Pular para o conteúdo principal

Significado de Etanol

O que significa Etanol


Etanol é um álcool de origem vegetal usado como combustível para veículos, uma fonte de energia alternativa e renovável. Etanol, álcool ou álcool etílico se refere à mesma substância.

O etanol é extraído de matérias primas, plantadas e colhidas a cada estação, entre elas, a cana de açúcar, o milho, trigo, cevada etc. sendo a cana de açúcar a mais produtiva, onde o processo de fabricação é realizado em grandes usinas.

O etanol faz parte dos biocombustíveis, entre eles, o biodiesel e o biogás, fontes de energia que emitem muito menos gases poluentes em comparação com os combustíveis fósseis.

O etanol além de ser usado como combustível, na sua forma pura ou misturado à gasolina é também matéria prima industrial, largamente utilizada na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes, tintas etc.

Metanol

O metanol ou álcool metílico é um biocombustível altamente inflamável, obtido através da destilação de madeira ou através de gases de origem fóssil. Suas propriedades são semelhantes ao etanol, porém é um produto poluente.

O metanol além de ser utilizado como combustível é também empregado como solvente na indústria química, na fabricação de plásticos, na indústria farmacológica etc.

O metanol além de tóxico, o que provoca irritação nos olhos, dor de cabeça náuseas etc. sua chama é praticamente invisível, o que dificulta o controle do fogo.

Etanol hidratado e etanol anidro

O etanol hidratado é o etanol comum vendido nos postos, enquanto o etanol anidro, também chamado de etanol puro ou etanol absoluto, é aquele misturado à gasolina. A diferença entre eles diz respeito à quantidade de água presente em cada um.

O etanol hidratado possui em sua composição entre 95% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro possui em média 99,6% de graduação alcoólica.

Etanol de segunda geração

O etanol de segunda geração ou etanol celulósico é aquele produzido a partir da biomassa de várias fontes, entre elas a palha, o bagaço e as folhas da cana de açúcar. É mais uma alternativa para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Com a tecnologia de segunda geração os coprodutos passam por um processo de desestruturação e são transformados em açúcares solúveis. Na fase de fermentação o açúcar é convertido em etanol que é purificado na destilação.  A composição do etanol de segunda geração é igual a do etanol convencional.

Veja também o significado de Gasolina formulada.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…