O uso destes termos era comum nas cantigas de escárnio, que eram mais leves e continham sátiras de maneira indireta. Estas cantigas eram formadas por frases com duplo sentido e com trocadilhos que, indiretamente, satirizavam o objeto da cantiga.

Veja a cantiga de escárnio de Joan Garcia de Guilhade:

Ei! Dona feia! Que deus me perdoe!
Pois voz tendes bom coração
Que eu voz louvarei por esta razão,
Que voz louvarei,todavia, E veja qual será a louvação
Dona feia, velha e louca!

7. Críticas feitas sem rodeios

Já as cantigas de maldizer, ao contrário das cantigas de escárnio, eram bem mais diretas e agressivas. Em alguns casos eram usados palavrões e até mesmo nomes eram citados pelos trovadores.

Leia esta cantiga de maldizer de Afonso Eanes de Coton:

Marinha, o teu folgar tenho eu por desacertado,
e ando maravilhado de te não ver rebentar;
pois tapo com esta minha boca, a tua boca, Marinha;
e com este nariz meu, tapo eu, Marinha, o teu

8. Refletiam o modo de vida na aristocracia feudal

Como o trovadorismo surgiu no período do apogeu do feudalismo, muito do que foi produzido na literatura e na poesia na época refletia o modo de vida e os costumes sociedade aristocrática feudal.

Os comportamentos e valores da época, as relações entre os senhores feudais e os seus vassalos e a temática das Cruzadas foram temas das cantigas trovadorescas. Muitas vezes o feudalismo e o modo de vida aristocracia eram descritos com sarcasmo nas cantigas satíricas.

Saiba mais sobre os significados de TrovadorismoJogral e Feudalismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …