Pular para o conteúdo principal

Significado de Generosidade

O que significa Generosidade


Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.

Também é sinal de abundância, de alguma coisa em grande quantidade. Como uma porção de comida bem servida, como na frase 'o chef serviu com generosidade o molho'. 

É igualmente usado para falar de talentos, como sinônimo de prodigialidade: 'ela cantava com generosidade na voz'.

Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade, compaixão.

O contrário da generosidade, ou seja o antônimo da palavra, seria a avareza, ou ainda mesquinhez, ganância, egoísmo, e miséria.

Em inglês, generosidade é generosity.

Em sua etimologia, a palavra generosidade vem do latim gens, que por sua vez tem fonte indo-europeia no termo gen, que significa gerar ou fazer nascer. As palavras iniciadas por gen em português remetem a esta ideia, como em gênese ou genitor. 

A palavra gente amplia o sentido para família ou clã, e generoso teria vindo desta raiz, significando 'aquele que teve bom nascimento'. Ao que no português moderno, a palavra generoso acabou encontrando o sentido daquele que reparte nobremente.

O conceito de generosidade não corresponde apenas ao compartilhamento de bens materiais, a dividir coisas. Pode-se ter generosidade em ações, ao compartilhar conhecimento, ao repartir o reconhecimento e as vitórias com todos aqueles que ajudaram na trajetória.

A falta de generosidade leva a ser mesquinho, egoísta, a não compartilhar, e gera isolamento.

Para filósofos e psicólogos, a generosidade faz parte do conjunto das virtudes humanas básicas, junto com a benevolência e a paciência, entre outras.

Saiba mais sobre o significado das Virtudes Humanas.

Estudiosos do comportamento animal também afirmam que a generosidade faz parte do espectro de virtudes destes seres. Mesmo sendo um traço de personalidade complexo, a generosidade foi comprovada entre um grupo de Chimpanzés. E informalmente, registrada por cuidadores de animais domésticas cotidianamente, tanto entre animais como em relação a humanos.

O que é ser generoso?

O desenvolvimento da generosidade deve ser acompanhando de outras virtudes, como a gratidão, e cultivado desde a infância.
Passa pela educação das crianças e adolescentes, ao não tomarem atitudes egoístas, aprenderem a dividir as coisas com os colegas, e mais do que isso, a serem generosos em relação aos sentimentos.

Na Bíblia, a generosidade é tratada como uma característica de Deus e dos homens. Deus é generoso pois dá ao homem mais do que merece receber, em forma de dádivas como a saúde, por exemplo. Ao que o homem deve ser grato e igualmente generoso com seus iguais, principalmente com os mais necessitados.

Em Provérbios 22:9, a generosidade é citada como benção:

'Quem é generoso será abençoado,
pois reparte o seu pão com o pobre'. 

Entre alguns exemplos de generosidade podemos tomar atitudes simples, como ceder o lugar no ônibus para uma pessoa mais velha, ou que pareça não estar em condições de ficar de pé (como alguém segurando muitas sacolas, por exemplo). 

A generosidade também pode estar no ambiente escolar e de trabalho: ao ver que um colega está passando por dificuldades na finalização de um raciocínio ou de um trabalho, pode-se oferecer ajuda para que ele possa concluir sua tarefa. Mas sem roubar o protagonismo da ação, ou seja, sem que leve os créditos pelo colega.

Em casa, uma forma de exercer a generosidade pode ser o simples ato de fazer o café antes mesmo que o outro membro da família, como a mãe por exemplo, comece a fazê-lo. É deixar a fatia maior do bolo para o irmão que gosta mais daquele doce. É tomar um banho rápido, pois sabe que a sua irmã precisa usar o banheiro por mais tempo e não pode atrasar-se.

Dos pequenos atos de generosidade, até os mais óbvios que envolvam doação de grandes quantias de dinheiro, todos são válidos e desenvolvem as virtudes humanas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados