Pular para o conteúdo principal

Significado de Cangaço

O que significa Cangaço


Cangaço é o nome dado ao movimento armado de nômades nordestinos que teve seu auge entre o final do século XIX e início do XX. O cangaço ficou marcado pela intensidade de crimes violentos e cruéis no Nordeste do Brasil, movidos principalmente pela vingança, revolta e disputa de terras. 

Formados por sertanejos, jagunços, empregados de latifúndios, capangas e pistoleiros, os grupos do cangaço espalhavam terror e medo por onde passavam. Os cangaceiros - nome atribuído aos membros desses grupos - eram considerados os bandidos mais perigosos do sertão brasileiro.

A figura do cangaceiro era caracterizada como a de um homem do sertão que usava roupas de couro com diversos ornamentos, um chapéu de abas largas, punhais e armas de fogo penduradas na cintura. Aliás, originalmente o termo 'cangaço' surgiu a partir da palavra 'canga', nome dado à uma peça de madeira utilizada nos animais para transportar utensílios. Assim sendo, a palavra 'cangaceiro' faz alusão à canga, devido a grande quantidade de objetos e armas que esses bandidos andarilhos carregavam.

Durante os primeiros anos da República Oligárquica, o poder do cangaço no nordeste do Brasil era imenso. A crueldade durante os ataques despertava o medo da polícia estadual, que necessitava de reforços da polícia militar na tentativa de impedir os cangaceiros. Devido à bravura e audácia desses bandidos, muitas vezes eram vistos como heróis entre a população das pequenas cidades e vilas do sertão, que enfrentavam o descaso das autoridades e viviam em extrema pobreza.

Existiam três principais categorias de grupos de cangaço no sertão: o defensivo, que funcionava à serviço de grades latifundiários, com o objetivo de defender propriedades de terra da invasão de índios e de demais inimigos; o político, que defendiam os interesses dos grandes fazendeiros locais e recebiam, por conta disso, certa 'proteção' das autoridades; e os independentes, que tinham característica do banditismo, ou seja, eram os temidos cangaceiros que roubavam viajantes, estupravam mulheres indefesas, matavam e saqueavam cidades inteiras, atacavam lideres governamentais, fazendeiros e outras pessoas com grandes posses.

Os cangaceiros viviam na região da caatinga, sendo exímios conhecedores deste tipo de vegetação, o que facilitava a sua fuga das autoridades que estavam sempre perseguindo esses bandidos. Os homens do cangaço atuavam nas cidades dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Saiba mais sobre o significado de Caatinga.

As histórias sobre o cangaço perpetuaram pelo imaginário popular do brasileiro, criando uma imagem heroica dos cangaceiros, que foram representados através da arte, pelo teatro, cinema, música e literatura.

A literatura de Cordel, típica no nordeste, tinha como um dos temas mais recorrentes a vida e luta no cangaço.

Saiba mais sobre o significado de Cordel.

Lampião, o rei do Cangaço

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi o cangaceiro mais famoso da história do sertão brasileiro. Suas ações de ousadia e crueldade fizeram com que fosse temido em todo o Nordeste, onde também era chamado de Rei do Cangaço ou Senhor do Sertão.

Lampião nasceu no sertão de Pernambuco e era filho de uma família bastante pobre. A história conta que a origem da vida de Lampião no cangaço foi por causa da revolta que sentiu devido a condição de extrema miséria, da perda da propriedade da família e pelo assassinato de seu pai pela polícia.

Lampião era companheiro de Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita, considerada a primeira mulher a fazer parte de um grupo de cangaço.

Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros de seu grupo foram assassinados em uma emboscada em junho de 1938, sendo decapitados e suas cabeças espalhadas por várias cidades do interior do nordeste, como forma de afugentar os cangaceiros remanescentes.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados