Pular para o conteúdo principal

Significado da Mitologia grega

Significado da Mitologia grega


Mitologia grega é o conjunto de histórias, lendas e mitos que pertenciam ao imaginário da civilização da Grécia Antiga, apresentando inúmeros deuses, heróis lendários e criaturas fantásticas, além de supostas justificativas para o surgimento do Universo e da vida. 

Acredita-se que a mitologia grega tenha surgido por volta do século VIII a.C, sendo baseada principalmente no relato de histórias fantásticas descritas em uma série de narrativas registradas principalmente por Hesíodo e Homero (poetas gregos).

Os mitos gregos teriam se originado a partir da unificação de uma série de histórias e mitologias antigas, com destaque para as de origem dórica e micênica.

Os antigos gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses. Aliás, as divindades gregas são uma das características mais marcantes desta mitologia.

A mitologia grega é muito rica em personagens e criaturas sobrenaturais, que representam características inerentes da personalidade humana e das forças da natureza. Alguns dos principais seres mitológicos gregos são:

  • Deuses: entidades de poder superior e imortais, mas dotados de diversas características típicas dos seres humanos, como os ciúmes, a inveja, o desejo sexual, entre outras.
  • Ninfas: são seres predominantemente femininos e que habitavam os campos. Eram famosas por sua beleza e alegria.
  • Heróis: a maioria dos heróis presentes na mitologia grega são “semideuses”, ou seja, filhos de deuses com seres humanos. Ao contrário dos deuses, os heróis são mortais e protagonizam grande parte das narrativas sobre a Grécia Antiga.
  • Centauros: criaturas lendárias que vivem nas florestas, conhecidas por serem metade ser humano e metade cavalo.
  • Medusa: uma feiticeira com cobras no lugar dos cabelos. As lendas dizem que caso alguém olhe diretamente para uma medusa é transformado numa estátua de pedra.
  • Sereias: criaturas marinhas, conhecidas por serem metade mulher e metade peixe. As lendas sobre as sereias falam do canto mágico que atraíam os marinheiros para o mar.
  • Minotauros: criaturas ferozes que tinham corpo de homem e cabeça de touro. A lenda do Labirinto do Minotauro é uma das histórias mais populares sobre este ser mitológico.

Existem vários outros seres fantásticos que preenchem diversas lendas e histórias tradicionais da mitologia grega.

Deuses gregos

Existem diversos deuses e deusas na mitologia grega, no entanto, os mais poderosos eram aqueles que supostamente habitavam a região do monte Olimpo e, por esse motivo, eram conhecidos como os Deuses Olímpicos.

São 12 os deuses olímpicos:

  • Zeus: deus dos deuses e governante do monte Olimpo (morada dos deuses superiores). Também é considerado o deus da chuva, do céu e das tempestades.
  • Hera: deusa do matrimônio, do parto e da família. É a companheira de Zeus e rainha do Olimpo.
  • Afrodite: deusa do amor, da beleza e do sexo. Considerada a deusa mais bela de todas.
  • Apolo: deus do sol e da luz, mas também era contemplado como deus da música e poesia. Conhecido por dirigir uma carruagem que transporta o sol.
  • Atena: deusa da sabedoria. Filha de Zeus e Métia (sua primeira companheira).
  • Ares: deus da guerra. Filho de Zeus e Hera.
  • Poseidon: deus dos oceanos e mares. Irmão mais velho de Zeus e Hades.
  • Hefesto: deus do fogo e da forja. Considerado o “arquiteto do Olimpo” e o responsável pelas erupções vulcânicas. É filho de Zeus e Hera, mas foi abandonado pela mãe por ter nascido muito fraco e feio.
  • Ártemis: deusa da caça, da vida selvagem e das noites de lua. Também é considerada a deusa protetora dos animais.
  • Héstia: deusa do fogo. Filha de Reia e Cronos.
  • Hermes: mensageiro dos deuses, protetor dos viajantes e comerciantes. É filho de Zeus com Maia, filha de Atlas.
  • Deméter: deusa das plantas, das estações do ano e da terra cultivada. É filha de Cronos e Réia.

Em alguns textos, Dionísio (deus do vinho, da festa e do prazer) também aparece como membro oficial do panteão, substituindo a deusa Héstia.

Hades, o deus do submundo e dos infernos, também é considerado um dos principais deuses da mitologia grega, no entanto não tem um lugar garantido no monte Olimpo, visto que passa a maior parte do tempo no mundo dos mortos.

E, de acordo com as lendas e histórias que compõem a mitologia grega, ainda existiam outras divindades menores que eram servas ou descendentes dos deuses supremos. Entre eles destacam-se: Têmis (deusa das leis), Eros (deus do amor), Éos (deus do amanhecer), (deus da natureza selvagem), Dione (deusa das ninfas), Némesis (deusa da vingança), Nice (deusa da vitória), Hécate (deusa da magia, bruxaria e feitiços), entre outros.

Heróis gregos

Alguns dos principais heróis gregos que protagonizam as lendas e histórias mais famosas da mitologia são:

Teseu

Conhecido por ter vencido o minotauro no labirinto criado pelo rei Minos, em Creta. Com a vitória, Atenas passou a se livrar das cruéis imposições feitas por Minos (oferecer anualmente 14 jovens atenienses – 7 rapazes e 7 moças – para serem devorados pelo minotauro).

Jasão

Protagonista da história que narra a aventura do herói em companhia dos argonautas em busca do “velo de ouro”. Na narrativa, Jasão e seus companheiros tiverem que enfrentar vários monstros e seres mitológicos, além da ira de alguns deuses.

Belerofonte

Ficou conhecido por ter derrotado a Quimera– criatura mística híbrida – e dominado o lendário Pégaso, graças a rédea de ouro oferecida pela deusa Atena, como símbolo de gratidão por ter destruído a Quimera.

Perseu

Perseu conseguiu derrotar a Medusa, cortando a sua cabeça e evitando que se transformasse numa estátua de pedra.

Herácles

Popularmente mais conhecido por Hércules (nome dado na mitologia romana), este semideus (filho de Zeus) é conhecido pela história de seus 12 trabalhos impossíveis.

  1. Matar o leão de Neméia;
  2. Matar a hidra de Lerna, uma criatura de nove cabeças;
  3. Capturar a corça Crinéia;
  4. Capturar o javali de Erimanto;
  5. Limpar os estábulos do rei Áugias (onde viviam mais de três mil animais);
  6. Matar as aves de rapina do lago Estinfália;
  7. Capturar o touro de Creta;
  8. Capturar os cavalos selvagens de Diomedes;
  9. Pegar o cinturão de Hipólita (rainha das amazonas);
  10. Capturar os bois de Gerião;
  11. Pegar as maçãs de ouro das Hespérides;
  12. Vencer Cérbero, o guarda do inferno.

Mitologia grega e Mitologia romana

Grande parte das lendas e divindades da mitologia romana são baseadas na mitologia grega, apenas havendo a alteração no nome dos deuses, por exemplo. Mas, os romanos também tiveram influência das crenças dos etruscos, além de sincretismos com a mitologia egípcia, fenícia, entre outras.

Deuses romanos

Abaixo estão os principais deuses da mitologia romana e os seus correspondentes na mitologia grega:

  • Júpiter (Zeus) - deus dos deuses, do céu e do Universo;
  • Juno (Hera) - deusa dos deuses e da força vital;
  • Netuno (Poseidon) - deus dos mares e oceanos;
  • Vesta (Héstia) - deusa do fogo;
  • Ceres (Deméter) - deusa da agricultura;
  • Febo (Apolo) - deus da música e da poesia;
  • Marte (Ares) - deus das armas, da guerra e da virilidade;
  • Diana (Ártemis) - deusa da caça e dos animais selvagens;
  • Mercúrio (Hermes) - deus do comércio e da eloquência;
  • Plutão (Hades) - deus do submundo e dos mortos;
  • Minerva (Atena) - deusa da sabedoria;
  • Vênus (Afrodite) - deusa da beleza e do amor;
  • Baco (Dionísio) - deus das festas, do prazer e do vinho.

Saiba mais sobre o significado de Mitologia

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados