O que significa Fibra óptica
A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. São cabos feitos de material transparente e reflexivo, e podem ser tão finos quanto o cabelo humano.
Nestes filamentos de fibra óptica, a luz é refletida e viaja a velocidades muito maiores do que a transmissão de energia por fios de cobre, por exemplo.
Este tipo de fibra é utilizada principalmente por companhias de telecomunicações, devido ao seu alto grau de segurança na entrega da informação. A tecnologia que proporciona o uso da fibra óptica é essencial para a expansão das tecnologias digitais, permitindo uma comunicação ininterrupta e rápida de sinais e dados, seja por voz ou vídeo.
As fibras ópticas são formadas por um núcleo de material transparente, que forma o espelho que irá refletir a luz e permitir a transmissão da informação. Esse núcleo é geralmente composto por um fio de vidro absolutamente puro, em perfeitas condições de reflexão da luz. É a partir desta reflexão que os dados são transmitidos, quando uma fonte de luz emite um feixe em uma ponta, que deve alcançar a outra.
Mas também existem cabos de fibra óptica feitos de outros materiais transparentes, como o plástico. Mas por não serem de composição tão pura quanto o vidro, a transmissão fica prejudicada e percorre um caminho mais curto.
Os sinais elétricos a serem transmitidos pela fibra óptica são emitidos a partir de uma fonte de laser ou LED, e devem ser convertidos em pulsos de luz por aparelhos especiais para esta tarefa. Estes pulsos de luz comunicam-se através das fibras ópticas por valores binários, os bits, que correspondem aos dados transmitidos.
Entre os seus usos estão a transmissão de dados nas telecomunicações, e já chega às casas por meio de serviços de internet providos por cabos de fibra óptica. Também tem usos médicos, na criação de equipamentos como o endoscópio que servem para a realização de exames menos invasivos e com maior precisão do diagnóstico.
Vantagens e desvantagens da fibra óptica
As vantagens da fibra óptica são muitas, mas a expansão do seu uso em substituição aos fios de metal encontra resistência no preço, pois o processo para a fabricação da fibra ainda é muito dispendioso.
Em relação aos fios de metal, a fibra óptica oferece vantagem por usar na sua fabricação matérias-primas mais abundantes que o metal. Os cabos com núcleo de vidro também não sofrem com as interferências das ondas eletromagnéticas, assim como não oxidam ou corroem de acordo com o ambiente em que estão.
Fibras ópticas monomodo e multimodo
Existem dois tipos de cabos de fibra óptica: monomodo e multimodo.
O cabo monomodo é o mais recomendado para transmitir dados a grandes distâncias. Ele tem um diâmetro maior e em seu interior a luz é refletida de maneira mais eficiente, mas só funciona emitindo um sinal de luz por vez.
Já o cabo multimodo é mais comum, utilizado principalmente a curtas distâncias. Isto pois é mais barato e mais fácil de instalar, mas não tem o mesmo desempenho em grandes distâncias, perdendo informação.
Fibra ótica ou fibra óptica?
As duas formas, fibra ótica ou fibra óptica, estão corretas em português, com o mesmo significado. De acordo com o Novo Acordo da Língua Portuguesa, a letra P que não é pronunciada em uma palavra deve ser suprimida da sua escrita. Portanto, a forma como fala-se a palavra passou a determinar sua redação.
Mas de acordo com alguns especialistas, a palavra óptica seria o mais correto por sua origem no grego, demarcando àquilo que é relativo à visão.
Na física, o conceito de óptica é o ramo dedicado ao estudo dos fenômenos de produção, transmissão e radiação da luz. E portanto a fibra baseada no princípio da refração da luz seria fibra óptica. Enquanto que ótica tem origem em outro termo grego, mas em referência ao ouvido e à audição. Porém as duas formas são aceitas.
Saiba mais sobre o significado de óptica.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário