O que significa Abóbada
Abóbada é uma estrutura arquitetônica de cobertura curvada.
Um teto abobadado é a parte superior de um prédio feito de maneira esférica. Uma cúpula também tem o formato de abóboda, com a diferença que a palavra cúpula é usada para fazer referência ao ponto mais alto de uma construção, o cume do edifício.
A etimologia da palavra abóbada remonta à palavra em latim volvita, que significa revirado ou curvado. A raiz do termo está no verbo latino volvere, que é rolar ou fazer girar.
Em inglês, abóbada é vault.
Há indícios de que as primeiras abóbadas teriam sido edificadas durante o período neolítico, em 6000 a.C., na região da América do sul onde hoje está o Chile.
O Império Romano aprimorou essas construções esféricas, espalhando-as por toda a Europa e Oriente Médio na época, principalmente na construção de termas. Na Idade Média, a Igreja Católica faz uso de tetos abobadados para suas igrejas por todo o mundo, principalmente no período de influência da Arquitetura Gótica.
Saiba mais sobre o significado de Gótico.
Abóbada Celeste
Abóbada celeste é uma expressão que corresponde ao espaço do céu que enxerga-se da terra, também chamado de firmamento. É um conceito da astronomia que usa dos cálculos da trigonometria esférica para o estudo dos astros.
O teto de um templo maçônico também é chamado de abóbada celeste. Isto porque a ritualística da Maçonaria requer que o local onde são realizados os ritos tenha teto abobadado, pintado de azul com reproduções de estrelas, para parecer o firmamento.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário