Pular para o conteúdo principal

Significado de Cruz de malta

O que significa Cruz de malta


Cruz de MaltaA Cruz de Malta é o símbolo da Ordem de Malta, uma organização de cavaleiros cristãos que surgiu durante as Cruzadas, no século XI. Também é chamada de Cruz de Amalfi ou Cruz de São João e está na categoria das cruzes páteas.

É também o símbolo que vai no escudo do Vasco da Gama, time de futebol da cidade do Rio de Janeiro, embora apresente algumas diferenças no desenho entre a cruz de malta usada pelo Vasco e aquela que representa a ordem militar.

Seu formato por vezes é associado à Cruz de Ferro, um símbolo utilizado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial. Mas a cruz de malta não é, e nunca foi um símbolo nazista. A cruz de ferro é uma condecoração militar criada no Reino da Prússia no começo do século XIX. É uma condecoração exclusiva em tempos de guerra, e foi usada pelo Terceiro Reich como reconhecimento de bravura e liderança no campo de batalha. 

Durante o período nazista na Alemanha, a Cruz de Ferro levava uma suástica no centro. Depois de proibidos os símbolos nazistas, a suástica cravada na cruz foi substituída por um ramo de folhas de carvalho.

Saiba mais sobre o significado da suástica.

A cruz de malta é também o símbolo místico do Conde de Saint Germain. De acordo com a organização Sociedade Teosófica, Saint Germain é figura histórica intitulada como 'mestre ascenso do sétimo raio' e quem emana a chama violeta, a força espiritual mais forte do planeta.

A Cruz-de-Malta é uma planta aquática de nome científico Ludwigia Sedoides. Encontra-se a cruz-de-malta em lagos ou lugares com pouca correnteza. Ela é famosa por sua beleza, por suas folhas montarem um mosaico de cores entre o verde e o vermelho.

Cruz de malta como símbolo do Vasco da Gama

Camisa do Vasco da GamaA cruz vermelha que estampa o escudo do do Clube de Regatas Vasco da Gama pode também ser chamada de cruz de malta, sem ocorrer em um erro histórico. Isto porque ela remonta à cruz pátea utilizada pelas ordens militares cristãs na época dos descobrimentos, momento anterior à Ordem de Malta estabelecer a cruz com as pontas em V como símbolo oficial.

A relação com Portugal da cruz de malta, e consequentemente com o Vasco da Gama, se dá em função do Priorado do Crato, propriedade da Ordem de Malta e que exercia força política no território português desde o século XIV. 

Ao longo das décadas, e dos diferentes uniformes e escudos que o time de futebol Vasco da Gama já usou, encontram-se cruzes de diferentes espessuras, muitas bem parecidas com a Cruz da Ordem de Cristo, um dos símbolos de Portugal. Mas a Cruz da Ordem de Cristo tem outra cruz de linhas retas em branco por dentro da cruz vermelha, enquanto a cruz de malta é preenchida toda na mesma cor.

Cruz de malta e a ordem de malta

A Ordem de Malta, ou pelo seu nome completo Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, é uma ordem de cavaleiros templários com origem em 1099. Eles prestavam serviços hospitalares, cuidando de feridos nas guerras, assim como garantiam militarmente a expansão do cristianismo. Foram uma das organizações mais poderosas da região mediterrânica na época.

Cruz PáteaNa época das Cruzadas, as ordens de cavaleiros cristãos usavam como símbolo a cruz pátea. As cruzes páteas formaram uma categorias de cruzes de diferentes espessuras, mas que tinham como característica as pontas com largura mais ampla do que o centro das hastes. As cores variavam conforme a atividade. Os cavaleiros templários ostentavam uma cruz pátea vermelha em fundo prateado durante as Cruzadas.

A cruz de malta é classificada como uma cruz pátea, embora na Idade Moderna apresente um formato um pouco diferente daquele usado pelos Templários. Desde o século XVI, o símbolo oficial da Ordem de Malta passou a ser uma cruz com as pontas em V, normalmente exibida em prata com fundo preto.

Saiba mais sobre o significado do símbolo da cruz.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …