Pular para o conteúdo principal

Significado de Naturalismo

O que significa Naturalismo


Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.

O Naturalismo surgiu na França, tendo como principal representante o escritor francês Émile Zola, que ficou famoso e marcou o início deste movimento artístico na Europa, com a publicação de 'Germinal', em 1970. A obra de Zola fala de maneira crua e clara sobre as péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão no interior da França no século XIX.

Uma das grandes preocupações das obras naturalistas é a relação entre o homem e as 'forças da natureza'. O Naturalismo teve uma forte influência da teoria do evolucionismo de Charles Darwin, entre outras correntes de pensamento científico que predominava na Europa, com o socialismo e o positivismo.

O ser humano era analisado e representado a partir de seus comportamentos patológicos, seus desejos e taras sexuais, do seu lado animalesco, da sua agressividade e das suas características fisiológicas e naturais. O homem é apenas um 'fruto' da natureza. A ideia de 'seleção natural' de Darwin seria o motor que motivava a transformação das espécies, de acordo com o pensamento naturalista.

Saiba mais sobre o significado de Darwinismo.

Pela primeira vez, personagens e temas polêmicos para a época, como os homossexuais, os negros, mulatos e os pobres se tornavam protagonistas principais nas histórias.

Características do Naturalismo

  • Abordagem de temas polêmicos, como crimes, adultério, incesto, homossexualidade, pobreza e etc.
  • 'Cientificismo exagerado' - o narrador toma a posição de um 'cientista', que observa as relações e fenômenos sociais como se observasse uma experiência científica.
  • Forte influência da teoria do evolucionismo de Charles Darwin.
  • Realidade é abordada a partir do pensamento científico, sob influência do positivismo.
  • Na literatura, os naturalistas utilizam linguagem coloquial, simples e objetiva.
  • Nas artes plásticas, os pintores recriavam paisagens naturais ou cenas da 'vida real', ou seja, pintavam aquilo que observavam.
  • Hereditariedade - o ser humano está fadado as suas características biológicas e ao meio social em que vive.
  • Desejo de 'reformar a sociedade'.

Naturalismo no Brasil

O movimento do Naturalismo chegou ao Brasil no século XIX, sob influência do escrito francês Émile Zola.

Ao contrário do que faziam os artistas e escritores do romantismo, os naturalistas brasileiros não desejavam apenas entreter a classe média da época, mas também ilustrar a realidade da vida em sociedade no Brasil.

O principal representante do Naturalismo no país foi o escritor maranhense Aluízio Azevedo, que publicou as clássicas obras 'O Cortiço' e 'O Mulato'.

Outro nome de destaque para o Naturalismo brasileiro foi Eça de Queirós, autor do Realismo português que serviu de grande influência para os artistas brasileiros, com as suas obras 'O crime do padre Amaro' e 'O primo Basílio'.

Entre os principais artistas do Naturalismo no Brasil, além de Aluízio Azevedo, estão, Inglês de Souza, Adolfo Caminha e Horácio de Carvalho.

Realismo e Naturalismo

O Realismo e o Naturalismo são dois movimentos artístico-culturais bastante similares. O Naturalismo, no entanto, é considerado uma 'radicalização' do Realismo, pois mostra o ser humano como um 'produto' da natureza, toda a sua agressividade, necessidades fisiológicas, taras e manias sexuais, entre outras características animalescas dão forma as narrativas e personagens.

O Realismo, por sua vez, apresenta a realidade assim como ela é, de um ponto de vista mais social. O ser humano é representado em interação com o seu meio social.

O Realismo e o Naturalismo são vanguardas contrárias ao Parnasianismo e Romantismo.

Veja também o significado de Parnasianismo e Romantismo

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados