Pular para o conteúdo principal

Significado de Fobia

O que significa Fobia


Fobia é um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém. A palavra fobia pode ser considerada um sinônimo de medo extremo.

A fobia normalmente é tratada como uma patologia, considerada uma doença psicológica, e que causa o medo mórbido, a repulsa e a angústia intensa de algo específico, um lugar, uma condição, um sentimento e etc.

Cada fobia tem um nome específico. Exemplo: aracnofobia (medo de aranhas), claustrofobia (medo de lugares fechados ou com muitas pessoas), coulrofobia (medo de palhaços), acrofobia (medo de altura), catsaridafobia (medo irracional de baratas), aicmofobia / aiquimofobia / belonofobia (medo de agulhas ou injeções) e nictofobia (medo do escuro).

A palavra fobia se originou a partir do grego phóbos, que significa 'medo' ou 'terror'.

Sinônimos de Fobia

  • terror
  • medo
  • ódio irracional
  • aversão
  • repúdio
  • pavor
  • abominação
  • temor

Fobia Social

A fobia social é um transtorno comportamental caracterizado pelo intenso medo e ansiedade de manter contato ou de estar inserido em um grupo social desconhecido.

As pessoas que sofrem com fobia social não coseguem suportar a ideia de serem analisadas ou avaliadas por outras pessoas, temendo a reprovação. Esse receio extremo acaba por afetar a vida dessas pessoas, que se isolam e possuem grandes dificuldades em manter uma vida social normal.

Atividades corriqueiras como comer, falar, andar ou mesmo escrever passa a ser um desafio para as pessoas que sofrem com fobia social, quando estão sob olhares de algum desconhecido.

Ao contrário da fobia social, a timidez é um sentimento compartilhado por todos os seres humanos, em níveis e situações diferentes. Na realidade, a timidez é bastante normal quando um indivíduo está em um ambiente diferente ou novo, do qual ainda não está habituado. Porém, a tendência é ir se adaptando e se familiarizando com o novo local ou com as novas pessoas, fazendo com que o medo e a insegurança vá desaparecendo aos poucos.

No entanto, o que distingue uma pessoa tímida de uma com fobia social são as consequências que o medo de conviver em sociedade pode acarretar para a vida do indivíduo. Por exemplo, um comportamento esperado de um indivíduo com fobia social seria a de desistir de um curso ou sair da escola por medo de apresentar um trabalho oralmente para toda a turma.

tratamento da fobia social, assim como os outros tipo de fobia, deve ser feito e acompanhado por psicólogos ou psiquiatras, através de sessões de terapias ou, em alguns casos, remédios próprios para o excesso de ansiedade.

Saiba mais sobre o significado da Fobia Social.

Tipos de fobia estranhas

  • Papyrofobia é o medo irracional de papéis.
  • Metrofobia é o medo irracional de poemas e poesias.
  • Efebofobia é o medo irracional que algumas pessoas sentem de estar próximas de outras pessoas mais jovens.
  • Somnifobia é o medo de dormir. As pessoas com essa fobia temem nunca mais acordar, caso durmam, ou que acordem com algum tipo de doença mental.
  • Onomatofobia é o medo irracional de pronunciar ou escutar algumas palavras.
  • Fobofobia é o 'medo de sentir medo'. São pessoas que tem medo de descobrir que possuem algum tipo de fobia e que esta possa mudar a sua qualidade de vida.
  • Filofobia é o 'medo de amar'. 

Ver também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…