Pular para o conteúdo principal

Significado de Fibra óptica

O que significa Fibra óptica


Fibra ópticaA fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. São cabos feitos de material transparente e reflexivo, e podem ser tão finos quanto o cabelo humano.

Nestes filamentos de fibra óptica, a luz é refletida e viaja a velocidades muito maiores do que a transmissão de energia por fios de cobre, por exemplo.

Este tipo de fibra é utilizada principalmente por companhias de telecomunicações, devido ao seu alto grau de segurança na entrega da informação. A tecnologia que proporciona o uso da fibra óptica é essencial para a expansão das tecnologias digitais, permitindo uma comunicação ininterrupta e rápida de sinais e dados, seja por voz ou vídeo.

As fibras ópticas são formadas por um núcleo de material transparente, que forma o espelho que irá refletir a luz e permitir a transmissão da informação. Esse núcleo é geralmente composto por um fio de vidro absolutamente puro, em perfeitas condições de reflexão da luz. É a partir desta reflexão que os dados são transmitidos, quando uma fonte de luz emite um feixe em uma ponta, que deve alcançar a outra.

Mas também existem cabos de fibra óptica feitos de outros materiais transparentes, como o plástico. Mas por não serem de composição tão pura quanto o vidro, a transmissão fica prejudicada e percorre um caminho mais curto.

Os sinais elétricos a serem transmitidos pela fibra óptica são emitidos a partir de uma fonte de laser ou LED, e devem ser convertidos em pulsos de luz por aparelhos especiais para esta tarefa. Estes pulsos de luz comunicam-se através das fibras ópticas por valores binários, os bits, que correspondem aos dados transmitidos.

Entre os seus usos estão a transmissão de dados nas telecomunicações, e já chega às casas por meio de serviços de internet providos por cabos de fibra óptica. Também tem usos médicos, na criação de equipamentos como o endoscópio que servem para a realização de exames menos invasivos e com maior precisão do diagnóstico.

Vantagens e desvantagens da fibra óptica

As vantagens da fibra óptica são muitas, mas a expansão do seu uso em substituição aos fios de metal encontra resistência no preço, pois o processo para a fabricação da fibra ainda é muito dispendioso.

Em relação aos fios de metal, a fibra óptica oferece vantagem por usar na sua fabricação matérias-primas mais abundantes que o metal. Os cabos com núcleo de vidro também não sofrem com as interferências das ondas eletromagnéticas, assim como não oxidam ou corroem de acordo com o ambiente em que estão.

Fibras ópticas monomodo e multimodo

Existem dois tipos de cabos de fibra óptica: monomodo e multimodo.

O cabo monomodo é o mais recomendado para transmitir dados a grandes distâncias. Ele tem um diâmetro maior e em seu interior a luz é refletida de maneira mais eficiente, mas só funciona emitindo um sinal de luz por vez.

Já o cabo multimodo é mais comum, utilizado principalmente a curtas distâncias. Isto pois é mais barato e mais fácil de instalar, mas não tem o mesmo desempenho em grandes distâncias, perdendo informação.

Fibra ótica ou fibra óptica?

As duas formas, fibra ótica ou fibra óptica, estão corretas em português, com o mesmo significado. De acordo com o Novo Acordo da Língua Portuguesa, a letra P que não é pronunciada em uma palavra deve ser suprimida da sua escrita. Portanto, a forma como fala-se a palavra passou a determinar sua redação.

Mas de acordo com alguns especialistas, a palavra óptica seria o mais correto por sua origem no grego, demarcando àquilo que é relativo à visão. 

Na física, o conceito de óptica é o ramo dedicado ao estudo dos fenômenos de produção, transmissão e radiação da luz. E portanto a fibra baseada no princípio da refração da luz seria fibra óptica. Enquanto que ótica tem origem em outro termo grego, mas em referência ao ouvido e à audição. Porém as duas formas são aceitas.

Saiba mais sobre o significado de óptica.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados