Pular para o conteúdo principal

Significado de Gentrificação

O que significa Gentrificação


Gentrificação é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

O fenômeno decorre da revitalização urbana, em que espaços até então abandonados passam a ser vistos com potencial por determinados grupos sociais e econômicos. Isto faz com que faz haja aumento do custo de vida no bairro, e por consequência, afaste seus moradores tradicionais.

Por exemplo, o centro histórico de uma cidade estava em fase de degradação, com prédios abandonados e poucos habitantes, a maior parte de baixa renda que moram ali há muitos anos e pagam um aluguel baixo. Por motivos turísticos, ou até mesmo investimento dos governos locais, começa um processo de revitalização dos espaços e o bairro se valoriza, atraindo turistas e moradores com renda mais alta. Sobem os alugueis, o comércio local se torna mais caro, e os antigos moradores já não têm mais condições financeiras de ficarem ali.

A palavra gentrificação vem do inglês gentrification. O termo inglês, por sua vez, é proveniente de genterise, do francês antigo, que remete àquele que tem origem gentil, nobre, com significado semelhante à palavra fidalgo em português.

Do ponto de vista crítico, a gentrificação pode ser um formato de segregação urbana, ao 'expulsar' de regiões tradicionais seus moradores.  E por uma perspectiva favorável, a gentrificação é entendida como parte da revitalização urbana, fenômeno ligado ao período pós-industrial na sociedade ocidental.

Exemplos de Gentrificação no Brasil

Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram responsáveis por determinados processos de gentrificação em diversas capitais brasileiras.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as obras para as Olimpíadas de 2016 removeram diversas comunidades na Zona Oeste da cidade, afetando milhares de famílias. Para que fosse feita a construção do Parque Olímpico, e outras obras de infraestrutura na região, os grupos foram transferidos para outras regiões da cidade com conjuntos habitacionais destinados à estas remoções.

Outro exemplo no Rio de Janeiro é a favela do Vidigal. Um dos pontos mais nobres da cidade, devido à sua localização e vista (fica ao lado do Leblon e ao lado do Morro Dois Irmãos), depois da pacificação em 2012 rapidamente o metro quadrado no Vidigal se valorizou. 

Muitos moradores aproveitam para ganhar dinheiro com a chegada dos turistas e das elites que constroem casas de luxo no local, enquanto outros tiveram que se mudar para áreas periféricas devido ao aumento dos alugueis.

São Paulo

A Zona Leste de São Paulo foi uma das que mais teve a influência da gentrificação, com a construção da Arena Corinthians e consequente valorização da região. Os bairros que eram tipicamente de baixa renda, e já afastados do centro da cidade, tiveram seus alugueis elevados e muitos grupos sociais tiveram que ser removidos. 

No Centro da cidade de São Paulo também ocorre a gentrificação, em lugares até então perigosos como a Praça da Sé ou a Praça da República, e que hoje exibem prédios revitalizados e negócios que atraem as elites. Um dos símbolos deste movimento atual no Centro de São Paulo é o Edifício Copan, que de prédio abandonado passou a interesse imobiliário.

Consequências da Gentrificação

  • Afastamento dos comunidades de baixa renda para a periferia ou outras cidades da região metropolitana.
  • Especulação imobiliária e inflação nos preços de imóveis e serviços no bairro.
  • Valorização de espaços da cidade, com menos áreas abandonadas ou em situação de risco.
  • Novos negócios para a cidade.
  • Amplitude de características culturais, com a chegada de outros grupos.
  • Mudança no perfil social dos moradores: saem as comunidades tradicionais entram elites ou turistas.
  • Descaracterização dos bairros e perda de identidade local.

Veja também o significado de outro fenômeno de desenvolvimento urbano, a Conurbação.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …