3 Histórias heroicas e inspiradoras sobre o Holocausto
Apesar de haver histórias bastantes divulgadas sobre o Holocausto, estudadas por historiadores em todo o mundo, como é o caso de Anne Frank, há heróis pouco conhecidos, cujas histórias vale a pena conhecer.
Oskar Schindler, da realidade para o cinema
Oskar Schildler foi um empresário alemão que viveu entre 1908 e 1974. Schindler era espião e membro do Partido Nazi, mas que acabou por salvar mais de 1200 judeus da morte durante o Holocausto, empregando-os em suas fábricas de munições situadas na Polônia e República Tcheca. Schindler gastou toda a sua fortuna subornando os oficiais das SS para poupar os seus funcionários judeus das câmaras de gás e, após a guerra, já em bancarrota, foi ajudado financeiramente pelos judeus que salvou.

A história de Oskar Schindler deu origem a um livro e ao filme A Lista de Schindler, realizado por Steven Spielberg e vencedor de 7 Oscars.
Eugene Lazowski, o médico que inventou doentes
Eugene Lazowski foi um membro da Cruz Vermelha na Polônia no período do Holocausto. Morando perto de um gueto de judeus em Rozwadow, o Dr. Lazowski tratou muitos doentes às escondidas durante a noite. Mas o médico polaco teve uma ideia para salvar os seus compatriotas judeus, convencendo o exército nazi de que Rozwadow estava afetado por uma epidemia de tifo, assustando os oficiais alemães, que colocaram a região em quarentena. Lazowski conseguiu, desta forma, salvar cerca de 8000 conterrâneos de serem enviados para campos de concentração.
Nicholas Winton, o herói desconhecido
Nicholas Winton foi um herói britânico que viveu entre 1909 e 2015. Winton planeou e organizou o resgate de 669 crianças judias da antiga Tchecoslováquia antes delas serem enviadas para campos de concentração nazistas em 1939. Nesta operação, Winton conseguiu encontrar casa para estas crianças e planejou o seu transporte de forma segura para a Grã Bretanha. A sua história foi mantida em segredo durante 40 anos, até que sua esposa encontrou um álbum antigo, fotos e documentos que revelaram o seu segredo. Winton é muitas vezes referido como o Schindler britânico.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é comemorado anualmente em 27 de janeiro, pois em 1945 foi neste dia que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, considerado o mais importante campo de concentração do regime nazista.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário