Pular para o conteúdo principal

Significado de Empreendedor

O que significa Empreendedor


Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

Empreendedor individual

Empreendedor individual é aquele que atua no mercado com uma atividade empresarial própria. É a pessoa física, é o titular da empresa, onde o patrimônio da pessoa física e do empreendedor individual são os mesmos. É o responsável de forma ilimitada pelas dívidas do empreendimento.

Na legislação brasileira, é considerado empreendedor individual aquele empresário que fatura até R$60 mil por ano, e que possui, no máximo, um empregado. O empreendedor individual é enquadrado no sistema tributário do “Simples Nacional”, cujas alíquotas tributárias variam entre 04 a 11,61%.

Empreendedor digital

Empreendedor digital é aquele que oferece seu produto ou serviço através da internet, com o objetivo de obter lucro. O e-commerce – todo comércio realizado online permite diferentes maneiras de negócios para o empreendedor.

Lojas, fábricas, artesões, produtores individuais, entre ouros, podem empreender na rede através de um site construído especificamente para a venda de produtos ou através de links patrocinados, redes sociais, e-mail etc.

Empreendedor social

Empreendedor social é aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.

As empresas sociais, diferentes das ONGs ou das empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para por meio de uma atividade lucrativa, buscar soluções para os problemas sociais.

Empreendedor e empresário

Empreendedor e empresário são palavras associadas, porém, na prática, há uma diferença entre os dois perfis. Ser empresário é tomar a seu cargo um empreendimento, é gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro e o crescimento sustentável da empresa. É também se ocupar da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público.

O perfil do empreendedor é ser inovador, arrojado, é ter um olhar próprio de ver os negócios, é querer transformar seu sonho em realidade. Para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa, ele pode ser empreendedor em qualquer campo que atue, sendo ele um professor, um médico, um industriário etc. Basta ser inovador, contribuir com ideias arrojadas, com o objetivo de criar algo que revolucione sua área de trabalho.

Portal do Empreendedor

Portal do empreendedor é um site do governo federal destinado a fornecer orientações ao empreendedor que pretende estabelecer uma atividade produtiva. O portal disponibiliza importantes detalhes sobre os tipos de empresas no Brasil, sua natureza jurídica, os requisitos, benefícios e impedimentos. Disponibiliza todas as orientações sobre abertura de um empreendimento, permitindo a execução online dos atos necessários à formalização do Microempreendedor Individual.

Veja também

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …