Pular para o conteúdo principal

Significado de Handebol

O que significa Handebol


Handebol é uma modalidade esportiva, jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos.

O grande diferencial do handebol (ou andebol, como se diz em Portugal) é o uso das mãos para a prática do esporte. Etimologicamente, a palavra handebol surgiu a partir do termo em inglês handball (hand, que significa 'mão'; e ball, que quer dizer 'bola').

O handebol moderno surgiu na Alemanha, no começo do século XX, criado pelo professor alemão Karl Schellenz durante a Primeira Guerra Mundial.

No começo o esporte era praticado em um campo gramado e com duas equipes de onze jogadores cada, similar ao futebol de campo, porém com o diferencial de ser jogado com as mãos e não com os pés.  

Aliás, o uso dos pés no handebol é estritamente proibido. O objetivo do jogo é marcar gols com as mãos. 

Inicialmente, o esporte também era praticado exclusivamente por mulheres, mas não demorou muito para que os homens começassem a aderir ao handebol. 

Na década de 1960 o esporte começou a ser praticado em salões e não mais em campos gramados. 

O handebol foi incluído como um esporte oficial dos Jogos Olímpicos em 1934, pelo Cômite Olímpico Internacional - COI.

Atualmente existem duas principais categorias do esporte: o handebol masculino e handebol feminino, que podem ser praticados tanto em quadras de salão ou na areia (handebol de areia). 

Regras e fundamentos do Handebol

  • São necessárias duas equipes com sete jogadores, sendo um o goleiro;
  • Cada partida de handebol tem duração de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada;
  • Em caso de empate, haverá uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos;
  • O goleiro é o único jogador que poderá utilizar os pés para fazer as defesas; 
  • A medida oficial da quadra de handebol é de 40 x 20 metros, feito com piso de madeira ou emborrachado;
  • O objetivo do jogo é marcar gols, para isso a bola deve atravessar totalmente a linha do gol; 

Handebol no Brasil

O handebol chegou no Brasil através de imigrantes alemães refugiados da Primeira Guerra Mundial, em meados do século XX. 

O handebol é o esporte coletivo menos praticado no Brasil, em comparação ao futebol, voleibol ou basquetebol. No entanto, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol - CFH. 

A equipe brasileira de handebol estreou nas Olimpíadas em 1992 e, até o momento, nunca ganhou uma medalha nos Jogos Olímpicos. 

Veja também o significado de Jogos Recreativos.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …