Pular para o conteúdo principal

Significado de Hierarquia

O que significa Hierarquia


Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

A hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.

Originalmente o termo hierarquia possuía um significado religioso, onde a organização social das igrejas levou à formação de hierarquias cuja graduação era intangível por derivar da autoridade transcendental de cada camada social. Esse sentido religioso perdeu-se nas demais estruturas hierarquizadas, mas nelas sobreviveram a rigidez da graduação e a observância estrita das atribuições de cada autoridade.

Hierarquia empresarial

A hierarquia empresarial é representada pelos diferentes níveis de comando encontrados dentro de uma organização. Apesar de possuírem autonomia, estão em parte, interligados entre si.

A hierarquia empresarial é geralmente estabelecida obedecendo a três diferentes áreas: estratégica, tática e operacional.

A área estratégica, ocupada por presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula, decidem as políticas e as diretrizes da empresa. A área tática, ocupada por gerentes e chefes de seções, é responsável pelas ações do cotidiano da empresa, como também pela motivação dentro de cada setor. Por fim a operacional, ocupada por chefes de equipe e supervisores, responsáveis pela execução e realização das atividades de produção.

Hierarquia da Igreja católica

A hierarquia da Igreja católica é uma forma de definir a função de cada membro da Igreja:

  • Papa – posto máximo da Igreja Católica. Resolve problemas legais da Igreja, estabelece dioceses, elege bispos, canoniza santos etc.
  • Cardeal – escolhido pelo Papa, compõe o “colégio episcopal”, em conclave, para eleição do papa.
  • Arcebispo – é o bispo de uma Arquidiocese, o titular da sede metropolitana, formada pelo conjunto de diversas dioceses.
  • Bispo – é o responsável pelos ensinamentos da palavra de Deus. É obrigado a fazer visita ao Papa, de quatro em quatro anos, para apresentar à Santa Sé um relatório de sua diocese.
  • Padres – é o responsável por uma paróquia e pelos serviços sacerdotais. Pode exercer a missão secular, fixo em sua paróquia, ou ser missionário.
  • Diácono – é o religioso que está no último dos sete anos de estudos que o leva à carreira clerical. O diácono já pode realizar algumas celebrações religiosas, como batismo e casamento.

Hierarquia dos anjos

Os anjos, mensageiros de Deus, simbolizam a mais elevada espiritualidade e estão presentes em momentos cruciais das histórias sagradas. Dionísio, um teólogo do século V ou VI criou uma hierarquia angélica de nove categorias que se tornou muito influente na Igreja Católica:

  • Serafins – são os anjos mais próximos de Deus. Cercam o trono divino cantando “Santo, Santo, Santo”.
  • Querubins – no Gênesis, são os guardiões que impedem os homens de retornar ao Paraíso. Na iconografia moderna ganham a forma rechonchuda de um menininho com asas.
  • Tronos – não aparecem na Bíblia, mas são referidos em lendas de rabinos. Sua função é obscura. Muitos teriam caído do céu, junto com Lúcifer.
  • Dominações – seriam os anjos mais antigos. Têm papel muito pequeno na tradição religiosa.
  • Virtudes – sua função seria fazer milagres no mundo humano. Seriam os anjos da guarda citados por Jesus em Mateus.
  • Potestades – seria uma espécie de polícia do céu. São Paulo fala dos potestades com especial desconfiança.
  • Principados – defensores da religião, geralmente associados a um país ou continente em particular.
  • Arcanjos – em Enoque I – livro dito apócrifo, pois não foi recolhido na Bíblia hebraica nem na cristã. São listados sete arcanjos: Uriel, Raguel, Seraquael, Haniel, Miguel, Gabriel e Rafael.
  • Anjos – categoria mais baixa e mais próxima dos homens, seriam simples portadores de mensagens de Deus para os homens. 

Hierarquia das Leis

A hierarquia das leis estabelece a importância que cada lei representa. A hierarquia significa que as leis inferiores não podem ir contra o que está escrito nas leis superiores. A hierarquia segue a seguinte ordem: Constituição, lei complementar, lei ordinária, decreto regulamentar e ato administrativo.

Assim, a lei em seu sentido estrito (ordinária ou complementar) tem que estar conforme a Constituição. O decreto que regulamenta as leis tem que estar de acordo com essas leis e diretamente de acordo com a Constituição. O ato administrativo tem que estar conforme a lei e também conforme a Constituição. 

Ver também

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados