Pular para o conteúdo principal

Significado de Usina

O que significa Usina


Usina é um grande estabelecimento industrial equipado com máquinas, onde são transformadas matérias primas ou semiacabadas em produtos finais como o etanol, o álcool, açúcar, o aço etc.

A usina geradora de energia, também chamada de central elétrica ou estação geradora é um conjunto de obras e equipamentos destinados à geração de energia elétrica. Essa energia é gerada pela transformação das diversas fontes de energia encontradas na natureza.

As usinas que empregam fontes de energia renováveis são: a usina hidrelétrica (água fluvial), usina solar (raios solares), usina eólica (ventos), usina de biomassa (carvão vegetal, bagaço de cana de açúcar, cascas de vegetais, coco de babaçu, mamona etc.) e a usina das marés.

As usinas que fazem uso de fontes de energia não renovável são: a usina termoelétrica (combustíveis fósseis: carvão mineral, petróleo, xisto, gás natural) e usina nuclear (urânio e o tório).

Usina nuclear

A usina nuclear é uma instalação industrial destinada à produção de eletricidade. A energia nuclear tem como principal fonte o mineral radioativo urânio, que é um mineral não renovável, encontrado na natureza.

O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é semelhante ao de uma usina termoelétrica convencional. Ambas utilizam o calor (termo) para gerar eletricidade. Nas termoelétricas, o calor é proveniente da queima de combustíveis. Nas usinas nucleares, o calor é resultado da fissão nuclear dos átomos de urânio.

A fissão nuclear é a divisão do núcleo de um átomo em dois átomos menores, liberando uma grande quantidade de energia. Para gerar a mesma quantidade de energia produzida por 1 kg de urânio, são necessárias cerca de sete toneladas de carvão.

A usina nuclear além de absorver elevados custos para sua instalação, representa um gravíssimo problema com os acidentes nucleares, com os resíduos (lixo) nucleares, que levam milênios para se degradar. Outra desvantagem da energia nuclear é a contaminação do meio ambiente, que pode provocar danos irreversíveis à saúde, como o câncer, leucemia, deformidades genéticas, etc.

Energia eólica

A energia eólica é a energia produzida pela força dos ventos, uma fonte natural, limpa e renovável, disponível em todos os lugares do mundo.

A energia eólica é produzida através de aero gerador, abastecido pela força dos ventos, captados por hélices, ligadas a uma turbina, que aciona um gerador elétrico.

Uma usina eólica é formada por diversas torres com grandes hélices instaladas em seu topo, situadas em locais privilegiados por fortes ventos.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …