Pular para o conteúdo principal

Significado de Fordismo

O que significa Fordismo


Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa de um produto, ou seja, ao sistema das linhas de produção. O Fordismo foi criado pelo norte-americano Henry Ford, em 1914, revolucionando o mercado automobilístico e industrial da época.

O objetivo do empresário Henry Ford era criar um método que reduzisse ao máximo os custos de produção da sua fábrica de automóveis, consequentemente barateando os veículos para a venda, atingindo um maior número de consumidores.

Até o surgimento do sistema fordista, os automóveis eram feitos artesanalmente, um processo caro e que levava muito tempo para ficar pronto. No entanto, mesmo sendo mais baratos e fáceis de se produzir, os veículos do fordismo não tinham a mesma qualidade atribuída aos feitos artesanalmente, como acontecia com o Rolls Royce, por exemplo.

O fordismo foi um processo que se popularizou bastante durante o século XX, ajudando a disseminar o consumo de carros entre todas as classes econômicas ao redor do mundo. Foi um modelo que surgiu a partir da racionalização do capitalismo, criando as chamadas 'produções em massa' e o 'consumo de massa'.

O fordismo funcionava tendo como princípio a especialização que cada funcionário da empresa teria na hora de montar o produto, sendo cada um responsável exclusivamente por uma etapa da produção. As empresas também não tinham a preocupação de contratar profissionais totalmente qualificados, pois cada operário precisava aprender apenas a executar as funções inerentes a uma pequena parte dentro de todo o processo de confecção do produto.

O sistema fordista foi de extrema vantagem para os empresários, porém considerado negativo para os funcionários. O trabalho repetitivo, desgastante e a baixa qualificação faziam com que recebessem salários mais baixos, justificando-se com o objetivo de baixar o preço da produção.

O período que se segue ao segundo pós-guerra é considerado o auge do fordismo na história do capitalismo. Porém, devido a falta de personalização dos produtos e rigidez do sistema, o fordismo encontrou o seu declínio no começo dos anos 1970, sendo gradativamente substituído por um modelo mais 'enxuto'.

O clássico filme 'Tempos Modernos' (Modern Times, 1936) , do ator e diretor Charles Chaplin, faz uma sátira e crítica ao sistema de produção fordista, além de mostrar um pouco as condições que a crise econômica de 1929 deixou nos Estados Unidos.

Características do Fordismo

Entre as principais características do fordismo, destaca-se:

  • Redução de custos na linha de produção;
  • Aperfeiçoamento da linha de montagem do produto;
  • Pouca qualificação dos operários;
  • Divisão das funções de trabalho;
  • Repetitividade do trabalho;
  • Trabalho em cadeia;
  • Trabalho contínuo
  • Especialização técnica de cada operário de acordo com sua função;
  • Produção de produtos em massa, ou seja, em grandes quantidades;
  • Grande investimento em máquinas e instalações nas fábricas;
  • Uso de máquinas operadas pelo homem no processo de produção;

Fordismo e Taylorismo

O taylorismo foi um modelo de organização da produção industrial, assim como o fordismo, que ajudou a revolucionar o trabalho fabril no começo do século XX.

O taylorismo, sistema criado pelo engenheiro mecânico Frederick Winslow Taylor, determinava que cada operário deveria ficar responsável por uma função específica dentro do processo de produção, não sendo necessário o seu conhecimento global sobre as outras etapas da confecção do produto, ou seja, sem saber como seria concluído. Os funcionários eram supervisionados por um gerente, que garantia o cumprimento de cada fase do processo produção.

Outra característica inovadora do taylorismo foi o sistema de bonificação. Quando um funcionário produzia mais em menos tempo de trabalho, era gratificado com prêmios que incentivavam a constante melhoria no trabalho.

Saiba mais sobre o Taylorismo.

Toyotismo

O chamado Toyotismo foi o modelo de configuração da produção industrial que predominou sobre o fordismo e o taylorismo a partir das décadas de 1970 e 1980, quando surgiu uma crescente demanda de produtos mais personalizados, tecnológicos, com melhor qualidade e performance no mercado de consumo.

A principal característica do Sistema Toyota de Produção, criado e desenvolvido pela empresa japonesa produtora de automóveis Toyota Motor, foi a eliminação do desperdício, criando uma produção mais 'enxuta', no lugar da desenfreada massificação do produto feito no fordismo.

Outro ponto importante e diferencial do toyotismo é a especialização dos profissionais da empresa, pois devido a segmentação diversificada do mercado, os funcionários não podiam ter funções únicas e restritas, como acontecia no fordismo. O toyotismo investiu na qualificação do mercado, investindo na educação de seu povo.

Os produtos no Sistema Toyota de Produção eram criados de acordo com a demanda que surgia ('just in time'), minimizando os estoques desnecessários e evitando desperdícios.

A partir de 2007, a Toyota Motor é declarada a maior montadora de automóveis do mundo, devido a eficiência do toyotismo.

Saiba mais sobre o significado do Toyotismo

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …