Pular para o conteúdo principal

Significado de Perspectiva

O que significa Perspectiva


Perspectiva é uma palavra de múltiplos significados, podendo estar relacionada com o modo como se analisa determinada situação ou objeto; um ponto de vista sobre uma situação em específico; um modo tridimensional de representação ou tudo aquilo que se consegue ver ao longe.

Outra definição para este termo está relacionada com o mundo empresarial e o mercado profissional (perspectiva profissional), quando a expressão 'perspectiva' ganha uma denotação de expectativa, esperança ou de metas a serem atingidas no futuro.

Exemplo: 'a minha perspectiva para o novo emprego é otimista' ou 'a perspectiva do novo emprego deixa-o ansioso'.

A perspectiva também é aquilo que se percebe externamente, ou seja, a aparência ou aspecto de algo quando observado com certo grau de distanciamento; é a suposição da aparência de alguma coisa, observada a partir de determinado ângulo ou ponto de vista.

Perspectiva nas artes

Dentro das artes visuais, a perspectiva é entendida como uma técnica de pintura, que consegue criar um efeito ilusório nas pessoas que visualizam determinada imagem a partir de um ângulo específico e à distância.

Essa técnica é muito presente na pintura do período do Renascimento, era usada para representar diferentes dimensões de profundidade de um mesmo espaço. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci é um dos mais famosos exemplos da pintura em perspectiva. Veja:

monalisa

Mona Lisa - Leonardo da Vinci (1503)

Na obra 'A flagelação de Cristo' de Piero della Francesca também é bastante nítido o uso dos recursos de perspectiva.

flagelo

A flagelação de Cristo - Piero della Francesca (1455 - 1460)

A perspectiva artística, por outro lado, também significa o modo como determinadas características de uma obra de arte são analisadas, criticadas ou apreciadas pelas pessoas que a observam, a partir de pontos de vista e opiniões distintas.

Saiba mais sobre o significado de Renascimento.

Perspectiva isométrica

Na perspectiva isométrica todos os eixos de comparação são iguais, ou seja, mantêm as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

Geralmente a perspectiva isométrica é aplicada em desenhos técnicos arquitetônicos.

Perspectiva linear

A perspectiva linear é uma técnica usada no desenho, na pintura e na arquitetura, a partir do conceito de tridimensionalidade. É usada para dar efeito tridimensional a um desenho.

Nesta técnica o artista inicia o desenho a partir de um determinado ponto imaginário, chamado de ponto de fuga. Este ponto é usado como uma linha do horizonte, também imaginária, e todas as outras linhas que projetam o desenho são direcionadas até este ponto de fuga.

ponto de fuga

Perspectiva linear a partir de um ponto de fuga

Perspectiva de vida

A perspectiva de vida ou expectativa de vida, como costuma ser comumente utilizada, é a média de vida que um ser humano costuma viver, o tempo que se espera que um indivíduo ou um grupo de pessoas possa viver.

A expressão também pode estar relacionada com as metas e objetivos que um indivíduo tem para a sua vida no futuro.

Perspectiva na fotografia

A perspectiva também é um recurso usado na fotografia. Pode ser usada para destacar as dimensões de um lugar ou de um objeto, dando enfoque às distâncias, conforme o ângulo usado pelo fotógrafo.

perspectiva

Também pode ser usada para simular situações que não são reais, quando diferentes usos da perspectiva dão um resultado irreal à fotografia, como uma ilusão de ótica.

Pode-se conseguir esses resultados tirando-se proveito da profundidade de campo e do posicionamento dos elementos fotografados na composição da foto.

perspectiva2

Sinônimos de perspectiva

  • aparência
  • esperança
  • horizonte
  • miragem
  • panorama
  • possibilidade
  • vista

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …