Significado da Reengenharia
Reengenharia é um sistema estratégico de reestruturação organizacional e administrativa, com o objetivo de reformular as atividades de determinada empresa para que possa se tornar mais competitiva no mercado.
A ideia central da reengenharia é a “reinvenção” da organização, eliminando práticas e costumes que se tornaram obsoletos e, a partir de estudos e planos, adequar-se aos novos mecanismos de produção, novas atividades, processos e até mesmo novos produtos.
Essa estratégia foi desenvolvida pelos estadunidenses Michael Hammer e James Champy, ambos do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), em meados dos anos 1990.
A reengenharia costuma ser aplicada em três cenários distintos: quando a organização está enfrentando momentos de crise; quando não está em crise, mas deseja evitar prováveis problemas no futuro; ou quando deseja potencializar o seu desempenho, sem a necessidade de haver previsões de crises futuras.
Não importa a situação, o primeiro passo da reengenharia é o estudo e análise de todas as informações referentes a organização, ao processo ou a função que se deseja melhorar.
A reengenharia pode ser focada tanto no contexto organizacional, ou seja, em todos os aspectos da organização, como também direcionada para a reestruturação de um processo, cargo ou função específico.
Reengenharia e Downsizing
Alguns críticos relacionam a reengenharia ao downsizing, devido ao fato deste também envolver o corte de mão de obra dos funcionários como alternativa para evitar custos.
Normalmente, o downsizing é aplicado como uma estratégia de reestrutura organizacional em momentos de crise, focando-se na eliminação emergencial de custos.
Ver também: o significado de Downsizing e de Rightsizing.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário