O que significa Ibuprofeno
Ibuprofeno é um composto derivado do ácido fenilpropiônico, inibidor da síntese das prostaglandinas, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Faz parte do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE).
O nome 'ibuprofeno' vem da sua nomenclatura química: ácido iso-butil-propanoico-fenólico. Apresenta fórmula molecular C13H18O2 e massa molar de 206,28 g/mol.
É indicado para tratar febre, dores associadas a gripes e resfriados, dores moderadas, dor de garganta, dores músculo-esqueléticas, dor de cabeça, artrite reumatoide, osteoartrite, cólicas menstruais e outras dores onde existe um componente inflamatório.
Os antipiréticos e analgésicos inibem a ação da ciclo-oxigenase, reduzindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico, diminuindo assim a atuação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor, denominados nociceptores.
É conhecido por produzir um efeito de espessamento do sangue, porém, relativamente leve e de curta duração, quando comparado a outros medicamentos similares.
O ibuprofeno foi desenvolvido pela divisão de pesquisa da Boots Group, nos anos 60. Foi descoberto por Stewart Adams e seus colegas John NIcholson e Colin Burrows.
A patente do ibuprofeno foi registrada em 1961. Em 1969 o medicamento foi lançado no Reino Unido para o tratamento da artrite reumatoide, chegando aos EUA em 1974.
Desde então, o ibuprofeno é um dos fármacos mais vendidos no mundo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário