Pular para o conteúdo principal

Muro de Berlim

Muro de Berlim


O Muro de Berlim foi um muro de concreto que começou a ser construído na cidade de Berlim e que dividiu a Alemanha física e ideologicamente, de 1961 a 1989, em duas partes:  

  • República Democrática da Alemanha (que utilizava o regime socialista liderado pela União Soviética);

Alemanha Oriental bandeira

Bandeira da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental)

  • República Federal da Alemanha (que utilizava o regime capitalista).

Alemanha Ocidental_bandeira

Bandeira da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental)

Construção do Muro de Berlim

No dia 13 de agosto de 1961, Walter Ulbricht, então presidente do lado oriental da Alemanha, ordenou que tropas e veículos do exército fizessem uma barreira que impedisse a passagem de qualquer civil.

Durante a manhã seguinte aconteceu o início da construção. Esse início não teve em consideração nem ruas nem edifícios já existentes no local.

Como tudo aconteceu da noite para o dia, muitas famílias, amigos e vizinhos foram separados repentinamente e assim ficaram por quase três décadas.

A parte leste do país alegava que a construção do muro visava proteger a sua população de elementos fascistas que conspiravam contra a vontade do povo de construir um estado socialista na parte leste da Alemanha.

Na realidade, o muro foi construído para evitar a emigração massiva que marcou a Alemanha de leste durante o período posterior à II Guerra Mundial. 

O lado alemão que estava sob o controle soviético atravessava graves dificuldades econômicas e sociais e, por este motivo, muitas pessoas tentavam fugir para o lado oeste.

Muro de Berlim_1961

Muro de Berlim no ano de sua construção (1961)

Ao longo da construção de 155 km, constavam mais de 300 torres de observação com guardas e uma ampla área conhecida como “faixa da morte”, composta por “camas de fakir” (gramados com pregos), valas anti-veículos e outros tipos de defesas como grades com alarmes, cercas elétricas, arames farpados, patrulhas com cães de guarda e soldados armados.

Divisão do território alemão com o muro de Berlim

A Alemanha ficou dividida em 4 setores de ocupação depois da II Guerra Mundial: soviético, americano, francês e inglês.

Os três setores ocidentais (americano, francês e inglês) eram regidos pelo capitalismo e o setor oriental (soviético), seguia o socialismo.

mapa alemanha divisão

O muro de Berlim criou uma barreira entre toda a parte soviética e a parte ocidental

Relação entre o muro de Berlim e a Guerra fria

A construção do muro de Berlim tornou-se um grande símbolo da Guerra fria pois dividiu o território alemão em Alemanha Ocidental, que concentrava democracias liberais capitalistas e Alemanha Oriental, onde estavam vários estados comunistas.

A Alemanha Oriental ficou sob influência da URSS e a Alemanha Ocidental, sob a influência dos EUA, países que nesse momento da história representavam as duas principais potências mundias.

A parte leste era majoritariamente agrícola e não estava preparada para colocar em prática os planos estabelecidos pela URSS depois da guerra. 

O sistema econômico e social implantado pelos soviéticos gerou resultados insatisfatórios para a população. Muitos tentaram fugir para o lado Ocidental, em busca das melhores condições de vida que aqueles que viviam sob a política americana do capitalismo pareciam ter.

Saiba mais sobre a Guerra fria, a URSS e o capitalismo.

Queda do muro de Berlim

No dia 09 de novembro de 1989, a população alemã foi informada pelo Partido Comunista da Alemanha Oriental de que a travessia entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental estava liberada.

Queda Muro Berlim

Milhares de pessoas se dirigiram ao local para comemorar e contribuir com o fim da construção separatista.

Queda muro berlim população

A própria população deu início à demolição do muro.

O acontecimento histórico foi transmitido ao vivo pela televisão e acompanhado por pessoas do mundo todo. No entanto, a demolição oficial do Muro de Berlim só teve início no dia 13 de junho de 1990.

A queda do muro em 1989 anunciava o fim iminente da Guerra Fria, que veio a terminar em 1991.

Todo o mundo capitalista comemorou a queda do muro, pois para eles isso representava uma derrota do comunismo.

Consequências da queda do muro de Berlim

As principais consequências da queda do muro de Berlim foram a dissolução da URSS e o fim da Guerra Fria em 1991, e a reintegração da Alemanha.

Por volta dos anos 80, a URSS já demonstrava que não tinha mais condições de enfrentar a competitividade imposta pelo capitalismo americano. Os custos com a Guerra do Afeganistão e com a manutenção de material bélico conjugados com outros problemas econômicos, puseram fim ao bloco comunista.

Com o fim da URSS, a Alemanha foi unificada e se tornou um país mais forte.

Saiba mais sobre comunismo, características do comunismo e comunismo e socialismo.

Curiosidades sobre o muro de Berlim

O surgimento dessa barreira deu origem a dois territórios que praticamente não se comunicavam.

Veja abaixo algumas curiosidades relacionadas com o muro de Berlim:

Foi construído para impedir a saída de pessoas profissionalmente qualificadas

O lado oriental vivia em piores condições econômicas do que o lado ocidental, que era gerido por um sistema capitalista.

Por esse motivo, muitas eram as pessoas que tinham vontade de fugir e tentar uma vida melhor na Alemanha Ocidental.

Um dos motivos da construção do muro foi frear a emigração dos habitantes da parte soviética da cidade, evitando que o oriente ficasse defasado de profissionais como médicos, engenheiros, professores, etc.

O muro passou por algumas reformas com o passar dos anos

berlim 80

Imagem do muro de Berlim em 1980, já com lajes de concreto

Durante os seus longos 28 anos de existência, o muro de Berlim passou por várias alterações.

Originalmente construído de forma mais básica, com tapumes, arames farpados e guaritas improvisadas, o muro foi ganhando uma estrutura cada vez mais sólida.

Com o passar do tempo, a construção passou a contar com lajes de concreto e foram espalhadas mais de 300 torres de vigilância, onde atuavam mais de 11 mil soldados.

Características do muro de Berlim

A muro de Berlim foi uma construção de 155 km, ao longo do qual havia mais de 300 torres de observação com guardas.

As paredes, que inicialmente eram formadas por tapumes, foram reformadas ao longo dos anos com placas de concreto, etc., de forma a aumentar a resistência.

Para evitar a fuga de habitantes que residiam do outro lado, foi criada uma ampla área junto ao muro com pregos, grades com alarmes, cercas elétricas, arames farpados, etc.

Muitos morreram ao tentar passar para o outro lado do muro de Berlim

Ao longos das quase três décadas de existência do muro, mais de cem mil pessoas arriscaram suas vidas tentando a travessia.

Segundo o Registro Central de Criminalidade Estatal e Institucional, localizado na cidade de Salzgitter, o número de mortos é de cerca de 872 pessoas, contabilizando não só fugitivos, mas também soldados.

memorial berlim

Memorial do muro de Berlim com fotos das vítimas

Esse número, no entanto, ainda é alvo de questionamentos e discussões até os dias de hoje.

Além de todo o aparato criado para parar os fugitivos (como cercas elétricas, pregos, cães de guarda, etc.), os soldados responsáveis pela vigilância tinham ordem de atirar em toda e qualquer pessoa que ousasse desafiar os limites impostos pelo muro, ordem essa que ficou conhecida como 'Ordem 101'.

As duas últimas pessoas a perderem a vida tentando atravessar o muro foram Chris Gueffroy  (21 de junho de 1968 – 6 de fevereiro de 1989), que foi baleado com dez tiros no peito pelos soldados da vigilância e  Winfried Freudenberg (29 de agosto de 1956 – 8 de março de 1989), que tentou atravessar o muro em um balão e foi encontrado sem vida em um jardim de uma vila, após a queda do transporte.

últimas vítimas muro de Berlim

Chris Gueffroy à esquerda e Winfried Freudenberg à direita

Era possível passar para o outro lado do muro em pontos específicos

Por incrível que possa parecer, era possível atravessar o muro em locais específicos.

Havia um total de oito passagens mas elas apenas eram autorizadas a cidadãos berlinenses ocidentais, alemães ocidentais, estrangeiros ocidentais e funcionários dos Aliados na Berlim Oriental, cidadãos da República Democrática Alemã e cidadãos de outros países socialistas na Berlim Ocidental, desde que tivessem as permissões necessárias.

O ponto de travessia mais famoso, foi um posto militar chamado de Checkpoint Charlie.

O muro de Berlim nos dias de hoje

Como a derrubada do muro de Berlim contou com a participação direta da população local, muitas foram as pessoas que guardaram pedaços da construção como recordação.

Ainda nos dias de hoje, é possível encontrar quem leiloe essas recordações.

Alguns dos pedaços podem ser, inclusive, encontrados a venda em lojas de lembranças para turistas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado das Cores complementares

Significado das Cores complementares Cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático das cores, se posicionam de maneira oposta uma a outra. No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros. Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas. Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo: Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo. As cores terciárias são complementares com cores também terciárias. Amarelo e violeta A cor complementar do amarelo será o violeta ou roxo, como é a cor sit

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado de Mapa conceitual

O que significa Mapa conceitual Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento. Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos. A idealização do mapa conceitual, como um método de organização administrativa de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor e educador Joseph Novak . Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conc

Significado de Kyoto

Significado de Kyoto Kyoto ou Quioto é uma cidade localizada no sul do Japão , conhecida internacionalmente por ter sediado a “Conferência de Kyoto”, famosa pela adoção inédita do “Protocolo de Quioto”, que põe limites às emissões de gases poluentes na atmosfera. Kyoto foi a “Capital Imperial do Japão” até o ano de 1868, quando foi substituída por Tóquio. É uma das cidades mais populosas do Japão, conhecida como “Cidade dos Samurais” e “Velha Capital”. A cidade de Kyoto tem um dos maiores centros de ensino superior do Japão, com cerca de trinta e sete instituições, entre elas, a Universidade de Kyoto, uma das melhores do país.   Protocolo de Quioto O “Protocolo de Kyoto” é um tratado internacional assinado em dezembro de 1997, durante a Conferência de Kyoto, a respeito das mudanças climáticas do mundo. Durante a Conferência de Kyoto, trinta e nove dos países participantes, principalmente os desenvolvidos do norte, firmaram o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes. A meta

Significado da Bandeira da Colômbia

Significado da Bandeira da Colômbia A bandeira da Colômbia é feita em três faixas horizontais nas cores amarela, azul e vermelha . A faixa superior é amarela e ocupa metade da bandeira, as outras duas faixas dividem a metade inferior, sendo azul no meio e vermelho na base. Sua proporção é de 2:3, ou seja, se ela tiver 2 metros de largura, deve ter 3 metros de comprimento. Bandeira atual da Colômbia. As cores da bandeira atual da Colômbia remontam ao início do século XIX , quando começaram as guerras de independência contra o Império Espanhol na região. Antes de se tornarem independentes, Colômbia, Venezuela e Equador faziam parte da Grã-Colômbia e utilizavam a bandeira tricolor. Por essa razão, as bandeiras atuais desses três países são muito similares. História da bandeira da Colômbia A história da bandeira atual da Colômbia remete ao ano de 1801 , quando o general venezuelano Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez (1750-1816) escreveu em seu diário que a bandeira das nações lati