O que significa Gentrificação
Gentrificação é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.
O fenômeno decorre da revitalização urbana, em que espaços até então abandonados passam a ser vistos com potencial por determinados grupos sociais e econômicos. Isto faz com que faz haja aumento do custo de vida no bairro, e por consequência, afaste seus moradores tradicionais.
Por exemplo, o centro histórico de uma cidade estava em fase de degradação, com prédios abandonados e poucos habitantes, a maior parte de baixa renda que moram ali há muitos anos e pagam um aluguel baixo. Por motivos turísticos, ou até mesmo investimento dos governos locais, começa um processo de revitalização dos espaços e o bairro se valoriza, atraindo turistas e moradores com renda mais alta. Sobem os alugueis, o comércio local se torna mais caro, e os antigos moradores já não têm mais condições financeiras de ficarem ali.
A palavra gentrificação vem do inglês gentrification. O termo inglês, por sua vez, é proveniente de genterise, do francês antigo, que remete àquele que tem origem gentil, nobre, com significado semelhante à palavra fidalgo em português.
Do ponto de vista crítico, a gentrificação pode ser um formato de segregação urbana, ao 'expulsar' de regiões tradicionais seus moradores. E por uma perspectiva favorável, a gentrificação é entendida como parte da revitalização urbana, fenômeno ligado ao período pós-industrial na sociedade ocidental.
Exemplos de Gentrificação no Brasil
Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram responsáveis por determinados processos de gentrificação em diversas capitais brasileiras.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, as obras para as Olimpíadas de 2016 removeram diversas comunidades na Zona Oeste da cidade, afetando milhares de famílias. Para que fosse feita a construção do Parque Olímpico, e outras obras de infraestrutura na região, os grupos foram transferidos para outras regiões da cidade com conjuntos habitacionais destinados à estas remoções.
Outro exemplo no Rio de Janeiro é a favela do Vidigal. Um dos pontos mais nobres da cidade, devido à sua localização e vista (fica ao lado do Leblon e ao lado do Morro Dois Irmãos), depois da pacificação em 2012 rapidamente o metro quadrado no Vidigal se valorizou.
Muitos moradores aproveitam para ganhar dinheiro com a chegada dos turistas e das elites que constroem casas de luxo no local, enquanto outros tiveram que se mudar para áreas periféricas devido ao aumento dos alugueis.
São Paulo
A Zona Leste de São Paulo foi uma das que mais teve a influência da gentrificação, com a construção da Arena Corinthians e consequente valorização da região. Os bairros que eram tipicamente de baixa renda, e já afastados do centro da cidade, tiveram seus alugueis elevados e muitos grupos sociais tiveram que ser removidos.
No Centro da cidade de São Paulo também ocorre a gentrificação, em lugares até então perigosos como a Praça da Sé ou a Praça da República, e que hoje exibem prédios revitalizados e negócios que atraem as elites. Um dos símbolos deste movimento atual no Centro de São Paulo é o Edifício Copan, que de prédio abandonado passou a interesse imobiliário.
Consequências da Gentrificação
- Afastamento dos comunidades de baixa renda para a periferia ou outras cidades da região metropolitana.
- Especulação imobiliária e inflação nos preços de imóveis e serviços no bairro.
- Valorização de espaços da cidade, com menos áreas abandonadas ou em situação de risco.
- Novos negócios para a cidade.
- Amplitude de características culturais, com a chegada de outros grupos.
- Mudança no perfil social dos moradores: saem as comunidades tradicionais entram elites ou turistas.
- Descaracterização dos bairros e perda de identidade local.
Veja também o significado de outro fenômeno de desenvolvimento urbano, a Conurbação.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário