Pular para o conteúdo principal

Significado de Alimentos não perecíveis

O que significa Alimentos não perecíveis


Os alimentos não perecíveis (ou estáveis) são aqueles que têm maior prazo de validade e duração em relação aos outros alimentos.

Um alimento não perecível é o alimento que, se tiver baixo teor de água e for corretamente armazenado, pode estar em boas condições para consumo por mais tempo. 

Quais são os alimentos não perecíveis?

A lista dos alimentos chamados de não perecíveis é longa. Os alimentos que têm mais durabilidade são os mais secos, ou seja, que têm pouca água em sua constituição. Também são não perecíveis muitos alimentos industrializados.

Veja alguns exemplos desses alimentos:

  • sal,
  • café,
  • açúcar,
  • água,
  • macarrão,
  • pipoca,
  • farinha,
  • leite em pó,
  • biscoitos,
  • vinagre,
  • arroz,
  • feijão,
  • lentilha,
  • grão-de-bico,
  • achocolatado em pó,
  • temperos secos,
  • ovo em pó,
  • óleo,
  • mel.

Os alimentos que são conservados na forma desidratada (como as frutas desidratadas) ou em conserva (como as salsichas e as azeitonas) também são não perecíveis e duram por mais tempo.

Da mesma forma, os alimentos perecíveis que forem congelados também têm o prazo de validade aumentado.

alimentos

Os alimentos não perecíveis costumam ser mais secos, com pouca água e industrializados.

Vantagens dos alimentos não perecíveis

Além de terem o prazo de consumo maior, os alimentos não perecíveis têm outras vantagens em comparação com os demais tipos de alimentos.

Boa parte dos produtos não perecíveis são alimentos de grande importância para a nutrição humana e para o equilíbrio das refeições, como é o caso do arroz, dos grãos e do macarrão.

Além disso, ainda em relação à vantagem do tempo de conservação, os não perecíveis são os alimentos mais indicados para longo armazenamento, que podem ser consumidos em situações de emergência.

Um bom exemplo disso é o uso destes produtos em caso de falta de alimentos, como na situação de um desastre ambiental ou de uma guerra.

Os alimentos não perecíveis estragam?

É importante saber que os alimentos chamados de não perecíveis também perdem a validade e podem estragar, deixando de ser apropriados para o consumo.

A diferença entre os alimentos não perecíveis e os perecíveis é que, se forem armazenados de forma correta, os não perecíveis mantêm sua qualidade para consumo por mais tempo em comparação aos perecíveis.

Alimentos não perecíveis e doação

É muito comum que em campanhas de arrecadação de alimentos seja pedido que os itens doados sejam do tipo alimentos não perecíveis.

É justamente pela qualidade de validade extensa que estes são os alimentos arrecadados, porque não são perdidos com rapidez e podem ser facilmente armazenados até o momento de serem distribuídos e consumidos.

Como os alimentos não perecíveis são conservados?

Quando se fala em alimento não perecível refere-se ao tempo de validade que ele possui, principalmente se for armazenado em um local que seja seco e sem umidade. Os alimentos também não devem ser guardados em locais onde fiquem expostos ao calor ou ao sol.

A maioria dos alimentos não perecíveis também não precisam ser armazenados em geladeira ou freezer.

Alimentos perecíveis

Ao contrários dos não perecíveis, os alimentos perecíveis (ou alteráveis) são os que estragam com mais facilidade e que têm um prazo de validade mais curto. Isso acontece porque eles têm maior quantidade de água na sua constituição.

Para que sejam conservados estes alimentos precisam ser mantidos em ambiente seco e fresco, protegidos da luz solar ou refrigerados.

Os alimentos naturais como algumas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e leite se encaixam nessa categoria.

Alimentos semiperecíveis

Os alimentos semiperecíveis, assim como acontece com os perecíveis, são menos secos e têm menor duração, se forem comparados aos alimentos não perecíveis.

A diferença entre os semiperecíveis e os perecíveis é a 'barreira de proteção' que os semiperecíveis têm. O melhor exemplo disso são os alimentos com casca, como a batata, a beterraba e os ovos.

A conservação dos alimentos semiperecíveis é bastante relacionada com a conservação da casca, que tem a função de proteger o alimento dos danos que podem ser causados pelo exposição ao sol ou à umidade e que podem, por exemplo, originar o crescimento de fungos.

Também fazem parte da categoria dos alimentos semiperecíveis aqueles que passaram por algum tipo de processo que aumente a sua validade, como alimentos que são guardados na forma de conserva.

Conheça algumas diferenças entre verduras e legumes e veja também os significados de Alimentos transgênicos e Diet.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…