Pular para o conteúdo principal

Significado da Mitologia grega

Significado da Mitologia grega


Mitologia grega é o conjunto de histórias, lendas e mitos que pertenciam ao imaginário da civilização da Grécia Antiga, apresentando inúmeros deuses, heróis lendários e criaturas fantásticas, além de supostas justificativas para o surgimento do Universo e da vida. 

Acredita-se que a mitologia grega tenha surgido por volta do século VIII a.C, sendo baseada principalmente no relato de histórias fantásticas descritas em uma série de narrativas registradas principalmente por Hesíodo e Homero (poetas gregos).

Os mitos gregos teriam se originado a partir da unificação de uma série de histórias e mitologias antigas, com destaque para as de origem dórica e micênica.

Os antigos gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses. Aliás, as divindades gregas são uma das características mais marcantes desta mitologia.

A mitologia grega é muito rica em personagens e criaturas sobrenaturais, que representam características inerentes da personalidade humana e das forças da natureza. Alguns dos principais seres mitológicos gregos são:

  • Deuses: entidades de poder superior e imortais, mas dotados de diversas características típicas dos seres humanos, como os ciúmes, a inveja, o desejo sexual, entre outras.
  • Ninfas: são seres predominantemente femininos e que habitavam os campos. Eram famosas por sua beleza e alegria.
  • Heróis: a maioria dos heróis presentes na mitologia grega são “semideuses”, ou seja, filhos de deuses com seres humanos. Ao contrário dos deuses, os heróis são mortais e protagonizam grande parte das narrativas sobre a Grécia Antiga.
  • Centauros: criaturas lendárias que vivem nas florestas, conhecidas por serem metade ser humano e metade cavalo.
  • Medusa: uma feiticeira com cobras no lugar dos cabelos. As lendas dizem que caso alguém olhe diretamente para uma medusa é transformado numa estátua de pedra.
  • Sereias: criaturas marinhas, conhecidas por serem metade mulher e metade peixe. As lendas sobre as sereias falam do canto mágico que atraíam os marinheiros para o mar.
  • Minotauros: criaturas ferozes que tinham corpo de homem e cabeça de touro. A lenda do Labirinto do Minotauro é uma das histórias mais populares sobre este ser mitológico.

Existem vários outros seres fantásticos que preenchem diversas lendas e histórias tradicionais da mitologia grega.

Deuses gregos

Existem diversos deuses e deusas na mitologia grega, no entanto, os mais poderosos eram aqueles que supostamente habitavam a região do monte Olimpo e, por esse motivo, eram conhecidos como os Deuses Olímpicos.

São 12 os deuses olímpicos:

  • Zeus: deus dos deuses e governante do monte Olimpo (morada dos deuses superiores). Também é considerado o deus da chuva, do céu e das tempestades.
  • Hera: deusa do matrimônio, do parto e da família. É a companheira de Zeus e rainha do Olimpo.
  • Afrodite: deusa do amor, da beleza e do sexo. Considerada a deusa mais bela de todas.
  • Apolo: deus do sol e da luz, mas também era contemplado como deus da música e poesia. Conhecido por dirigir uma carruagem que transporta o sol.
  • Atena: deusa da sabedoria. Filha de Zeus e Métia (sua primeira companheira).
  • Ares: deus da guerra. Filho de Zeus e Hera.
  • Poseidon: deus dos oceanos e mares. Irmão mais velho de Zeus e Hades.
  • Hefesto: deus do fogo e da forja. Considerado o “arquiteto do Olimpo” e o responsável pelas erupções vulcânicas. É filho de Zeus e Hera, mas foi abandonado pela mãe por ter nascido muito fraco e feio.
  • Ártemis: deusa da caça, da vida selvagem e das noites de lua. Também é considerada a deusa protetora dos animais.
  • Héstia: deusa do fogo. Filha de Reia e Cronos.
  • Hermes: mensageiro dos deuses, protetor dos viajantes e comerciantes. É filho de Zeus com Maia, filha de Atlas.
  • Deméter: deusa das plantas, das estações do ano e da terra cultivada. É filha de Cronos e Réia.

Em alguns textos, Dionísio (deus do vinho, da festa e do prazer) também aparece como membro oficial do panteão, substituindo a deusa Héstia.

Hades, o deus do submundo e dos infernos, também é considerado um dos principais deuses da mitologia grega, no entanto não tem um lugar garantido no monte Olimpo, visto que passa a maior parte do tempo no mundo dos mortos.

E, de acordo com as lendas e histórias que compõem a mitologia grega, ainda existiam outras divindades menores que eram servas ou descendentes dos deuses supremos. Entre eles destacam-se: Têmis (deusa das leis), Eros (deus do amor), Éos (deus do amanhecer), (deus da natureza selvagem), Dione (deusa das ninfas), Némesis (deusa da vingança), Nice (deusa da vitória), Hécate (deusa da magia, bruxaria e feitiços), entre outros.

Heróis gregos

Alguns dos principais heróis gregos que protagonizam as lendas e histórias mais famosas da mitologia são:

Teseu

Conhecido por ter vencido o minotauro no labirinto criado pelo rei Minos, em Creta. Com a vitória, Atenas passou a se livrar das cruéis imposições feitas por Minos (oferecer anualmente 14 jovens atenienses – 7 rapazes e 7 moças – para serem devorados pelo minotauro).

Jasão

Protagonista da história que narra a aventura do herói em companhia dos argonautas em busca do “velo de ouro”. Na narrativa, Jasão e seus companheiros tiverem que enfrentar vários monstros e seres mitológicos, além da ira de alguns deuses.

Belerofonte

Ficou conhecido por ter derrotado a Quimera– criatura mística híbrida – e dominado o lendário Pégaso, graças a rédea de ouro oferecida pela deusa Atena, como símbolo de gratidão por ter destruído a Quimera.

Perseu

Perseu conseguiu derrotar a Medusa, cortando a sua cabeça e evitando que se transformasse numa estátua de pedra.

Herácles

Popularmente mais conhecido por Hércules (nome dado na mitologia romana), este semideus (filho de Zeus) é conhecido pela história de seus 12 trabalhos impossíveis.

  1. Matar o leão de Neméia;
  2. Matar a hidra de Lerna, uma criatura de nove cabeças;
  3. Capturar a corça Crinéia;
  4. Capturar o javali de Erimanto;
  5. Limpar os estábulos do rei Áugias (onde viviam mais de três mil animais);
  6. Matar as aves de rapina do lago Estinfália;
  7. Capturar o touro de Creta;
  8. Capturar os cavalos selvagens de Diomedes;
  9. Pegar o cinturão de Hipólita (rainha das amazonas);
  10. Capturar os bois de Gerião;
  11. Pegar as maçãs de ouro das Hespérides;
  12. Vencer Cérbero, o guarda do inferno.

Mitologia grega e Mitologia romana

Grande parte das lendas e divindades da mitologia romana são baseadas na mitologia grega, apenas havendo a alteração no nome dos deuses, por exemplo. Mas, os romanos também tiveram influência das crenças dos etruscos, além de sincretismos com a mitologia egípcia, fenícia, entre outras.

Deuses romanos

Abaixo estão os principais deuses da mitologia romana e os seus correspondentes na mitologia grega:

  • Júpiter (Zeus) - deus dos deuses, do céu e do Universo;
  • Juno (Hera) - deusa dos deuses e da força vital;
  • Netuno (Poseidon) - deus dos mares e oceanos;
  • Vesta (Héstia) - deusa do fogo;
  • Ceres (Deméter) - deusa da agricultura;
  • Febo (Apolo) - deus da música e da poesia;
  • Marte (Ares) - deus das armas, da guerra e da virilidade;
  • Diana (Ártemis) - deusa da caça e dos animais selvagens;
  • Mercúrio (Hermes) - deus do comércio e da eloquência;
  • Plutão (Hades) - deus do submundo e dos mortos;
  • Minerva (Atena) - deusa da sabedoria;
  • Vênus (Afrodite) - deusa da beleza e do amor;
  • Baco (Dionísio) - deus das festas, do prazer e do vinho.

Saiba mais sobre o significado de Mitologia

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado das Cores complementares

Significado das Cores complementares Cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático das cores, se posicionam de maneira oposta uma a outra. No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros. Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas. Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo: Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo. As cores terciárias são complementares com cores também terciárias. Amarelo e violeta A cor complementar do amarelo será o violeta ou roxo, como é a cor sit

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado de Kyoto

Significado de Kyoto Kyoto ou Quioto é uma cidade localizada no sul do Japão , conhecida internacionalmente por ter sediado a “Conferência de Kyoto”, famosa pela adoção inédita do “Protocolo de Quioto”, que põe limites às emissões de gases poluentes na atmosfera. Kyoto foi a “Capital Imperial do Japão” até o ano de 1868, quando foi substituída por Tóquio. É uma das cidades mais populosas do Japão, conhecida como “Cidade dos Samurais” e “Velha Capital”. A cidade de Kyoto tem um dos maiores centros de ensino superior do Japão, com cerca de trinta e sete instituições, entre elas, a Universidade de Kyoto, uma das melhores do país.   Protocolo de Quioto O “Protocolo de Kyoto” é um tratado internacional assinado em dezembro de 1997, durante a Conferência de Kyoto, a respeito das mudanças climáticas do mundo. Durante a Conferência de Kyoto, trinta e nove dos países participantes, principalmente os desenvolvidos do norte, firmaram o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes. A meta

Significado de Mapa conceitual

O que significa Mapa conceitual Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento. Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos. A idealização do mapa conceitual, como um método de organização administrativa de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor e educador Joseph Novak . Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conc

Significado de Partido Democrata

O que significa Partido Democrata O Partido Democrata é um dos dois principais partidos políticos dos Estados Unidos da América e o maior oponente do Partido Republicano, o segundo maior partido político. Os defensores de Andrew Jackson, o sétimo presidente dos Estados Unidos, fundaram o Partido Democrata em 1828, sendo o mesmo considerado o partido político mais antigo do mundo. Fundado há 189 anos, o Partido Democrata cresceu ao longo dos anos e agora tem mais de 80 milhões de membros. Andrew Jackson foi o primeiro presidente democrata a servir os americanos, mais recentemente, o presidente Barack Obama ganhou a presidência por meio do Partido Democrata. Atualmente, o presidente do Comitê Nacional Democrata é o político e advogado norte americano Thomas Edward Perez, conhecido por Tom Perez. O partido tem sua capital em Washington, DC, no leste dos Estados Unidos e o seu símbolo é representado pelo desenho de um burro.  O significado do símbolo do Partido Democrata Andrew Jackson est