Pular para o conteúdo principal

Significado de Curupira

O que significa Curupira


Curupira ou Currupira é uma figura mitológica que pertence ao folclore brasileiro, conhecido como protetor da fauna e da flora amazônica.

O curupira é um personagem antigo do folclore nacional, sendo citado pela primeira vez em 1560, em relatos do jesuíta português José de Anchieta, como um 'demônio das florestas' que persegue, tortura e mata pessoas que entram na mata com intenções maldosas.

A figura folclórica do curupira é típica da floresta amazônica, no entanto sua lenda já se espalhou por todas as regiões do Brasil. Descrito como um 'duende' ou 'espírito da floresta', o curupira tem o corpo de uma criança, com pelos ruivos 'cor de fogo', pele escura, dentes verdes e, considerada a sua principal característica, tem os pés virados para trás, com o calcanhar para frente.

Etimologicamente, a palavra 'curupira' pode ter tido origem do tupi-guarani kuru'pir, que significa 'corpo coberto de pústulas'. Mas, a explicação mais aceita para justificar o surgimento do nome é a de que curu seria uma contração de curumim, 'menino' ou 'criança', e pira que significa 'corpo' no idioma Tupi, ou seja, curupira quer dizer 'corpo de menino'.

Lenda do Curupira

A lenda do curupira conta que o pequeno ser mitológico é um guardião da vida na floresta, defendendo e protegendo as plantas, árvores e animais que habitam a mata.

Na maioria das histórias, ele sempre aparece representando a figura de um justiceiro, sem intenções malvadas para com os seres humanos, a não ser com aqueles que desrespeitam a 'sua casa'. O curupira é impiedoso com as pessoas que exploram a floresta indevidamente, como caçadores e seringueiros, por exemplo.

O curupira faz com que os intrusos se percam na floresta, faz com que a caça fique invisível diante dos olhos dos caçadores e, em algumas situações, chega a torturar e matar o homem que o desrespeita.

Para entrar na floresta sem ofender o curupira, os índios costumam oferecer pequenos 'presentes' para a criatura, como fumo (tabaco) ou cachaça.

A lenda ainda conta que os curupiras costumam raptar crianças para poder brincar com elas na floresta. Os meninos e meninas que são enfeitiçados pelo curupira só retornam para a casa após sete anos, quando já começam a entrar na vida adulta e deixam de ser uma companhia agradável para o 'espírito da floresta'. Porém, existem crianças que nunca mais voltam, pois resolvem renegar a vida civil e viver o resto de suas vidas na mata com o curupira.

Curupira e Caipora

Muitas vezes confundido com o próprio Curupira, o Caipora é outra figura mitológica do folclore brasileiro.

Conhecido por ser o primo do curupira, o caipora é representado pela imagem de um pequeno índio de pele escura, que habita as florestas e ajuda a proteger toda a vida que existe nas matas, sempre montado em um porco-do-mato e segurando uma vara de bambu nas mãos.

Algumas lendas ainda contam que o caipora é canibal, ou seja, caso veja alguém caçando indevidamente na floresta, ele ataca e come o agressor.

Assim como o curupira, o caipora adora ser presenteado com tabaco. Então os caçadores, para não serem atormentados pelo caipora, devem oferecer pequenas porções de fumo para os espíritos da mata.

Veja também o Significado de Folclore.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados