Pular para o conteúdo principal

Muro de Berlim

Muro de Berlim


O Muro de Berlim foi um muro de concreto que começou a ser construído na cidade de Berlim e que dividiu a Alemanha física e ideologicamente, de 1961 a 1989, em duas partes:  

  • República Democrática da Alemanha (que utilizava o regime socialista liderado pela União Soviética);

Alemanha Oriental bandeira

Bandeira da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental)

  • República Federal da Alemanha (que utilizava o regime capitalista).

Alemanha Ocidental_bandeira

Bandeira da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental)

Construção do Muro de Berlim

No dia 13 de agosto de 1961, Walter Ulbricht, então presidente do lado oriental da Alemanha, ordenou que tropas e veículos do exército fizessem uma barreira que impedisse a passagem de qualquer civil.

Durante a manhã seguinte aconteceu o início da construção. Esse início não teve em consideração nem ruas nem edifícios já existentes no local.

Como tudo aconteceu da noite para o dia, muitas famílias, amigos e vizinhos foram separados repentinamente e assim ficaram por quase três décadas.

A parte leste do país alegava que a construção do muro visava proteger a sua população de elementos fascistas que conspiravam contra a vontade do povo de construir um estado socialista na parte leste da Alemanha.

Na realidade, o muro foi construído para evitar a emigração massiva que marcou a Alemanha de leste durante o período posterior à II Guerra Mundial. 

O lado alemão que estava sob o controle soviético atravessava graves dificuldades econômicas e sociais e, por este motivo, muitas pessoas tentavam fugir para o lado oeste.

Muro de Berlim_1961

Muro de Berlim no ano de sua construção (1961)

Ao longo da construção de 155 km, constavam mais de 300 torres de observação com guardas e uma ampla área conhecida como “faixa da morte”, composta por “camas de fakir” (gramados com pregos), valas anti-veículos e outros tipos de defesas como grades com alarmes, cercas elétricas, arames farpados, patrulhas com cães de guarda e soldados armados.

Divisão do território alemão com o muro de Berlim

A Alemanha ficou dividida em 4 setores de ocupação depois da II Guerra Mundial: soviético, americano, francês e inglês.

Os três setores ocidentais (americano, francês e inglês) eram regidos pelo capitalismo e o setor oriental (soviético), seguia o socialismo.

mapa alemanha divisão

O muro de Berlim criou uma barreira entre toda a parte soviética e a parte ocidental

Relação entre o muro de Berlim e a Guerra fria

A construção do muro de Berlim tornou-se um grande símbolo da Guerra fria pois dividiu o território alemão em Alemanha Ocidental, que concentrava democracias liberais capitalistas e Alemanha Oriental, onde estavam vários estados comunistas.

A Alemanha Oriental ficou sob influência da URSS e a Alemanha Ocidental, sob a influência dos EUA, países que nesse momento da história representavam as duas principais potências mundias.

A parte leste era majoritariamente agrícola e não estava preparada para colocar em prática os planos estabelecidos pela URSS depois da guerra. 

O sistema econômico e social implantado pelos soviéticos gerou resultados insatisfatórios para a população. Muitos tentaram fugir para o lado Ocidental, em busca das melhores condições de vida que aqueles que viviam sob a política americana do capitalismo pareciam ter.

Saiba mais sobre a Guerra fria, a URSS e o capitalismo.

Queda do muro de Berlim

No dia 09 de novembro de 1989, a população alemã foi informada pelo Partido Comunista da Alemanha Oriental de que a travessia entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental estava liberada.

Queda Muro Berlim

Milhares de pessoas se dirigiram ao local para comemorar e contribuir com o fim da construção separatista.

Queda muro berlim população

A própria população deu início à demolição do muro.

O acontecimento histórico foi transmitido ao vivo pela televisão e acompanhado por pessoas do mundo todo. No entanto, a demolição oficial do Muro de Berlim só teve início no dia 13 de junho de 1990.

A queda do muro em 1989 anunciava o fim iminente da Guerra Fria, que veio a terminar em 1991.

Todo o mundo capitalista comemorou a queda do muro, pois para eles isso representava uma derrota do comunismo.

Consequências da queda do muro de Berlim

As principais consequências da queda do muro de Berlim foram a dissolução da URSS e o fim da Guerra Fria em 1991, e a reintegração da Alemanha.

Por volta dos anos 80, a URSS já demonstrava que não tinha mais condições de enfrentar a competitividade imposta pelo capitalismo americano. Os custos com a Guerra do Afeganistão e com a manutenção de material bélico conjugados com outros problemas econômicos, puseram fim ao bloco comunista.

Com o fim da URSS, a Alemanha foi unificada e se tornou um país mais forte.

Saiba mais sobre comunismo, características do comunismo e comunismo e socialismo.

Curiosidades sobre o muro de Berlim

O surgimento dessa barreira deu origem a dois territórios que praticamente não se comunicavam.

Veja abaixo algumas curiosidades relacionadas com o muro de Berlim:

Foi construído para impedir a saída de pessoas profissionalmente qualificadas

O lado oriental vivia em piores condições econômicas do que o lado ocidental, que era gerido por um sistema capitalista.

Por esse motivo, muitas eram as pessoas que tinham vontade de fugir e tentar uma vida melhor na Alemanha Ocidental.

Um dos motivos da construção do muro foi frear a emigração dos habitantes da parte soviética da cidade, evitando que o oriente ficasse defasado de profissionais como médicos, engenheiros, professores, etc.

O muro passou por algumas reformas com o passar dos anos

berlim 80

Imagem do muro de Berlim em 1980, já com lajes de concreto

Durante os seus longos 28 anos de existência, o muro de Berlim passou por várias alterações.

Originalmente construído de forma mais básica, com tapumes, arames farpados e guaritas improvisadas, o muro foi ganhando uma estrutura cada vez mais sólida.

Com o passar do tempo, a construção passou a contar com lajes de concreto e foram espalhadas mais de 300 torres de vigilância, onde atuavam mais de 11 mil soldados.

Características do muro de Berlim

A muro de Berlim foi uma construção de 155 km, ao longo do qual havia mais de 300 torres de observação com guardas.

As paredes, que inicialmente eram formadas por tapumes, foram reformadas ao longo dos anos com placas de concreto, etc., de forma a aumentar a resistência.

Para evitar a fuga de habitantes que residiam do outro lado, foi criada uma ampla área junto ao muro com pregos, grades com alarmes, cercas elétricas, arames farpados, etc.

Muitos morreram ao tentar passar para o outro lado do muro de Berlim

Ao longos das quase três décadas de existência do muro, mais de cem mil pessoas arriscaram suas vidas tentando a travessia.

Segundo o Registro Central de Criminalidade Estatal e Institucional, localizado na cidade de Salzgitter, o número de mortos é de cerca de 872 pessoas, contabilizando não só fugitivos, mas também soldados.

memorial berlim

Memorial do muro de Berlim com fotos das vítimas

Esse número, no entanto, ainda é alvo de questionamentos e discussões até os dias de hoje.

Além de todo o aparato criado para parar os fugitivos (como cercas elétricas, pregos, cães de guarda, etc.), os soldados responsáveis pela vigilância tinham ordem de atirar em toda e qualquer pessoa que ousasse desafiar os limites impostos pelo muro, ordem essa que ficou conhecida como 'Ordem 101'.

As duas últimas pessoas a perderem a vida tentando atravessar o muro foram Chris Gueffroy  (21 de junho de 1968 – 6 de fevereiro de 1989), que foi baleado com dez tiros no peito pelos soldados da vigilância e  Winfried Freudenberg (29 de agosto de 1956 – 8 de março de 1989), que tentou atravessar o muro em um balão e foi encontrado sem vida em um jardim de uma vila, após a queda do transporte.

últimas vítimas muro de Berlim

Chris Gueffroy à esquerda e Winfried Freudenberg à direita

Era possível passar para o outro lado do muro em pontos específicos

Por incrível que possa parecer, era possível atravessar o muro em locais específicos.

Havia um total de oito passagens mas elas apenas eram autorizadas a cidadãos berlinenses ocidentais, alemães ocidentais, estrangeiros ocidentais e funcionários dos Aliados na Berlim Oriental, cidadãos da República Democrática Alemã e cidadãos de outros países socialistas na Berlim Ocidental, desde que tivessem as permissões necessárias.

O ponto de travessia mais famoso, foi um posto militar chamado de Checkpoint Charlie.

O muro de Berlim nos dias de hoje

Como a derrubada do muro de Berlim contou com a participação direta da população local, muitas foram as pessoas que guardaram pedaços da construção como recordação.

Ainda nos dias de hoje, é possível encontrar quem leiloe essas recordações.

Alguns dos pedaços podem ser, inclusive, encontrados a venda em lojas de lembranças para turistas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo...

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto...

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai...

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo...

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o...

Significado de PCC

O que significa PCC PCC é a sigla de Primeiro Comando da Capital , uma facção criminosa brasileira que comanda diversos atos ilícitos, como assaltos, sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e rebeliões nos presídios. Considerada como uma das maiores organizações criminais do país, o PCC foi criado em 31 de agosto de 1993 no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté (“Piranhão”), em São Paulo. Originalmente, este grupo foi formado por 8 presos que tinham a “missão” de vingar o episódio do massacre do Carandiru, onde 111 reclusos foram assassinados, em 1992. Inicialmente batizado de Partido do Crime, o PCC também é conhecido pelo código “15.3.3” , devido ao fato do “P” ser a 15ª letra do alfabeto português e o “C” a 3ª. Os membros do PCC estão espalhados por quase todos os estados brasileiros, além de registros de atuações desta organização na Bolívia e no Paraguai. Dentre os líderes desta facção, os mais conhecidos foram Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido por “Marcola” ou “Playb...

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso...

Significado de Diamante

O que significa Diamante O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa  formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas. Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo . Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração , principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. Origem do diamante O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natu...

Significado dos Neurônios

Significado dos Neurônios Neurônios são as células que compõem o sistema nervoso , responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que este responda aos estímulos do meio, por exemplo. O sistema nervoso humano é formado por dois grupos de células: neuróglia e neurônios. Além de ter a função de transmitir os estímulos, os neurônios também transmitem informações entre si através de sinapses , processos que consistem justamente na troca de informações entre essas células. Todas as ações dos seres humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas, sensações, entre outras coisas somente são possíveis graças aos neurônios. Estima-se que existam aproximadamente 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso dos seres humanos. Ver também: significado do Sistema Nervoso . Partes do neurônio Os neurônios são divididos nas seguintes partes: corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendrito...

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int...