O que significa Conurbação
Conurbação é o fenômeno urbano da unificação de duas ou mais cidades que, devido ao seu crescimento geográfico, fundem-se umas às outras. O processo de conurbação é um dos responsáveis pela formação das regiões metropolitanas.
Quando ocorre a conurbação entre várias cidades, englobando mais do que uma área metropolitana, por exemplo, formam-se as chamadas megalópoles, regiões que estão interligadas como se pertencessem a uma única megacidade.
Nos estudos geográficos, a conurbação surgiu nos primeiros anos do século XX, quando o processo de urbanização das cidades começou a se intensificar em todo o mundo. A partir de então, com o crescimento constante das cidades, os municípios próximos começaram a se encontrar uns com os outros, fazendo com que as suas fronteiras fossem mescladas e os seus núcleos urbanos integrados.
As cidades que formam esta “malha urbana” são codependentes, sendo que normalmente as pessoas optam por morar nas cidades-satélites e trabalhar na cidade-sede (metrópole).
Ver também: significado de Região metropolitana.
Conurbação no Brasil
O fenômeno da conurbação é visível em quase todos os grandes centros urbanos brasileiros. A cidade de São Paulo e os municípios vizinhos, por exemplo, sofreram conurbação e unificaram-se, formando a megalópole conhecida por Grande São Paulo.
A conurbação no Brasil é considerado um processo tardio, sendo que as primeiras cidades sofreram com este fenômeno apenas a partir da década de 1950 e 1970, como o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.
Ver também: significado de Metrópole.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário