Pular para o conteúdo principal

Significado de Parnasianismo

O que significa Parnasianismo


Parnasianismo é uma escola literária que surgiu na França em meados do século XIX, que tinha como objetivo a criação de 'poesias perfeitas', valorizando a forma e a linguagem culta, e criticando o sentimentalismo do Romantismo.

Os parnasianos valorizavam o positivismo e a ciência acima de qualquer outro sentimento humano; buscavam incessantemente a criação de uma rima perfeita, utilizando um vocabulário culto e construções textuais complexas.

Este movimento literário, predominantemente poético, era baseado na doutrina da 'arte pela arte', apresentada pelo crítico literário e poeta francês Théophile Gautier. De acordo com os princípios da teoria proposta por Gautier, a arte não precisava estar rodeada por uma 'áurea' de significados e sentimentos humanos, mas sim ser feita com o intuito de ser perfeita, bela e refinada.

Etimologicamente, a palavra 'parnasianismo' surgiu a partir do grego 'Parnassus', lugar onde, de acordo com a mitologia grega, viviam as musas e ninfas; além de ser a casa do deus Ápolo e da poesia. O nome deste movimento literário também foi escolhido em homenagem à primeira publicação parnasiana, intitulada 'Le parnasse contemporain', que continha todas as características base desta escola.

Entre os principais autores franceses do parnasianismo estão: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

Parnasianismo no Brasil

No Brasil, o movimento parnasiano teve mais destaque do que na Europa. A publicação considerada o estopim do parnasianismo nacional foi 'Fanfarras', de Teófilo Dias, em 1889.

O Parnasianismo Brasileiro não seguiu a risca todas as características encontradas no Parnasianismo francês. A subjetividade e o nacionalismo - aspectos que eram abolidos pela estética parnasiana francesa - estavam presentes (em certa dose) nos poemas dos autores brasileiros.

Os principais precursores do parnasianismo no Brasil foram os poetas Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, grupo que ficou conhecido como a 'Tríada Brasileira do Parnasianismo'.

O Parnasianismo se prolongou até 1922, com a chegada da Semana de Arte Moderna de São Paulo.

Características do Parnasianismo

Originalmente, o parnasianismo tinha como objetivo principal se opor ao sentimentalismo do romantismo e às prosas propostas pelo realismo e naturalismo.

A poesia parnasiana tinha o intuito de ser perfeita. Os autores buscavam as palavras ideais para construir os poemas com racionalidade; como se construissem um majestoso quebra-cabeça artístico.

Os poemas parnasianos, ao contrário do que acontece com os românticos, tinham a preocupação de 'conter as lágrimas', dedicando-se a perfeição da forma e da linguagem culta.

Entre as principais características deste movimento literário, está:

  • Objetividade: oposição ao subjetivismo e sentimentalismo exagerado;
  • Impessoalidade: ausência do 'eu'; negação do sentimentalismo romântico;
  • Arte pela arte: realidade não é uma influência para a poesia;
  • Descritivismo: preocupação com a descrição da forma física, estética;
  • Culto a forma: perfeccionismo que se opõe ao descuido da poesia romântica;
  • Preciosismo vocabular: linguagem culta e de difícil compreensão;
  • Universalismo temático: no entanto, o nacionalismo era bastante explorado pelos parnasianos brasileiros, com certa moderação.

Parnasianismo e Simbolismo

Assim como o Parnasianismo, o Simbolismo também é um movimento literário poético que surgiu na França em meados do século XIX.

O Simbolismo, ao contrário do Parnasianismo, encorajava o subjetivismo através de ideias e símbolos. O misticismo e a religiosidade eram temas adotados pelos artistas do Simbolismo, em oposição aos ideais Positivistas dos artistas do Parnasianismo.

Na estética dos poemas, enquanto que os parnasianos se preocupavam em construir a poesia perfeita, com uma linguagem culta, os artistas do simbolismo utilizavam metáforas e figuras de som, como a aliteração e a assonância.

Alguns dos ideais do Simbolismo se aproximam de algumas visões do Romantismo.

Veja também o Significado de Simbolismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …