Pular para o conteúdo principal

3 Histórias heroicas e inspiradoras sobre o Holocausto

3 Histórias heroicas e inspiradoras sobre o Holocausto


Apesar de haver histórias bastantes divulgadas sobre o Holocausto, estudadas por historiadores em todo o mundo, como é o caso de Anne Frank, há heróis pouco conhecidos, cujas histórias vale a pena conhecer.

Oskar Schindler, da realidade para o cinema

Oskar Schildler foi um empresário alemão que viveu entre 1908 e 1974. Schindler era espião e membro do Partido Nazi, mas que acabou por salvar mais de 1200 judeus da morte durante o Holocausto, empregando-os em suas fábricas de munições situadas na Polônia e República Tcheca. Schindler gastou toda a sua fortuna subornando os oficiais das SS para poupar os seus funcionários judeus das câmaras de gás e, após a guerra, já em bancarrota, foi ajudado financeiramente pelos judeus que salvou.

oskar schindler

A história de Oskar Schindler deu origem a um livro e ao filme A Lista de Schindler, realizado por Steven Spielberg e vencedor de 7 Oscars.

Eugene Lazowski, o médico que inventou doentes

Eugene Lazowski foi um membro da Cruz Vermelha na Polônia no período do Holocausto. Morando perto de um gueto de judeus em Rozwadow, o Dr. Lazowski tratou muitos doentes às escondidas durante a noite. Mas o médico polaco teve uma ideia para salvar os seus compatriotas judeus, convencendo o exército nazi de que Rozwadow estava afetado por uma epidemia de tifo, assustando os oficiais alemães, que colocaram a região em quarentena. Lazowski conseguiu, desta forma, salvar cerca de 8000 conterrâneos de serem enviados para campos de concentração.

Nicholas Winton, o herói desconhecido

Nicholas Winton foi um herói britânico que viveu entre 1909 e 2015. Winton planeou e organizou o resgate de 669 crianças judias da antiga Tchecoslováquia antes delas serem enviadas para campos de concentração nazistas em 1939. Nesta operação, Winton conseguiu encontrar casa para estas crianças e planejou o seu transporte de forma segura para a Grã Bretanha. A sua história foi mantida em segredo durante 40 anos, até que sua esposa encontrou um álbum antigo, fotos e documentos que revelaram o seu segredo. Winton é muitas vezes referido como o Schindler britânico.

auschwitz, holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é comemorado anualmente em 27 de janeiro, pois em 1945 foi neste dia que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, considerado o mais importante campo de concentração do regime nazista.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …