Pular para o conteúdo principal

Significado de Estruturalismo

O que significa Estruturalismo


O estruturalismo é uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e linguística que vê a sociedade e sua cultura formadas por estruturas sob as quais baseamos nossos costumes, língua, comportamento, economia, entre outros fatores.

Além das Ciências Humanas, a Administração também passa a usar o estruturalismo enquanto método para o desenvolvimento das chamadas Ciências de Gestão.

O método estruturalista é a análise da realidade social baseado na construção de modelos que expliquem como se dão as relações a partir do que chamam de estruturas. 

A estrutura é um sistema abstrato em que os fatos não são isolados e dependem entre si para determinar o todo. As trocas econômicas dependem dos laços sociais, que por sua vez são determinados por sistemas de distinção, e assim por diante.

São elementos inter-relacionados em que se percebe a força da estrutura e se vê que nem todo o fato pode ser entendido pelo que está à mostra, que existem elementos implícitos. Com isto, o estruturalismo acredita que os acontecimento estão sempre relacionados, não existindo fatos isolados.

A escola estruturalista com maior notoriedade mundial é o estruturalismo francês, representado por Jacques Lacan, Roland Barthes e Claude Lévi-Strauss. Ela teve seu ápice na década de 1960, em um período em que tentava se contrapor a outro pensamento filosófico francês proeminente, o estruturalismo de Jean-Paul Sartre.

A perspectiva estruturalista surgiu a partir da linguística, com Ferdinand de Saussure na década de 1910. É o pensador suíço quem vai criar a base para o desenvolvimento de dois campos de investigação, a linguística estrutural e a semiologia (semiótica). Ele não estabelece o uso da palavra estrutura, mas parte de sistemas formados por eixos de significação e signos linguísticos que formam os significados e significantes, desprezando a análise histórica das variedades das línguas ou dialetos.

A partir desta teoria é criado o método estruturalista, desenvolvido pelo francês Claude Lévi-Strauss. A partir da observação-participante em tribos, inclusive no Brasil, o antropólogo percebeu a existência de regras e normas estabelecidas entre os grupos sociais de forma inconsciente, que formavam as estruturas de parentesco, a língua, os costumes e tudo o que envolvia o comportamento em sociedade. Lévi-Strauss usou o mesmo método da linguística aplicado aos estudos da cultura e fundou assim a Antropologia Estrutural.

Estruturalismo e Funcionalismo

A Psicologia também tem sua própria teoria estruturalista, criada pelo alemão Wilhelm Wundt, e que considera o estudo das estruturas da mente como forma de compreensão e tratamento do comportamento humano. Edward Tithener foi discípulo de Wundt e desenvolveu o estruturalismo americano na Psicologia.

O funcionalismo na psicologia é opositor ao estruturalismo. Estuda as funções desempenhadas pela mente, de forma a direcionar o comportamento. Tem influência na teoria darwinista da evolução e adaptação do homem. Seu maior expoente é John Dewey.

Na Antropologia e na Sociologia, o funcionalismo é a perspectiva de que a função social dos eventos influencia mais no comportamento em sociedade do que a estrutura. Como se os fatos fossem os condicionantes, e não o sistema como o estruturalismo entende.

Entre os principais nomes do funcionalismo nas Ciências Sociais estão Émile Durkheim e Bronislaw Malinowski. Depois dele, o antropólogo Radcliffe-Brown desenvolve o chamado estrutural-funcionalismo, que descarta a historicidade pura e simples das ações em sociedade, e que as organizações sociais são funcionais para manter as necessidades do grupo e a sua estrutura.

Estruturalismo e Pós-estruturalismo

O pós-estruturalismo é uma corrente de pensamento que surge a partir de críticas direcionadas ao estruturalismo. Em função do desprezo das condições históricas, o estruturalismo desde sua origem sofre condenações por aplicar um certo determinismo estrutural.

Na contemporaneidade, também entende-se que os estruturalistas não consideram a agência do indivíduo dentro da estrutura, como se não houvesse a chance de agir por si diferente do que está estabelecido pelo sistema.

Com tais perspectivas, surge o pós-estruturalismo não como um contraponto ao estruturalismo, e sim uma desconstrução ligada ao pós-modernismo. Para os pós-estruturalistas, a realidade é construída socialmente e tem forma subjetiva. Isto dá liberdade de interpretação aos sujeitos, e esta desconstrução permite dissociar significante de significado.

Os principais pensadores pós-estruturalistas são Jacques Derrida, Gilles Deleuze e o próprio Michel Foucault. 

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …