Pular para o conteúdo principal

Significado de Clima

O que significa Clima


Clima é a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinada região.  Para saber qual o clima de um lugar, é necessário fazer observações do tempo atmosférico diariamente, durante muitos anos, para verificar a regularidade das combinações dos seus elementos.

Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica (corresponde à força provocada pela força do ar), as precipitações (chuva, neve, e granizo) e os ventos.

Tempo atmosférico

As condições atmosféricas de um dia determina o tempo atmosférico e não o clima, ou seja, o tempo atmosférico é uma condição passageira dos elementos do clima. Ele varia de um dia para outro ou mesmo de uma hora para outra.  Em dado momento do dia, a temperatura pode se apresentar alta, com o sol brilhando, e em outro pode ocorrer chuva e queda de temperatura.

As previsões meteorológicas dão ideia da combinação dos elementos do clima em dado momento. Em geral são usadas as expressões: tempo bom, tempo nublado, parcialmente nublado ou tempo chuvoso.

Tipos de clima

Os climas são classificados pelos meteorologistas e climatologistas com base principalmente na temperatura e na umidade. São levadas em consideração as médias mensais de temperatura e de precipitações medidas nas estações meteorológicas existentes em várias partes do mundo. Quanto à temperatura, o clima pode ser: quente, temperado, frio e polar. Quanto à umidade do ar, o clima pode ser: superúmido, úmido, semiárido e árido. A junção dessas variáveis de temperatura e umidade determinam os diversos tipos de climas, que recebem os nomes das “zonas térmicas da Terra”, são eles:

Tropical - clima quente o ano inteiro, apresentando apenas duas estações bem definidas: inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso.
Equatorial – temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano inteiro, com pequena amplitude térmica anual. Ocorre na zona mais quente do planeta.
Subtropical – chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual.
Temperado – apenas nas zonas climáticas temperadas que são encontradas definições claras das quatro estações do ano.
Polar ou glacial – climas com baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10°C nos meses de verão.

Dependendo de certos locais o clima também pode ser mediterrâneo, desértico ou árido, semiárido e frio.

O clima mediterrâneo apresenta verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. Do ponto de vista da temperatura é bastante parecido com os climas tropicais. Seus índices pluviométricos são um pouco menores e as chuvas ocorrem no outono e no inverno.  É encontrado nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo (sul da Europa e norte da África), no sudeste da Austrália, na costa oeste americana e no centro do Chile.

O clima semiárido é um clima de transição, que se caracteriza por apresentar chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. É encontrado tanto em regiões tropicais (onde as temperaturas são elevadas o ano todo) quanto em zonas temperadas (onde os invernos são frios).

Clima organizacional

Clima organizacional é o grau de satisfação medido dentro de uma empresa. É a percepção coletiva da “atmosfera psicológica” criada no ambiente de trabalho. É o conjunto dos diferentes aspectos da cultura empresarial, dos padrões comportamentais, das normas e princípios encontrados numa organização, que influenciam na produtividade e rentabilidade de um negócio.

Veja também

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …